LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pixel 6 enfrenta teste de câmeras do DxOMark e resultado não impressiona

04 de janeiro de 2022 10

A linha Pixel sempre foi destaque por apresentar uma qualidade fotográfica superior aos seus concorrentes e liderar o segmento de câmeras apresentando avanços nos sensores e otimização no sistema, características adotadas pelo Google deste os primeiros lançamentos e que construíram a reputação dessa família de aparelhos no decorrer dos anos.

Apesar da ser o carro-chefe da empresa, o recém-lançado Pixel 6 aparenta não ter sido tão bem otimizado quanto a versão Pro ou gerações antecessoras, sendo relatado problemas no sistema operacional do telefone, bugs durante o uso e um conjunto de câmeras que não faz jus a fama do modelo.

Nesta semana a equipe técnica do portal DxOMark, site especializado em analisar smartphones, avaliou o Pixel 6 em diferentes situações de modo a determinar a qualidade das fotos capturadas através do telefone e identificar se o fabricante incluiu avanços ou se o dispositivo peca até mesmo em seu ponto forte.

Nos testes o telefone obteve 132 pontos e está fora das dez primeiras posições, no entanto o smartphone demonstrou ser versátil e se saiu bem em algumas avaliações.

Análise das câmeras

As imagens capturadas a partir do Pixel 6 exibem uma quantidade significativa de ruído, isto é, granulações na foto. Normalmente esse efeito acontece em ambientes com pouca luminosidade, porém neste modelo em questão foi identificado em diferentes cenários e condições de luz, problema que afeta a experiência de uso e diminui a resolução do conteúdo.

O efeito bokeh — desfoque de fundo realizado pelo sensor telefoto — é um dos principais destaques do smartphone, que consegue recortar com precisão o objeto ou pessoa que está sendo fotografado utilizando esse modo de captura e garante uma nitidez satisfatória de detalhes.

  • Sensor principal Samsung GN1 de 50 MP
  • Sensor grande-angular Sony IMX386 de 12 MP

O zoom do Pixel 6 também não é tão eficiente quanto deveria, visto que em imagens capturadas à distância o telefone perde muitos detalhes e os contornos não são tão bem definidos quanto em rivais. Essa limitação é percebida ao ampliar a imagem, que exibe uma notória perda na qualidade.

O contraste é eficiente e o celular consegue balancear todos os elementos do ambiente e exibir cores naturais, ponto que costuma ser uma das maiores dificuldades em fotos tiradas a partir de smartphones.


A equipe também avaliou a qualidade durante a gravação de vídeos, sendo identificado uma boa estabilização de imagem em todas as situações, ou seja, mesmo quando o usuário está se movimentando, registrando a maioria dos detalhes e mantendo uma visualização satisfatória em ambientes com luz natural.

Apesar das qualidades, o DxOMark relata que o balanço de branco sofre em alguma situações e a exposição é instável, problema que pode variar a quantidade de luz capturada pelo sensor e sobrepor outros elementos do vídeo. O desempenho do foco automático decai quando há pouca luminosidade.

Mesmo com suas limitações o smartphone do Google conseguiu se sair bem nos testes e apresentou resultados sólidos e eficientes, sendo uma das melhores opções nessa faixa de preço e se sobressaindo por trazer um pós-processamento aprimorado que consegue extrair o melhor dos sensores apesar das dificuldades.

Ficha técnica
74.8 x 158.6 x 8.9 mm
6.4 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação
  • Tela OLED de 6,4 polegadas e resolução FHD+
  • Taxa de 90 Hz e proteção Gorilla Glass Victus
  • Plataforma Google Tensor
  • GPU Mali-G78 MP20
  • 8 GB de memória RAM
  • 256 GB de armazenamento interno (sem suporte para microSD)
  • Câmera frontal de 8 MP f/2.2
  • Duas câmeras traseiras:
    • Lente principal com sensor de 50 MP
    • Lente ultrawide com sensor de 12 MP
  • 5G, NFC, UWB, áudio de alta definição Sony LDAC, Bluetooth 5.2, WiFi 6E, leitor de digitais sob a tela
  • Bateria de 4.614 mah e carregamento de 30W
  • Sistema operacional Android 12
  • Dimensões: 158.6 x 74.8 x 8.9 mm
  • Peso: 207g
Veja mais sobre Pixel 6

Esperava mais do Pixel 6? Conta pra gente, comente!

O Google Pixel 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

10

Comentários

Pixel 6 enfrenta teste de câmeras do DxOMark e resultado não impressiona
  • A nota de 144 em foto é muito elevada, está entra os melhores que custam o dobro dele.
    Para point-and-shoot é o melhor cxb do ano.

      • Todos os bugs não tiram o mérito do Pixel 6. Bugs de softwares que logo serão corrigidos. Um excelente aparelho na sua faixa de preço. Foram muito infelizes com esse título na matéria.

          • Não tiram, mas é um absurdo ele sair de fábrica com alguns problemas assim na câmera. Primeira coisa que a Google deveria ter visto. Tá fazendo escola a Samsung, pelo jeito.

              • Concordo com sua colocação. A Google que já "produzia" hardware e software era pra ter feito um trabalho de excelência já que o conjunto agora é praticamente 100% alinhado por eles. Como vc mesmo citou, provavelmente trouxeram o Tensor com os bugs da Samsung juntos.

                  • Poxa colocar a culpa e incompetência da Google tanto em software quanto em Hardware em uma fabricante terceira e estupidez, a Google testou antes de lançar, e surgiu desde seu lançamento muitos bug's e defeitos de construção do mesmo, a Google e a culpada pelo que acontece com o Pixel mais atual, e pode ser que a pressão de interna de ter que lança-lo sem corrigir os"tantos de bug's" que surgiram, ela já deveria saber sobre os problemas mas mesmo assim não adiou, eu creio foi isso que ocorreu, as pressas por pressão lançou esse smartphone.

                • Superou vários monstros como iPhone 12 Pro Max e iPhone 13 além de ter ficado só 5 pontos abaixo do iPhone 13 Pro Max, por exemplo, mesmo sem uma câmera telefoto e vocês tem coragem de dizer que não impressionou? Lamentável

                    • Achei bem ridículo também a colocação do tudo celular. Um aparelho de 599 dólares superando vários outros muito mais caros e tiveram essa ousadia de menosprezar o aparelho.

                      • Que viagem de título. O smartphone foi maravilhoso. Fraco no zoom, mas nos outros quesitos superou um iPhone 12 Pro Max e S21 Ultra, por exemplo.
                        Em fotografia, mesma pontuação de um 13 pro. Então%u2026

                        • Kkkkk mais um versão do PixelBug que decepciona.

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Windows

                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                            Economia e mercado

                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista