
Economia e mercado 28 Abr
É oficial: o Google revelou hoje (7), por meio de sua página oficial, o smartphone Pixel 8a, sua nova entrada em sua longeva família de celulares. O aparelho já vinha sendo objeto de rumores há um bom tempo, inclusive com expectativa de maior detalhamento durante o Google I/O, evento que a empresa de Mountain View deve promover no dia 15 deste mês..
A loja oficial recebeu uma página dedicada ao novo aparelho, que vem com quatro opções de cor e amplo suporte a inteligência artificial (IA). A tecnologia – em amplo desenvolvimento pelo Google – permeia quase todo o aparelho. Inclusive, o Pixel 8a vem diretamente com o Gemini instalado, confirmando que o Google está mesmo deixando o conhecido Assistente de lado.
O principal foco do Pixel 8a é a oferta de aplicações alimentadas por inteligência artificial (IA). A própria empresa diz que o novo processador Tensor G3 foi concebido com a tecnologia em mente, impactando não apenas tarefas mais óbvias – como o uso do Google Gemini – como também agindo nos bastidores, em processamentos de fotos tiradas pela câmera ou no aprimoramento da segurança passiva do smartphone.
Recursos como o Real Tone, Magic Eraser e Best Take – todos presentes no Pixel 8 e Pixel 8 Pro – permitem feitos interessantes para entusiastas da fotografia: remoção, reposicionamento e redimensionamento de assuntos em primeiro e segundo plano nas fotos, captura de vários momentos na mesma foto para que a IA consiga alterar expressões faciais caso você busque alguma correção, ajuste de brilho, cor e contraste para que rostos e pessoas tenham mais destaque...tudo isso é feito por uma IA que, segundo o Google, aprende mais e mais as suas preferências e torna a experiência de uso única para o seu perfil.
O Gemini em si também vem de forma robusta no aparelho, integrando não apenas as funções de chatbot como funções que outros aparelhos já haviam implementado, como "Circular para Pesquisar" e a geração de imagens por IA, além do suporte a extensões de várias funcionalidades e controles de alguns apps – algo que o Gemini vem fazendo mais e mais.
Além disso, tem a capacidade nativa da câmera, que, segundo vários benchmarks, é mais poderosa que a do iPhone 15 – e se você leu o nosso review do smartphone da Apple, sabe como fomos elogiosos ao sensor dele.
O Pixel 8a terá, segundo o Google, sete anos de atualizações do Android – sistema, segurança e atualizações de conteúdo.
Assim como seus predecessores, o Pixel 8a não tem representação oficial no Brasil, então a disponibilidade dele aqui não existe oficialmente, menos ainda um preço localizado. Nos EUA, no entanto, o aparelho já está disponível para pré-venda, com valores a partir de US$ 499 (R$ 2.529,93).
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários