LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 12: Google disponibilizará motor de temas "monet" do Material You para todos no futuro

22 de setembro de 2021 5

Um dos grandes destaques do Android 12 é o motor de temas do Material You chamado de "monet", que é capaz de extrair a cor predominante para customizar o sistema operacional e seus aplicativos com ela. Entretanto, este recurso não estará disponível para todos os fabricantes o utilizarem em suas interfaces, mas hoje evidências sugerem que o seu código deve ser aberto em breve pelo Google.

A possibilidade foi apontada pelo usuário kdrag0n no Twitter, um desenvolvedor que criou um gerador de temas similar ao monet para que outros desenvolvedores possam incluir a funcionalidade em suas ROMs. O desenvolvedor afirma que o núcleo do monet já teve código aberto, mas o algoritmo que filtra e faz o pós-processamento das cores no AOSP tem uma estrutura muito similar a solução apresentada pelo Google.

Dessa forma, somente falta ao Google tornar o código do algoritmo que gera a paleta de cores aberto para que ele possa ser disponibilizado para todos.

Material You no Android 12

Além disso, fontes já indicaram que o Google adicionou uma mudança ao código sob o nome "adicionar monet ao AOSP". Esta mudança somente havia sido implantada no Android 13 AOSP de codinome "Tiramitsu", mas agora ele está incluso no Android 12-sv2 que é utilizado em testes internos e já tem uma nova API, além de ser intitulado como Android 12.1.

Confira abaixo algumas capturas de tela mostrando o monet no Android 12.1:

Dessa forma, podemos entender que desenvolvedores e fabricantes que optem por utilizar a versão menos modificada do Android 12.1 devem contar com temas baseados no monet. Além disso, também é possível que fabricantes como Xiaomi, Samsung e Oppo levem a novidade para seus sistemas customizados como a MIUI, One UI e ColorOS.

Vale dizer ainda que o Google não confirmou quando o Android 12.1 deve ser lançado, então é possível que essa novidade apareça somente em 2022 em alguns sistemas de algumas fabricantes.

Saiba mais


5

Comentários

Android 12: Google disponibilizará motor de temas "monet" do Material You para todos no futuro
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas