LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 12: Google disponibilizará motor de temas "monet" do Material You para todos no futuro

22 de setembro de 2021 9

Um dos grandes destaques do Android 12 é o motor de temas do Material You chamado de "monet", que é capaz de extrair a cor predominante para customizar o sistema operacional e seus aplicativos com ela. Entretanto, este recurso não estará disponível para todos os fabricantes o utilizarem em suas interfaces, mas hoje evidências sugerem que o seu código deve ser aberto em breve pelo Google.

A possibilidade foi apontada pelo usuário kdrag0n no Twitter, um desenvolvedor que criou um gerador de temas similar ao monet para que outros desenvolvedores possam incluir a funcionalidade em suas ROMs. O desenvolvedor afirma que o núcleo do monet já teve código aberto, mas o algoritmo que filtra e faz o pós-processamento das cores no AOSP tem uma estrutura muito similar a solução apresentada pelo Google.

Dessa forma, somente falta ao Google tornar o código do algoritmo que gera a paleta de cores aberto para que ele possa ser disponibilizado para todos.

Material You no Android 12

Além disso, fontes já indicaram que o Google adicionou uma mudança ao código sob o nome "adicionar monet ao AOSP". Esta mudança somente havia sido implantada no Android 13 AOSP de codinome "Tiramitsu", mas agora ele está incluso no Android 12-sv2 que é utilizado em testes internos e já tem uma nova API, além de ser intitulado como Android 12.1.

Confira abaixo algumas capturas de tela mostrando o monet no Android 12.1:

Dessa forma, podemos entender que desenvolvedores e fabricantes que optem por utilizar a versão menos modificada do Android 12.1 devem contar com temas baseados no monet. Além disso, também é possível que fabricantes como Xiaomi, Samsung e Oppo levem a novidade para seus sistemas customizados como a MIUI, One UI e ColorOS.

Vale dizer ainda que o Google não confirmou quando o Android 12.1 deve ser lançado, então é possível que essa novidade apareça somente em 2022 em alguns sistemas de algumas fabricantes.

Saiba mais


9

Comentários

Android 12: Google disponibilizará motor de temas "monet" do Material You para todos no futuro
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista