Software 27 Ago
O Google publicou, na terça-feira (03), o código-fonte do Android 15 no Android Open Source Project (AOSP). Isso significa que ele está pronto para que as fabricantes de smartphones e desenvolvedores comecem a trabalhar em suas versões modificadas do sistema operacional — também chamadas de “custom ROM”.
Após uma longa fase beta, a aguardada liberação do código-fonte do Android 15 permitirá que as fabricantes preparem as atualizações de software com a nova versão estável do sistema operacional para seus usuários. Além disso, o lançamento abre portas para novas versões de sistemas operacionais customizados por terceiros, como o LineageOS.
Por ora, o Android 15 não está disponível na forma estável para qualquer dispositivo — nem mesmo para os celulares do Google. A big tech afirma que a atualização chegará aos smartphones e tablets da Samsung, Xiaomi, Motorola, Honor, iQOO, Lenovo, Nothing, OnePlus, OPPO, realme, vivo, TECNO e outras marcas “nos próximos meses”.
A expectativa é que os primeiros celulares a recebem a atualização para o Android 15 sejam o Google Pixel 9, Pixel 9 Pro, Pixel 9 Pro XL e Pixel 9 Pro Fold — possivelmente em meados de outubro, caso a empresa mantenha o ritmo dos anos anteriores.
O Google destaca que os usuários de Pixel que não querem esperar o lançamento da versão estável do Android 15 podem continuar inscritos no programa beta para receber o Android 15 QPR1, que será a primeira atualização trimestral de recursos do sistema operacional, possivelmente chegando entre o final de 2024 e início de 2025.
Embora não traga uma grande renovação de design no estilo do Android 12, a nova versão do sistema operacional conta com vários ajustes e uma variedade de recursos que prometem melhorar a experiência de usuários e a segurança dos dispositivos.
Como exemplo, o Android 15 passará a suportar tamanho de página de memória de 16 KB. Ao utilizar essa configuração, engenheiros de software da empresa observaram um aumento geral de desempenho de 5 a 10% ao aumentar o uso de memória em cerca de 9%.
Além disso, há mudanças nos limites de tempo para sincronização de dados e outros ajustem que prometem reduzir o consumo de energia, melhorar o desempenho multitarefa e o gerenciamento do espaço interno do dispositivo, como o suporte nativo para arquivamento e desarquivamento de aplicativos graças a uma nova API.
A Samsung parece já ter começado a preparar o lançamento do programa beta da One UI 7, que será baseada no Android 15. A Xiaomi já divulgou uma lista de modelos que serão atualizados. Já a Motorola, outra grande fabricante, ainda não revelou um cronograma, mas uma lista preliminar indica quais modelos podem não receber o Android 15.
Você tem interesse em experimentar os novos recursos do Android 15? Comente abaixo!
Google Pixel 9
Comparar Aviso de preço Expandir3 dias atrásSerá que a Apple consegue bater de frente com seus principais concorrentes com os iPhone 16 e 16 Plus? Descubra agora.
1 semana atrásO Google Pixel 9 foi lançado em conjunto com os modelos da linha Pro e, por incrível que pareça, esse aparelho traz um custo-benefício muito melhor para quem procura ter o seu primeiro Pixel. Saiba mais neste hands-on feito pelo TudoCelular para o público brasileiro.
1 semana atrásParece que a empresa mudou alguns critérios de como o Android vê os carregadores rápidos
1 semana atrásModelo de entrada da linha teve sua reparabilidade avaliada por famoso canal do YouTube.
Comentários