LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

LineageOS 20 leva Android 13 para os Galaxy S7, S8 e Note 8

01 de setembro de 2022 39

Após a liberação da versão estável do Android 13, o Google colocou no ar o código-fonte do sistema aberto. Mas enquanto apenas algumas fabricantes conseguiram lançar suas novas interfaces para seus flagships, o mercado de ROMs personalizadas já começou a se mobilizar em direção a telefones antigos. É o caso do LineageOS, que chega em uma versão compatível do Android 13 para os antigos Galaxy S7, Galaxy S8 e o Galaxy Note 8.

Na versão inicial desse LineageOS 20, a ROM parece trazer ótima estabilidade, já com Wi-Fi, Bluetooth, leitor de impressão digital, som, câmeras, aceleração de hardware, no geral, funcionando bem. Como se trata de uma versão inicial, ainda é possível detectar alguns erros bem específicos.

LineageOS 20 leva Android 13 para celulares antigos (Imagens: XDA Developers/Reprodução)

A criptografia de armazenamento e alguns recursos relacionados à rede na linha Galaxy S7 estão desativados por ora. A câmera também está com problemas no Galaxy Note 8. Lembrando que o AOSP não funciona bem com a implementação proprietária de serviços LTE avançados da Samsung — com isso, chamadas VoLTE e Wi-Fi podem não ser utilizáveis.

Ainda assim, a ROM consegue no geral reproduzir a experiência do Android 13 em alguns telefones marcantes da Samsung. Você pode não apenas aproveitar todos os novos recursos do sistema, mas também obter atualizações de segurança regulares. Lembrando que a novidade vale apenas para as variantes globais com plataformas Exynos.

É necessário um bootloader desbloqueado e uma recuperação personalizada instalada no seu respectivo celular. É possível encontrar mais instruções e as ROMs de cada um dos aparelhos nos links abaixo:

Relembre!

  • O Samsung Galaxy Note 8 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S8 Plus está disponível na Carrefour por R$ 2.717.
  • O Samsung Galaxy S8 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S7 Edge ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
(atualizado em 02 de fevereiro de 2023, às 12:36)

39

Comentários

LineageOS 20 leva Android 13 para os Galaxy S7, S8 e Note 8
  • Não irei entrar no mérito de segurança do dispositivo. Mas hoje temos planos de seguro para smartphone que te indenizam em caso de roubo físico do dispositivo e também por realização de transações bancárias não autorizadas. A instituição bancária, antes de aprovar uma indenização do tipo que não foi realizada por meios violentos, eles solicitam o dispositivo por onde foi realizado a transação indevida para análise. Se você tiver qualquer programa pirateado no dispositivo, perde o direito para indenização. Se você tiver desabilitado todos os recursos de proteção ou os possui de forma pirata, perde a indenização. Se você estiver com uma ROM custom, perde a indenização.Então, eu pelo menos, não me arriscaria vincular meu app bancário a um dispositivo (seja ele smartphone, computador, smartwatch, etc) que foi modificado ou com programas piratas. Pois isso anulará automaticamente uma eventual indenização por um seguro de proteção que eu contrate para minhas finanças.Pra quem tem muita facilidade de receber empréstimos apenas pelo aplicativo, tem limite alto de PIX, de cartão de crédito, opera na bolsa. Isso é um risco que vale refletir se vale a pena.

      • Essas rom não oficial só presta para jogos, não entendo querer o Android mais atual se o antigo dar pra usar todos os aplicativos, besteira isso ai

          • Quando eu usei ROM constumizadas, não consegui usar app de bancos, em a Netflix aparecia pra baixar na Play Story.
            Usei no meu antigo S4 que roubaram.
            Bons tempos de Roms Constumizadas %uD83D%uDE01%uD83D%uDE01

              • Não sabem fazer o desbloqueio de bootloader, não sabem ver os gapps e a ROM para o aparelho, não sabem que não funcionam carregamento turbo, não sabem que não funciona compatibilidade dos produtos Samsung, não sabem que não funcionam alguns bancos e apps da play store, não sabem como fazer root, magisk e módulos , não sabem alterar a ROM, não sabem de nada e querem discutir ainda, querem aconselhar a usar após de bancos ? Sério , que bando de palhaços. Devem ter um real na conta. E para piorar nem investimentos tem resumindo um bando de leigos achando que é só colocar a custom ROM. Menos, menos aqui eu entendo praticamenete de tudo, falo com convicção custon ROM só para jogos. E fim de papo.

                • E para colocar um ponto final no assunto pic pay e c6 bank você não consegue instalar pelo simples fato de ser custom rom , e não me venha com root porque piora mais a situação ainda.

                    • Os caras obrigar você a instalar a rom ? Instalar quem quer, uso custom rom faz tempo e nunca tiver problemas!

                        • Mas de boa respeito vc não confiar em custom ROM, provavelmente vc e do tipo que não programa e tem pouco engajamento com o opensouce.
                          Mas no fim vc tá já usando algo que foi criado pela comunidade. Mesmo em roms de fabricante existem partes que foram criadas e modificadas por terceiros antes da OEM construir a ROM ( até a Apple usa)

                            • Você quer me convencer que posso colocar todas as minhas finanças em risco ? E não entendendo de programação sério ? Pic pay não funciona em custon rom. Para funcionar precisa fazer root, colocar magisk, que precisa de outro app para esconder o root já que o magisk não tem mais a opção hide. Daí baixar por meios duvidosos e instalar por fontes desconhecidas o aplicativo que vai burlar as seguranças impostas pelo pic pay e colocando todo o sistema vulneral mais uma vez, sem dizer que vários jogos e apps e Netflix não aparecem na play store. E mais uma vez sem root você não consegue alterar nada do sistema , vai ficar sem os bancos e sem os apps ? Vai apelar de novo para o root renomeando o sistema para que a play store reconheça ? Cara eu entendo tudo e sei como fazer e falo não é seguro para quem vai usar o telefone como ferramente bancária e finanças.

                                • e um cara que fica tentando turbinar uma merda de android tem dinheiro pra perder, finanças?? Quer usar celular como ferramenta bancária? adquiri um Apple. Segurança ali tem, e muita. Só precisa ter dinheiro e conta e cartão platinum em um banco de verdade. C6, me desculpe, é pra pobre.

                                    • to com custom ROM AOSP 12.1 lotada de customizações no meu MI 9 Lite, que inclusive ta um AVIÃO, root e o krl a 4 e usando o app do c6 tranquilo

                                        • Interessante, vc sabe o processo do magisk kk. Mas deixando a zueira de lado.
                                          ainda existem custom roms que passam pela safety Net sem root.( pixelexperience, crdroid, pixeos, evolutionX)
                                          Mas se vc preza tanto pela segurança/privacidade e meio estranho vc confiar em roms OEM.

                                            • Sabe que não passa pela safety Net, agora se quer o aparelho para jogar ok. Mais finanças não aconselho.

                                                • https://1drv.ms/f/s!AqyQW1E-n_TSndNw3G7Tx-zTa_67tQ

                                                  Tá aí o print da Netflix, Picpay, e a lista de apps do meu dispositivo kk. Querendo tô aceitando uns trocados kk.
                                                  se a pessoa só pegar só a custom ROM tende a ser mais seguro, mas com root fica mais vulnerável o sistema e o usuário tem que ter mais cuidado com o que instalar.
                                                  Mas se vc tiver cuidado e quiser ser 100% seguro vc mesmo irar compilar a ROM depois de ver o código fonte. Pois aí e o ápice da segurança kk

                                                • Que cara chato e não tem humildade diz que conhece tudo kkkkk,se vc não curte custom ROM problema seu,deixa o pessoal ser feliz.

                                              • Tô com uma custom ROM, e o Picpay tá funcionando normal e não uso root

                                              • Pessoal acha que revitaliza, mas na verdade isso não traz nenhum benefício própriamente dizendo. O que muda apenas são novidades do sistema, mais perde segurança, já que esses desenvolvedores não são confiáveis como os fabricantes. Simples fato do aparelho ter o bootloader desbloqueado já é um perigo. Ainda se esse fizer root e colocar apps de bancos etc. A verdade é que se você ainda usa um modelos desses é melhor comprar outro do que atualizar.

                                                  • Nem tanto, existem diversos fatores que podem influenciar na segurança de uma ROM, ser opensouce( com uma comunidade engajada para ficar de olho no código), patch segurança do Android e etc, mas ter o bootloader bloqueado não quer dizer que o aparelho necessariamente é menos seguro, pois se o usuário não efetuar o root, só aparelho só vai ser mais vulnerável a ataques físicos(com o hacker pegando o aparelho na mão).

                                                      • Você colocaria seus dados bancários em um sistema não confiável? Sua carteira de investimentos? Suas criptos? Eu não e não recomendo.

                                                          • Eu uso custom ROM desde CyanogenMod nunca tive problemas,o maior problema é o próprio usuário,custom ROM é vida,no mínimo vc deve ser aqueles tiozão que tem uns conhecimentos superficiais.

                                                              • A pergunta que faço a vc e o que seria não confiável, se vc souber programa e tiver paciência de olha o código fonte de uma ROM, ela vai ser até mais confiável que a ROM de fabricante. Pelo simples fato de vc poder tirar o que não quer do código antes de instalar a rom

                                                              • Esqueceu de tomar seu remédio de novo, né? O projeto LineageOS é OpenSource, o que significa que o código é aberto e milhões de desenvolvedores podem atestar sua segurança. Qualquer falha é prontamente identificada e resolvida. E outra, segurança quem faz é o usuário e não o sistema. Qualquer um pode clicar em um link suspeito no whatsapp e se infectar, não importa se o celular é novo ou atualizado.

                                                                  • Quem esqueceu foi você, além de burro é anta, desde quando um software de código aberto tem segurança? Se fosse assim as fabricantes dariam suporte para que eles fizem seus uldates. Mais o esperto acha que não tem problema e ainda fala de whatsapp. O Android só é seguro devido a Google e seus fabricantes. Qualquer rom modificada não passa apenas de um sistema e esse por ventura não é seguro.

                                                                      • Código aberto pode ser sim um sinônimo de segurança, contanto que haja uma comunidade para ficar controlando ele. Dizer que código proprietário e mais seguro e o mesmo que negar que vacina são eficazes.
                                                                        O Linux e uma grande prova da segurança do Opensouce, sendo que bancos e governo utilizam.

                                                                    Android

                                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                    Android

                                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                    Economia e mercado

                                                                    Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

                                                                    Asus

                                                                    ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços