Economia e mercado 04 Set
Atualização (04/09/2024) - EB
O Google começou a aumentar o limite de aplicativos e jogos que podem ser baixados simultaneamente pela Play Store. Na semana passada vimos que até três aplicativos poderiam ter o download feito de uma só vez, mas agora o Google permite baixar até quatro.
Conforme relatado pelo portal GSMArena, o download de até quatro aplicativos ao mesmo tempo pela Google Play Store foi visto primeiro em um iQOO Z9s Pro na Índia com a versão 42.4.22-31[0][PR]663941805 da loja de aplicativos.
Como podemos ver abaixo, mais de uma dúzia de aplicativos e jogos estavam aguardando por atualização e a Play Store baixou quatro deles simultaneamente para agilizar a instalação.
Testes com outros dispositivos indicaram que esta novidade foi liberada apenas para um número pequeno de usuários aleatórios. Desta forma, este pode ser apenas um teste do Google, pois até a App Store do iOS permite o download de até 3 aplicativos simultâneos.
Isto significa que ainda não sabemos quando ou se o Google liberará esta nova opção que agiliza a instalação e atualização de aplicativos para todos.
Embora pareça uma função inútil para alguns, ela ajuda muito a agilizar a instalação e atualização de vários aplicativos, pois antecipa o download enquanto instala um a um. Quem sabe o Android permita a instalação de vários aplicativos ao mesmo tempo no futuro?
Atualização (28/08/2024) - FM
Google Play Store agora permite baixar ou atualizar até três aplicativos ao mesmo tempo
O Google começou a permitir que usuários baixassem dois aplicativos de uma só vez através da Play Store. Essa funcionalidade passou a ser oferecida aos usuários no último mês de abril, porém com uma limitação: ela funcionava apenas para o download de novos aplicativos, e não com atualizações de versão.
No entanto, conforme descoberto nesta quarta-feira (28) pelo 9to5Google, a gigante das buscas parece estar expandindo a funcionalidade para permitir que os usuários baixem ou atualizem até três aplicativos simultaneamente pela Play Store.
Por anos, a famosa loja de aplicativos possibilitava a instalação de apenas um aplicativo por vez em dispositivos com Android, criando uma “fila” com um único processo ativo de download e instalação, enquanto os demais aguardavam na lista como “pendentes”, o que poderia tornar o processo mais lento e inconveniente.
Agora, suportando o download e atualização de até três aplicativos simultaneamente, a Play Store se iguala às capacidades da App Store, a loja de aplicativos do iOS. Ao tentar baixar ou atualizar mais de três aplicativos ao mesmo tempo, ainda é formada uma “fila” com os demais processos listados como “pendentes”.
Ainda não está claro se esta é uma atualização da própria loja de aplicativos ou uma mudança do lado do servidor que será feita gradualmente pelo Google. O TudoCelular verificou que, em um smartphone executando o Android 14 e a versão 42.4.22-31 da Play Store, a funcionalidade já se encontra disponível.
Esta é apenas uma das melhorias que o Google está trazendo à Play Store. Cabe lembrar que, recentemente, a loja de aplicativos começou a implementar um novo design que leva sua barra de pesquisa para a parte inferior da tela.
Texto original (29/04/2024)
Depois de muita especulação, o Google atualizou a Play Store, finalmente implementando a capacidade de baixar dois aplicativos ao mesmo tempo. Bom, mais ou menos: a medida vale apenas para novas instalações – atualizações de apps que já estão instalados no dispositivo ainda seguem o esquema de “fila”, baixando uma por vez.
A novidade já foi instalada na versão 40.6.31 da Play Store dentro do Android 14 e ainda não apareceu em toda a base de dispositivos, o que sugere uma liberação gradual por parte do Google. Ainda não há informação do novo recurso aparecendo em versões anteriores do sistema.
Veja também
O download simultâneo de aplicações é algo que usuários do Android já vinham pedindo há algum tempo. Até esta atualização, você poderia pedir pelo download de vários apps, mas o gerenciador de downloads do sistema operacional organizaria tudo em uma “fila”, atendendo às demandas uma por uma.
Na prática, isso levaria bastante tempo e consumo de recursos, como memória e processamento, dedicados a uma única atividade.
Embora a nova versão da Play Store atenda a um pedido longevo, “dois” é o número máximo de downloads permitidos. Qualquer outro pedido de download acima disso jogará a terceira aplicação no mesmo esquema de “fila” de versões anteriores.
No caso das atualizações – estas, mais comuns que instalações zeradas, convenhamos – é provável que o Google vá expandir a novidade em algum ponto. O recurso ainda está sendo testado de forma massificada, então pode ser que a empresa de Mountain View esteja apenas dando os primeiros passos rumo a algo maior.
Comentários