Google 13 Dez
As figurinhas de realidade virtual do Google para os celulares Pixel, depois batizadas e reunídas no app Playground, foram uma diversão em 2017, quando o primeiro celular próprio da empresa foi lançado. Mas a brincadeira, pelo visto, não fez tanto sucesso quanto esperado, e o recurso foi eliminado da câmera da linha desde o Pixel 4a, de 2020. Até então, aqueles que tivesse um Pixel 4 ou anterior até podiam ainda se aventurar na Play Store e brincar com o mecanismo, mas agora o Google bateu o último prego no caixão do Playground e acabou com a brincadeira, tirando as figurinhas da loja virtual.
Os adesivos já não funcionam, naturalmente, nos aparelhos Pixel 6 ou 7, mas quem ainda tiver o app em algum celular antigo pode desfrutar dele —considerando que já esteja baixado. Se o app já tinha sido baixado mas foi desinstalado, ainda é possível acessá-lo novamente acessando o gerenciamento de apps da Play Store e indo na aba de aplicativos não instalados.
À parte esses cenários, só por meio de instalações não oficiais, recorrendo a APKs extraídos manualmente por outros usuários.
Apesar da remoção desse recurso lúdico, a RA está na mira das big techs, sobretudo as que ainda veem potencial no metaverso. Apesar de não chamar tanta atenção para seus feitos em RA, o Google é conhecido pelo programa 'ARCore' que permite a criação de aplicativos de realidade aumentada e disponibiliza para os usuários do buscador a possibilidade de experienciar esse recurso em aplicativos como Maps ou buscando por pontos turísticos e animais, por exemplo.
No final do ano passado, um rumor sugeriu que a empresa está buscando por uma equipe voltada especificamente para o desenvolvimento de um sistema operacional para RA, ação que sugere que o gigante de Mountain View pretende expandir sua participação no mundo virtual.
Comentários