LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google anuncia mudança nos termos e removerá da Play Store apps de gravação de chamadas

10 de maio de 2022 4

O lançamento das três últimas gerações do Android revelaram fortes interesses do Google em limitar a quantidade de permissões sensíveis que podem ser coletados pelas desenvolvedoras, ação que aparentemente segue os passos da Apple adotando políticas de privacidade mais rígidas e prezando pela segurança dos dados.

Desta vez, a empresa anunciou que fará importantes mudanças nos termos da Play Store, loja de aplicativos presente no sistema operacional do Google. Segundo a companhia, apps que permitem gravar chamadas terão sua disponibilidade suspensa sendo impedidos de retornarem ao catálogo.

Em alguns casos, é possível encontrar gravadores de voz com mais de 100 milhões de downloads na loja e boa avaliação por parte dos usuários. Apesar da enorme popularidade desses serviços, a empresa deve descontinuá-los por representarem possíveis violações à privacidade de outras pessoas permitindo gravar o áudio sem o consentimento da outra parte.

De acordo com informações, a decisão começará a valer a partir de amanhã, quarta-feira (11). Apesar da grande mudança, não sabemos se a remoção desses aplicativos acontecerá de uma única vez ou de forma gradativa, mas é certo que a API de acessibilidade usada para o funcionamento será encerrada.


Embora o Google tenha apresentado essa forte investida contra apps gravadores, em algumas interfaces modificadas do sistema operacional Android — como a MIUI, da Xiaomi, ou One UI, da Samsung — é possível usar o gravador de chamadas nativo do aparelho para salvar o conteúdo de uma ligação.

Nesse caso, não sabemos se empresa anunciará imposições às marcas que seguirem oferecendo esse recurso para seus consumidores, sendo esperado que gravadores de chamadas caiam em desuso com o passar do tempo após a adoção das medidas restritivas.

"A API de Acessibilidade não foi projetada e não pode ser solicitada para gravação remota de áudio de chamadas", disse o Google.

Você usa algum aplicativo para gravar chamadas? Conta pra gente, comente!


4

Comentários

Google anuncia mudança nos termos e removerá da Play Store apps de gravação de chamadas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista