Samsung 22 Ago
O Google deve lançar o Android 15 para todos em agosto ou setembro de 2024, mas algumas novidades já foram reveladas em compilações beta. Uma delas é a nova proteção contra ataques via USB identificada e relatada pelo Android Authority em linhas de código do Android 15 Beta 2.2.
Os ataques via USB são chamados de "juice jacking" e se aproveitam de que a maioria dos celulares não filtra dados enviados por acessórios como cabos e carregadores. Neste caso, o acessório envia um código malicioso para invadir e comandar o aparelho remotamente.
Entretanto, o sistema Android ganhará uma barreira adicional contra estas invasões, pois no Android 15 Beta 2.2 é necessário inserir um PIN, padrão ou código de desbloqueio para permitir que a depuração ADB via USB seja ativada se for solicitada por um acessório.
Além disso, um novo item no menu de desligar permite bloquear o acesso de qualquer acessório via USB, ou seja, apenas a passagem de energia para carregamento do dispositivo será autorizada.
Em um teste do Android Authority, este método não permitiu o uso de qualquer acessório como teclado externo ou cabo USB até que o celular fosse desbloqueado usando um PIN ou senha, enquanto o acesso não foi bloqueado em um aparelho com Android 14.
Esta é uma ótima novidade para aqueles que costumam utilizar carregadores de outras pessoas ou estações de carregamento, evitando que seus dados pessoais fiquem em risco.
Por outro lado, será necessário que as fabricantes atualizem a HAL USB dos seus celulares para que as novas APIs de proteção funcionem. Infelizmente, o Google não obriga isto para fornecer atualizações do Android, então o ideal é conferir se a fabricante do seu smartphone oferecerá esta novidade com a atualização do Android 15 e tomar cuidado com acessórios de terceiros.
Comentários