Software 20 Dez
Discussões recentes entre desenvolvedores de apps para o ecossistema Android apontam dificuldades para adaptar os programas para vários tipos de dispositivos, incluindo tablets e smartphones com telas dobráveis. Em meio a isso, o Google publicou um artigo no Android Developer Blog, destacando a importância de os desenvolvedores eliminarem requisitos funcionais de hardware desnecessários para aprimorar a usabilidade em diferentes tipos de aparelhos.
Entre as dificuldades estão a necessidade de projetar aplicativos para diversos cenários de uso, considerando, por exemplo, a utilização da câmera para a leitura de códigos. A sugestão da empresa é adotar soluções mais flexíveis, tornando determinados recursos "opcionais" em vez de "obrigatórios". Por exemplo, mesmo em dispositivos sem câmera, os aplicativos devem permitir o upload de fotos por outros meios.
Muitas vezes, desenvolvedores optam por incluir todas as funcionalidades em um único aplicativo, mesmo que determinados requisitos de hardware sejam específicos para um tipo de dispositivo.
A flexibilidade também é importante em relação à orientação da tela, especialmente para dispositivos como carros, que geralmente possuem telas horizontais. O Google enfatiza a importância de os desenvolvedores lidarem com telas tanto horizontais quanto verticais, evitando assim limitações de uso em determinados contextos.
Essas diretrizes do Google buscam não apenas melhorar a experiência do usuário, mas também ampliar o alcance dos aplicativos para dispositivos menos convencionais, como laptops, sistemas automotivos e dispositivos IoT sem tela sensível ao toque.
Comentários