LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pixel 6 e 6 Pro ganham suporte ao ARCore e ProtonAOSP, além de kernel personalizado

02 de dezembro de 2021 0

Atualização (02/12/2021) por LL

Os novos celulares topo de linha do Google, Pixel 6 e 6 Pro, acabam de ganhar suporte ao ARCore junto com outros 30 modelos de smartphone, como Motorola Moto G50 e Xiaomi 11T. Com a tecnologia adicionada, os dispositivos podem utilizar de forma adequada recursos de realidade aumentada como o Live View no Google Maps e a biblioteca 3D Animal da seção de buscas do Google.

Recentemente, os dispositivos Pixel 6 e 6 Pro ganharam seu primeiro kernel personalizado — apenas alguns dias após o Google liberar as imagens de fábrica e os códigos kernel dos aparelhos.

Além disso, os usuários dos celulares mais novos do Google já têm sua primeira ROM oficial baseada no Android 12, criada pela comunidade ProtonAOSP — uma referência no ramo de ROMs modificadas por focar principalmente em desempenho e eficiência.

A linha Google Pixel 6 agora tem suporte oficial ao ARCore.

O Pixel 6 e 6 Pro ganharam na última sexta-feira (26) a primeira ROM oficial baseada no Android 12 e compatível com a nova geração de smartphones do Google. A modificação foi criada pela comunidade ProtonAOSP, que é referência no segmento de ROMs modificadas e se destaca por exibir alterações visuais mínimas no sistema e focar principalmente em desempenho e consumo mais eficiente de recursos do aparelho.

Essa versão estava sendo testada desde o dia 15 de novembro, porém foi liberada pelos desenvolvedores apenas nesta semana. O atraso que pode ser reflexo da dificuldade encontrada pela equipe em trabalhar sobre o recém-lançado processador Tensor, que é o primeiro criado pelo Google.

Android 12 rodando sob a interface ProtonAOSP. (Foto: Reprodução).

De acordo com Danny Lin — popularmente conhecido pelo codinome 'kdragon' — a versão 12.1.0 da ROM inclui suporte nativo aos Pixel 6 e adiciona algumas melhorias nos aparelhos, corrigindo, inclusive, bugs reportados pelos usuários.

Changelog:

  • Pixel 6 / Pro: efeitos de desfoque desativados (reduz o uso de energia da GPU em 86% em alguns casos)
  • Pixel 6 / Pro: Adicionado suporte para sensor de impressão digital sob exibição
  • Pixel 6 / Pro: velocidade de desbloqueio de impressão digital aprimorada em 50 milissegundos
  • Pixel 6 / Pro: conectividade adaptável adicionada e configurações de sensibilidade ao toque aumentadas
  • Pixel 6 / Pro: depuração de gerenciamento de memória desativada
  • Pixel 6 / Pro: melhor retenção de sinal Wi-Fi de 5 GHz
  • Pixel 6 / Pro: menor uso de memória em segundo plano
  • Pixel 6 Pro: transições de brilho suaves e suaves

Semanas após o Google liberar as imagens de fábrica e códigos de kernel dos Google Pixel 6 e 6 Pro agora já temos o primeiro kernel customizado para ambos os aparelhos. O kernel Kirisakura para Pixel 6 e 6 Pro foi criado pelo membro Freak07 do fórum XDA Developers com base no oficial.

Antes de tudo, é interessante explicar que o kernel é a parte central do sistema do aparelho, que é responsável por intermediar a comunicação do sistema operacional e o hardware, iniciando o SO quando você liga o smartphone. Então utilizar uma versão modificada pode trazer alguns benefícios interessantes.

O novo kernel personalizado para os Google Pixel 6 e 6 Pro ainda está em desenvolvimento na versão Preview, então é possível que seus usuários encontrem bugs.

A instalação somente pode ser feita via Fastboot devido à restrições impostas pelo próprio Google no design dos seus aparelhos via imagem genérica de kernel (GKI).


Dentre as melhorias inclusas no kernel personalizado para o Pixel 6 e 6 Pro é possível citar que ele é baseado nas versões mais recentes do Android 12, Linux-Stable-Upstream atualizado para versão 5.10.44, pois a versão padrão é a 5.10.43.

Ele ainda utiliza Controle de CongestionamentoBaseado em Congestionamento (BBR) em TCP, suporte para o protocolo TTL, além de incluir Gerador de Números Aleatórios Linux (LRNG).

Você pode acessar a página oficial do fórum do kernel personalizado pelo link abaixo, onde encontrará mais instruções de instalação para o kernel:

  • Kernel Kirisakura para Pixel 6 e 6 Pro - acessar

Vale dizer que instalar um kernel personalizado pode invalidar a garantia do seu aparelho e é um procedimento complexo, que só deve ser feito por pessoas experimentes, pois pode danificar permanentemente o seu celular. Então recomendamos que você faça um backup de todos os seus dados do dispositivo antes de realizar o procedimento.

Saiba mais

  • O Google Pixel 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Pixel 6 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

0

Comentários

Pixel 6 e 6 Pro ganham suporte ao ARCore e ProtonAOSP, além de kernel personalizado
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas