LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google lança Pixel 9, 9 Pro e 9 Pro XL com visual renovado e Gemini Advanced

13 de agosto de 2024 32

O Google anunciou nesta terça-feira (13) sua linha Pixel 9, incluindo três modelos em formato de barra e um dobrável fold. Todos os dispositivos trazem muitos pontos em comum, como a presença da nova plataforma Tensor G4 com aprimoramentos importantes, sistema de câmeras avançado, design com novo módulo de câmeras em formato de pílula e, claro, muito foco em funções de Inteligência Artificial (IA) graças ao Google Gemini, incluindo até 1 ano de uso do Gemini Advanced gratuito.

Fazendo diferente do que foi visto desde a criação da linha Pixel, temos três modelos rígidos para dar ainda mais opções de escolha aos usuários, se aproximando do que outras empresas fazem. Diferente da Samsung que tem seus modelos base, Plus e Ultra em tamanhos distintos, aqui Pixel 9 e Pixel 9 Pro possuem tela com as mesmas dimensões, enquanto o Pixel 9 Pro XL é focado em quem quer algo maior — indo mais para o lado da Apple, mas sem um "Pixel 9 Plus".

Separamos abaixo todas as informações sobre preços, especificações e diferenciais entre os modelos rígidos da linha Pixel 9.

Google Pixel 9

Começando pelo mais baratinho dos três, o Pixel 9 traz alguns avanços importantes frente ao Pixel 8, mas sem deixar de lado a sua essência. O Google segue focando aqui em quem quer um bom celular top de linha que não seja enorme e não custe tão caro, cortando em alguns pontos quando comparado ao Pixel 9 Pro justamente para oferecer um custo-benefício mais atrativo — especialmente se você não ligar tanto para câmera de zoom.

O design do Pixel 9 mudou um pouco em relação ao que era visto em seu antecessor, com laterais planas, cantos mais arredondados e novo módulo de câmeras. Ainda assim, é fácil perceber que se trata de um celular da linha Pixel, já que temos algo ainda muito alinhado com o que era feito até então, com as duas câmeras organizadas na horizontal e dentro de um módulo maior, que agora adota formato de pílula em vez de se estender até as laterais em uma barra.

O corpo segue feito em alumínio, com laterais foscas pintadas em um tom similar ao restante do aparelho. A parte traseira traz acabamento em vidro Gorilla Glass Victus 2, enquanto o módulo de câmeras mescla áreas em alumínio com outras em vidro. Os botões de volume e energia estão na lateral direita, e o modelo será vendido nas cores preto, branco, verde e rosa. A certificação IP68 foi mantida, claro.

A tela tem bordas simétricas e relativamente finas ao redor, com furo centralizado no topo para a câmera de selfies. O painel OLED tem dimensões de 6,3 polegadas, resolução Full HD+, taxa de atualização de 120 Hz, pico de brilho de 2.700 nits e proteção Gorilla Glass Victus 2, trazendo especificações muito parecidas com o que era visto no Pixel 8.

Sobre as câmeras, o Pixel 9 mantém apenas dois sensores traseiros, sendo um principal de 50 MP com abertura f/1.68 e estabilização óptica de imagens (OIS), e uma secundária ultrawide de 48 MP com abertura f/1.7 e autofoco para uso ainda mais criativo. A câmera frontal segue com 10,5 MP, mas felizmente volta a oferecer autofoco para que suas selfies saiam sempre com as pessoas em evidência.


A bateria traz 4.700 mAh e recarga de 27 W por fio e 15 W sem fio, suportando a recarga reversa wireless de acessórios. A autonomia deve ganhar alguns minutos a mais graças ao chip mais eficiente, mas isso ainda vai precisar de testes para ser confirmado.

E por falar no chip, a plataforma Tensor G4 chegou com aprimoramentos importantes. Agora são vistos oito núcleos na CPU em vez de nove, com tecnologias modernizadas para maior performance e eficiência energética. São quatro Cortex-A520 rodando a 1,95 GHz para tarefas mais simples, três Cortex-A720 a 2,6 GHz para maior performance, e um Cortex-X4 com clock máximo de 3,1 GHz para o que for mais exigente. A fabricação segue feita pela Samsung em processo de 4 nm.

Fechando a parte de performance, o Pixel 9 vem com 12 GB de RAM e opções de 128 e 256 GB de armazenamento interno, o que deve garantir uma experiência fluida a longo prazo.

O Pixel 9 vem com Android 14 de fábrica, devendo ser atualizado para o Android 15 muito em breve. Ele oferece 7 anos de atualizações de software e o mesmo período de updates de segurança, trazendo 6 meses de assinatura do Gemini Advanced para funções de IA.

O aparelho traz conectividade 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.3, NFC e GPS. O leitor de impressões digitais é óptico e fica sob a tela.

Especificações técnicas

  • Tela Actua OLED de 6,3 polegadas, com resolução Full HD (1080 x 2424 pixels), pico de brilho de 2.700 nits e taxa de atualização de 60-120 Hz
  • Plataforma Google Tensor G4, coprocessador de segurança Titan M2
  • 12 GB de RAM
  • 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno
  • Câmera frontal de 10,5 MP, abertura f/2.2, autofoco
  • Duas câmeras traseiras:
    • Lente principal com sensor de 50 MP, abertura f/1.68, OIS
    • Lente ultrawide com sensor de 48 MP, abertura f/1.7, campo de visão de 123°, modo macro
  • 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.3, NFC, GPS
  • Leitor de digitais sob a tela
  • Certificação IP68
  • Dimensões: 152,4 x 71,12 x 7,62 mm
  • Peso: 198 gramas
  • Bateria de 4.700 mAh com recarga de 27W
  • Sistema operacional Android 14
Google Pixel 9 Pro

Passando para a "versão profissional", temos algumas mudanças pontuais que merecem destaque. A primeira delas é que o Pixel 9 Pro tem acabamento diferenciado, já que traz laterais brilhantes e reflexivas, em vez de pintura fosca do irmão mais barato. Outro ponto curioso é que a versão rosa tem um tom bem mais claro aqui, e o verde foi substituído por um cinza esverdeado mais sóbrio.

Assim como já aconteceu em gerações anteriores, outra vantagem do Pixel 9 Pro para a versão base está na adição de uma câmera telefoto. Com isso, além dos mesmos sensores de 50 e 48 MP para principal e ultrawide, ele tem também um terceiro sensor de 48 MP para zoom óptico de 5x, garantindo maior qualidade ao tirar fotos e gravar vídeos de objetos distantes. A câmera frontal também avançou aqui, passando para um sensor de 42 MP.

A tela OLED de 6,3 polegadas também ganha alguns incrementos, passando de um "Actua Display" para um "Super Actua Display". Na prática, temos um brilho máximo que sobe para picos de 3.000 nits e a chegada da taxa de atualização variável entre 1 e 120 Hz graças ao uso de um painel LTPO, o que também deve ajudar na economia de energia, e consequentemente na duração da bateria.

A capacidade de RAM também aumenta, passando para 16 GB independente da versão de armazenamento, que pode ser de 128 GB, 256 GB, 512 GB ou 1 TB. Já o chip é o mesmo Tensor G4, garantindo uma experiência de uso mais homogênea em termos de performance bruta entre os modelos.

A bateria de 4.700 mAh permanece, assim como a capacidade de recarga por fio, mas o Pixel 9 Pro permite recarga sem fio de até 21 W. O mesmo é visto no sistema operacional, com o Pixel 9 Pro saindo de fábrica com Android 14. As opções de conectividade incluem 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.3, NFC e GPS. O leitor de impressões digitais sob a tela também é visto por aqui, e há ainda um leitor de temperatura corporal como na geração passada.

Compradores do Pixel 9 Pro ganham 1 ano de uso do Gemini Advanced e 2 anos de assinatura Google One AI Premium, com 2 TB de armazenamento em nuvem.

Especificações técnicas

  • Tela Super Actua OLED de 6,3 polegadas, com resolução Quad HD (1280 x 2856 pixels), pico de brilho de 3.000 nits e taxa de atualização variável de 1-120 Hz
  • Plataforma Google Tensor G4, coprocessador de segurança Titan M2
  • 16 GB de RAM
  • 128 GB, 256 GB, 512 GB ou 1 TB de armazenamento interno
  • Câmera frontal de 42 MP, abertura f/2.2, autofoco
  • Três câmeras traseiras:
    • Lente principal com sensor de 50 MP, abertura f/1.68, OIS
    • Lente ultrawide com sensor de 48 MP, abertura f/1.7, campo de visão de 123°, modo macro
    • Lente telefoto com sensor de 48 MP, zoom óptico de 5x, abertura f/2.8, OIS
  • 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.3, NFC, GPS
  • Leitor de digitais sob a tela
  • Certificação IP68
  • Dimensões: 152,4 x 71,12 x 7,62 mm
  • Peso: 198 gramas
  • Bateria de 4.700 mAh com recarga de 27W
  • Sistema operacional Android 14
Google Pixel 9 Pro XL

Fechando o trio, temos o Pixel 9 Pro XL, que pode ser visto como o verdadeiro sucessor do Pixel 8 Pro. O aparelho pega tudo o que foi visto no Pixel 9 Pro e oferece em um tamanho maior, justamente para agradar quem quer uma tela mais ampla para assistir vídeos, jogar e navegar na internet. Com isso o visual e a construção são os mesmos, com estrutura em alumínio e painel traseiro em vidro Gorilla Glass Victus 2.

Temos como grande mudança a troca do display por um de 6,8 polegadas, mas que oferece basicamente as mesmas especificações da versão menor. A tela "Super Actua" OLED tem resolução QHD+, taxa de atualização variável de até 120 Hz e brilho intenso de até 3.000 nits, sendo protegida por vidro Gorilla Glass Victus 2. Ela traz bordas finas ao redor, e furo centralizado no topo para a câmera de selfies.

O processador Tensor G4 segue aqui, com as mesmas capacidades de RAM e armazenamento. O mesmo se aplica ao conjunto de câmeras, com sensores traseiros de 50 + 48 + 48 MP e frontal de 42 MP. Por ter uma tela maior, a bateria também aumenta, passando para 5.060 mAh, com recarga de até 37 W por fio e 23 W sem fio.

O Pixel 9 Pro XL também sai de fábrica com Android 14, oferecendo 1 ano de uso gratuito do Gemini Advanced e 2 anos de Google One AI Premium para acesso às funções mais complexas de IA generativa e 2 TB de armazenamento em nuvem. Ele tem 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.3, NFC e GPS, leitor de impressões digitais sob a tela e leitor de temperatura corporal.

Especificações técnicas

  • Tela Super Actua OLED de 6,8 polegadas, com resolução Quad HD (1344 x 2992 pixels), pico de brilho de 3.000 nits e taxa de atualização variável de 1-120 Hz
  • Plataforma Google Tensor G4, coprocessador de segurança Titan M2
  • 16 GB de RAM
  • 128 GB, 256 GB, 512 GB ou 1 TB de armazenamento interno
  • Câmera frontal de 42 MP, abertura f/2.2, autofoco
  • Três câmeras traseiras:
    • Lente principal com sensor de 50 MP, abertura f/1.68, OIS
    • Lente ultrawide com sensor de 48 MP, abertura f/1.7, campo de visão de 123°, modo macro
    • Lente telefoto com sensor de 48 MP, zoom óptico de 5x, abertura f/2.8, OIS
  • 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.3, NFC, GPS
  • Leitor de digitais sob a tela
  • Certificação IP68
  • Dimensões: 162,56 x 76,2 x 7,62 mm
  • Peso: 221 gramas
  • Bateria de 5.060 mAh com recarga de 37W
  • Sistema operacional Android 14
Preço e disponibilidade
71.12 x 152.4 x 7.6 mm
6.3 polegadas - 2424x1080 px
71.12 x 152.4 x 7.6 mm
6.3 polegadas - 2856x1280 px
76.2 x 162.5 x 7.6 mm
6.8 polegadas - 2992x1344 px
Ir para página de comparação

Todos os modelos entram em pré-venda nos Estados Unidos e outros mercados selecionados já nesta terça-feira (13), pelos seguintes preços sugeridos:

  • Pixel 9
    • 128 GB: US$ 799 (~R$ 4.375) nas cores Obsidiana (Preto Vulcânico), Porcelana (branco), Peony (rosa) e Wintergreen (verde)
    • 256 GB: US$ 799 (~R$ 4.930) nas cores Obsidiana, Porcelana, Peony e Wintergreen
  • Pixel 9 Pro
    • 128 GB: US$ 999 (~R$ 5.470) nas cores Obsidiana, Porcelana, Hazel (cinza esverdeado)
    • 256 GB: US$ 1.099 (~R$ 6.017) nas cores Obsidiana, Porcelana, Hazel e Rose Quartz (rosa)
    • 512 GB: US$ 1.219 (~R$ 6.675) nas cores Obsidiana, Porcelana, Hazel
    • 1 TB: US$ 1.449 (~R$ 7.934) nas cores Obsidiana
  • Pixel 9 Pro XL
    • 128 GB: US$ 1.099 (~R$ 6.017) nas cores Obsidiana, Porcelana, Hazel
    • 256 GB: US$ 1.199 (~R$ 6.565) nas cores Obsidiana, Porcelana, Hazel e Rosa
    • 512 GB: US$ 1.319 (~R$ 7.222) nas cores Obsidiana, Porcelana, Hazel
    • 1TB: US$ 1.549 (~R$ 8.482) na cor Obsidiana

Assim como as gerações passadas, não devemos ver a linha Pixel 9 no Brasil oficialmente.

Veja também

  • O Google Pixel 9 Pro XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Pixel 9 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Pixel 9 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

32

Comentários

Google lança Pixel 9, 9 Pro e 9 Pro XL com visual renovado e Gemini Advanced
Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia