LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Tensor G3, dos Pixel 8, deve ter núcleo Cortex-X3 em versão do Exynos 2300 da Samsung

16 de março de 2023 10

Como as plataformas Tensor anteriores, a G3, dos próximos Pixel 8, terá sua pitada de inspiração na linha Exynos da Samsung, como novos rumores reafirmando que o Exynos 2300 será a base para o novo chipset do Google.

Ao que parece, o Tensor G3 terá mais núcleos do que o G2, com o informante Jason no Twitter apontando que teremos uma configuração 1+4+4. No entanto, ao contrário do próximo Snapdragon 8 Gen 3, o Tensor G3 não apresentará um núcleo Cortex-X4, mas um único Cortex-X3 com clock de 3,09 GHz. Em seguida, temos quatro núcleos de desempenho Cortex-A715 operando a 2,65 GHz e quatro núcleos Cortex-A510 com eficiência de energia operando a 2,10 GHz.

É possível que o Tensor G3 seja produzido em massa no processo de 4 nm de terceira geração da Samsung, o que significa que o novo chipset deve melhorar o desempenho e o consumo de energia. O desempenho multi-core também deve aumentar, já que há rumores de que o próximo chipset terá mais núcleos que o Tensor G2.

Ainda assim, podemos aguardar um desempenho entre o Snapdragon 8 Gen 1 e o Snapdragon 8 Plus Gen 1. Talvez a maior diferença que veremos seja a transição da GPU Mali da ARM para o Xclipse 930, em vez do modelos 920 no caso do Exynos 2200.

Texto original (9/11/2022)

No início de outubro, o Google anunciou linha Pixel 7 com o chipset Tensor G2 e os rumores sobre a próxima geração de celulares já surgiu.

Anteriormente, um vazamento indicou que a Samsung faria a terceira geração do chipset do Google em 3 nanômetros. Um informante trouxe novas informações sobre o desenvolvimento do processador.

Nos últimos meses, surgiram diversos rumores sobre o chipset Exynos 2300. O vazamento do Google Pixel 8 pode ter revelado detalhes sobre o chipset, que teria codinome Zuma.

Entretanto, a linha Pixel 8 utilizaria uma versão modificada do Exynos 2300, que traria otimizações do Google em inteligência artificial e machine learning. A Samsung estaria desenvolvendo ativamente o chipset, que deve vir equipado nos celulares Galaxy em algumas regiões.

Rumores prévios sugeriram que a Samsung teria desistido do chipset Exynos 2300, mas uma nova certificação Bluetooth citou o processador e revelou que a sul-coreana continua com seu desenvolvimento. O modelo registrado com código S5E9935 tem suporte para Bluetooth 5.3, mas outros detalhes do chipset não foram divulgados.

Divulgação.

É esperado que o Exynos 2300 seja o chipset mais poderoso produzido pela Samsung até hoje e deve equipar alguma linha de aparelhos flagship.

Entretanto, diversos rumores conflitantes dizem que a família Galaxy S23 terá apenas plataformas Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm ou será lançada em algumas regiões com o chipset da sul-coreana, algo que a companhia já fez no passado.

Veja também


10

Comentários

Tensor G3, dos Pixel 8, deve ter núcleo Cortex-X3 em versão do Exynos 2300 da Samsung
  • só dá Google trabalhar com GPU Mali já está no erro, deveria ter desenvolvido a própria GPU, quer competir e faz as coisas direto, tomar no cú, se ia fazer isso é só fechar a parceria com a Qualcomm e usar a Adreno.

      • MTK e Exynos já são atrasadas, agora o Tensor que é uma cópia do Exynos...

        • Vejo muita gente falando mal do exynos e dos mediatek por aqui, como se só os chips Snapdragon fossem bons. O pessoal tem que entender que a concorrência entre as fabricantes de chips é bom pra todos nós.
          Todas as fabricantes já lançaram um chip esquentadinho: Snap 810, Exynos 990, vários mediatek da série hélio X, pra citar alguns!
          Hj já é possível comprar celulares com ótimo poder de processamento sem ter que entregar um rim por isso (importando, pq aí no Brasil tudo é muito caro).

            • Hj eu vejo a distância se encurtando. E isso é bom para nós. Ter a Apple e os Snapdragons brigando para se superarem, fez a Samsung e a Mediatek buscarem alcançar, e nós que ganhamos com isso.
              Mediatek ta mandando muito bem com os Dimensity, a Samsung ta buscando melhorar para n perder mercado, e quem sabe se a Google souber melhorar o Exynos ajude a Samsung.
              Isso que a Huawei quer voltar com processadores de ponta, e a Oppo quer ter o seu próprio.

              • 2 anos atrás da concorrência kk

                  • Aaaa nossa por essa ninguém esperava hein%uD83E%uDD23%uD83E%uDD23%uD83E%uDD23

                      • Mais um Pixel já nasce morto.

                          • O exynos que nem samsung quer? Kkk

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Windows

                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                            Economia e mercado

                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista