Google 09 Jun
Já não é de hoje que o Google Maps não é um simples aplicativo de localização e para cálculos de rotas. Já com diversos recursos integrados, agora a empresa também está adicionando a funcionalidade para que usuários chequem a qualidade do ar ao seu redor.
Agora é possível ativar uma nova camada que mostra pontos para verificar a qualidade do ar para que os usuários tomem decisões baseadas nisso em relação aos planos de passeio e outras atividades ao ar livre. O recurso foi apresentado pela primeira vez em 2021 e agora está amplamente disponível em muitos mercados, incluindo os EUA e a Índia.
Para verificar esses detalhes, os usuário deve tocar no ícone de camadas no Google Maps e ativar a camada de qualidade do ar. Ao entrar nesse modo, o Google Maps diminui o zoom para mostrar uma visão geral da qualidade do ar em uma área geográfica mais ampla. Você precisa aumentar o zoom para obter resultados mais específicos.
As estações de monitoramento da qualidade do ar próximas aparecem como bolinhas, que mostram a pontuação da qualidade do ar, identificada também por uma régua de cores. Ao tocar, informações adicionais aparecem, como quando os dados foram atualizadas.
Os dados são fornecidos por estações de monitoramento do governo, bem como de parceiros não regulatórios. No caso do primeiro, o Google Maps exibe os dados como estão, mas quando os dados vêm de outras estações de monitoramento, o Google faz as medições brutas do sensor e calcula uma média ponderada usando o algoritmo NowCast.
Nos EUA, os usuários também podem ver dados de qualidade do ar da PurpleAir em seus dispositivos Nest. Atualmente, no mecanismo de pesquisa do Google já é possível verificar a qualidade do ar ao pesquisar “qualidade do ar” seguido de uma cidade/local. A distribuição já começou a ser realizada pelo app para Android e iOS.
Comentários