LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google Chrome 94 é liberado com detecção de inatividade controversa e melhor desempenho gráfico

21 de setembro de 2021 2

Atualização (21/09/2021) por LL

O Chrome 94 deve ser disponibilizado hoje com novidades controversas. A nova versão do navegador deve oferecer ainda mais sinais aos desenvolvedores para entender quando um usuário está inativo. A notificação agora será acionada para sinais gerais, como a interação com outros aplicativos, em vez de apenas a janela atual do navegador.

Embora a reação dos desenvolvedores web tenha sido obviamente positiva, outros navegadores como o Mozilla baniram a API e afirmaram se tratar de uma "oportunidade para o capitalismo de vigilância", pontuando que um site malicioso poderia utilizá-la para maximizar os recursos computacionais do dispositivo sem o consentimento do usuário.

Outras novidades introduzida no Chrome 94 incluem, além de melhor desempenho gráfico com suporte ao Apple Metal na API WebGPU, a VirtualKeyboard API para dar mais controle aos desenvolvedores e suporte a WebCodecs API de baixo desempenho, algo que deve melhorar a performance de certas aplicações como streaming de jogos.


O Chrome 94 também incluirá uma agenda API nativa que permitirá aos desenvolvedores marcarem tarefas com três níveis de prioridade: bloqueio do usuário, visível pelo usuário e plano de fundo. O navegador permite ainda um Controlador de Tarefas que pode ser usado para alterar dinamicamente essas prioridades ou cancelar uma tarefa completamente.

Além disso, o Chrome 94 está obtendo um perfil de amostragem para medir o tempo de execução JavaScript e problemas de desempenho de depuração e oferecerá APIs para manipular a saída de mídia bruta da câmera, microfone ou captura de tela. A ideia é facilitar as aplicações de aprendizagem da máquina.

Por fim, o AppCache foi removido do Chrome 94 e o Google agora incentiva os desenvolvedores a utilizarem o Service Workers. Outras mudanças incluem nova política de recursos de captura de display, mais espaços de cor em tela 2D, limpeza de API que foi usada pelo Flash, propriedade CSS para mais controle sobre interação de layouts com barras de rolagem e melhorias na interoperabilidade das transformações CSS 3D.

Espera-se que o Chrome 94 seja lançado ainda hoje. O próximo é o Chrome 95, que está atualmente no canal Beta com um lançamento estável esperado em 19 de outubro. Tudo segue de acordo com o novo ciclo de lançamento do Google, que libera atualizações estáveis do Chrome a cada quatro semanas.

Você utiliza o Google Chrome? O que achou dessas novidades?

Após o lançamento do Google Chrome 93 Beta, o público já pode esperar mais novidades atrativas no navegador mais utilizado do mundo. A nova versão de testes deve seguir o rival Microsoft Edge e adicionar melhorias na experiência de uso na distribuição para macOS.

A big tech disponibilizou a versão 94 Beta nesta terça-feira (31) com uma atualização na WebGPU, que traz as capacidades de processamento do hardware gráfico para as renderizações na web, agora, com suporte ao Apple Metal.


O Metal é uma API desenvolvida pela Apple e apresentada em 2014. O componente utiliza a GPU da plataforma para oferecer ganhos de 40% em performance gráfica (em comparação ao OpenGL) durante a navegação na internet.

Além desse motor, a WebGPU também suporta o Vulkan e o Direct3D da Microsoft, que possibilita as renderizações do navegador com base na unidade gráfica, mas de acordo com as projeções do Google, as funcionalidades podem demorar a chegar em build estável.

Assim, com a versão prévia do Chrome 94, usuários testadores no Android, Linux, Mac e Windows terão acesso às primeiras impressões da nova API WebGPU. Espera-se que o recurso seja lançado em versão estável no Chrome 99, prevista para janeiro de 2022.

Da mesma maneira, a Apple demonstra o funcionamento da API Metal em sua distribuição Safari Technology Preview, e assim como o Google, deve oficializar o suporte do recurso no Safari em 2022, prometendo reduzir as cargas de trabalho no processador e otimizar o desempenho geral dos dispositivos.

Você é usuário do Google Chrome? Como está sua experiência com o browser? Comente!

Chrome

Desenvolvedor: Google LLC

Grátis

Tamanho: Variável


2

Comentários

Google Chrome 94 é liberado com detecção de inatividade controversa e melhor desempenho gráfico
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas