Rumores 19 Abr
Algumas referências vistas em uma versão em testes do Google Drive pode indicar que a popular plataforma de armazenamento de arquivos vá entrar em concorrência direta com o Microsoft Lens, o app de leitura e escaneamento de documentos da dona do Windows.
A informação é do Android Authority, que em mais um “desmanche de aplicativo”, identificou referências à capacidade de salvamento de documentos em formato “jpeg” – o que a contraparte na Microsoft já faz e que, reconhecidamente, faz dela hoje uma solução melhor para essa finalidade.
Veja também
De acordo com o site, a versão 2.24.227.0 do Google Drive permitirá que você crie um arquivo de imagem para cada página de um documento em formato “pdf”, com funções exclusivas como ajustes de qualidade e resolução (um arquivo “jpeg” é, para todos os efeitos, uma foto, afinal).
A página ressalta que essa alteração parece ser específica para o app do Google Drive, uma vez que referências similares não foram encontradas no restante do kit de desenvolvimento do Android. Isso deve remover qualquer especulação de atualização via “chegada do Android 15”, como o Google vem fazendo com praticamente toda a sua suíte de apps.
Apesar do Microsoft Lens já fazer tudo isso, é válido ressaltar que o Google Drive já vem pré-instalado em todos os smartphones Android. Em um contexto onde você precisaria acessar a Play Store para baixar um app de terceiros, a solução da empresa de Mountain View já está lá. Assim, é possível especular que o Google conte com a resignação do usuário do Android em economizar passos na configuração de seu aparelho.
Naturalmente, a função de salvamento de pdfs em imagens ainda não está ativada, então ela deve aparecer – se aparecer – somente em algumas semanas.
Comentários