
Software 19 Set
04 de setembro de 2024 9
O Google publicou, na terça-feira (03), o código-fonte do Android 15 no Android Open Source Project (AOSP). Isso significa que ele está pronto para que as fabricantes de smartphones e desenvolvedores comecem a trabalhar em suas versões modificadas do sistema operacional — também chamadas de “custom ROM”.
Após uma longa fase beta, a aguardada liberação do código-fonte do Android 15 permitirá que as fabricantes preparem as atualizações de software com a nova versão estável do sistema operacional para seus usuários. Além disso, o lançamento abre portas para novas versões de sistemas operacionais customizados por terceiros, como o LineageOS.
Por ora, o Android 15 não está disponível na forma estável para qualquer dispositivo — nem mesmo para os celulares do Google. A big tech afirma que a atualização chegará aos smartphones e tablets da Samsung, Xiaomi, Motorola, Honor, iQOO, Lenovo, Nothing, OnePlus, OPPO, realme, vivo, TECNO e outras marcas “nos próximos meses”.
A expectativa é que os primeiros celulares a recebem a atualização para o Android 15 sejam o Google Pixel 9, Pixel 9 Pro, Pixel 9 Pro XL e Pixel 9 Pro Fold — possivelmente em meados de outubro, caso a empresa mantenha o ritmo dos anos anteriores.
O Google destaca que os usuários de Pixel que não querem esperar o lançamento da versão estável do Android 15 podem continuar inscritos no programa beta para receber o Android 15 QPR1, que será a primeira atualização trimestral de recursos do sistema operacional, possivelmente chegando entre o final de 2024 e início de 2025.
Embora não traga uma grande renovação de design no estilo do Android 12, a nova versão do sistema operacional conta com vários ajustes e uma variedade de recursos que prometem melhorar a experiência de usuários e a segurança dos dispositivos.
Como exemplo, o Android 15 passará a suportar tamanho de página de memória de 16 KB. Ao utilizar essa configuração, engenheiros de software da empresa observaram um aumento geral de desempenho de 5 a 10% ao aumentar o uso de memória em cerca de 9%.
Além disso, há mudanças nos limites de tempo para sincronização de dados e outros ajustem que prometem reduzir o consumo de energia, melhorar o desempenho multitarefa e o gerenciamento do espaço interno do dispositivo, como o suporte nativo para arquivamento e desarquivamento de aplicativos graças a uma nova API.
A Samsung parece já ter começado a preparar o lançamento do programa beta da One UI 7, que será baseada no Android 15. A Xiaomi já divulgou uma lista de modelos que serão atualizados. Já a Motorola, outra grande fabricante, ainda não revelou um cronograma, mas uma lista preliminar indica quais modelos podem não receber o Android 15.
Você tem interesse em experimentar os novos recursos do Android 15? Comente abaixo!
2 semanas atrásPixel 7 tem vendas banidas no Japão. Pixel 8 e Pixel 9 podem ser os próximos!
1 mês atrásO TudoCelular informa a você quais celulares já podem ser contemplados com a mais recente versão do sistema operacional do Google.
3 meses atrásA assistente de IA estava prevista para ser lançada em conjunto com a família Pixel 9.
4 meses atrásUm dos maiores pedidos dos usuários será atendido por donos de celulares Pixel com o Android 16.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários