
Windows 12 Dez
Lançado em 2016 com a proposta de ser um sistema operacional leve para notebooks com custo mais baixo (os Chromebooks), o Chrome OS evoluiu nos últimos anos e boa parte de suas limitações foram superadas com atualizações no decorrer do desenvolvimento e amadurecimento do OS.
Dentre os exemplos de melhorias vistas nas últimas versões do sistema operacional, tivemos a chegada do suporte a aplicativos tanto do Android quanto do Linux, a entrega de hardware mais robusto (algo necessário considerando os apps citados), a menor dependência da conexão constante e uma interface mais agradável e intuitiva.
Mas qual o melhor Chromebook para comprar? Qual Chromebook é bom para jogos? Qual Chromebook é bom para estudos? Separamos uma lista com as melhores opções disponíveis no Brasil atualmente, para que você saiba qual se adequa mais às suas necessidades.
Trazendo hardware básico, o Acer Chromebook C733 se destaca por trazer bons diferenciais relacionados a proteção contra acidentes, o que inclui a certificação militar MIL-STD-810G para proteger o notebook de derramamento de líquidos — derramamento, isto é, algo próximo a um copo d'água de 330 ml —, queda e exposição a peso.
Por falar em conjunto, falemos das configurações vistas aqui. O Acer Chromebook C733 conta com o processador Intel Celeron N4020 combinado com 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno eMMC, e uma tela HD de 11,6" com proporção padrão, ou seja, 16:9. A versão C733T traz o mesmo conjunto, mas com tela touchscreen, ou seja, sensível ao toque.
Ainda na linha de aparelhos focados na resistência temos o Samsung Chromebook 4, que foi testado usando oito padrões equivalentes ao MIL-STD-810G, tendo resistido, segundo a marca, a um teste de durabilidade separado em que foi jogado em uma placa de aço de uma altura de 50 cm.
A bateria embarcada no Samsung Chromebook 4 tem autonomia estimada pela marca de até 12,5h e o conjunto combina um Intel Celeron N4020, 4 GB de RAM e armazenamento de 64 GB, além de uma tela HD de 11,6" com proporção de 16:9. Está disponível também uma versão com Celeron N4000 e 32 GB de armazenamento, sendo bom ficar de olho na hora de comprar.
Projetado em especial para estudantes, o Lenovo Chromebook 100e aposta em trazer visual mais próximo de notebooks tradicionais, mas com reforço estrutural para aguentar a acidentes, o que inclui proteções de borracha, articulações e portas reforçadas, bem com as teclas fixadas mecanicamente.
Em hardware, temos aqui mais um notebook básico que integra o Intel Celeron N4500 ou AMD 3015CE, 4 GB de RAM LPDDR4 de 2400 MHz, 32 GB de armazenamento eMMC, bateria de 3 células 42 Wh com carregamento de 45 W e uma tela TN HD de 11,6".
E fechamos nossa lista com mais uma opção da Acer, que é a grande porta voz do Chrome OS no Brasil. O Chromebook C734, como você deve imaginar, é uma evolução do C733, trazendo chip Intel Celeron N4500 mais recente junto a 4 GB de RAM LPDDR4X e 32 GB de armazenamento eMMC.
A tela segue com 11,6 polegadas e resolução HD, e o design também não passou por grandes reformulações, entregando algo simples e direto. Assim como em seu antecessor, está disponível também o C734T com touchscreen.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários