Google 19 Out
A versão 120 do Google Chrome está com uma novidade interessante para tornar a utilização um pouco mais prática. Trata-se da implementação de uma barra de navegação transparente, que recebeu melhorias após correções da empresa e parece mais adequada para uso.
Em geral, a novidade traz a funcionalidade em todos os sites e também no botão que permite alternar entre as abas, além de outros elementos nativos do navegador. Mesmo assim, o recurso não está habilitado por padrão e é necessário usar algumas flags para utilizá-lo no app. São elas:
- chrome://flags#DrawEdgeToEdge
- chrome://flags#DrawWebEdgeToEdge
- chrome://flags#DrawNativeEdgeToEdge
- chrome://flags#DrawCutoutEdgeToEdge
Vale dizer que esta última flag fala em sua descrição que coordena o recorte da câmera na parte superior com a área da barra de navegação. Mas, não parece ser algo que chega a causar alterações na barra de navegação, conforme noticiado pelo portal Android Police.
A novidade também pode fazer com que alguns apps elaborem novas formas de implementar suas barras inferiores de navegação. Inclusive, a Apple chegou a passar por algo parecido quando aplicou a navegação por gestos e o Safari acabou adicionando uma barra de endereços na região inferior.
Enquanto isso, a barra transparente no Chrome pode ser ativada na versão Canary do navegador do Google, assim como o suporte a arquivos em PDF no modo leitura do browser. Além disso, não se sabe quando esse recurso chegará no aplicativo em versão estável. Por fim, confira os detalhes sobre o recurso que visa proteger o IP do usuário.
Comentários