LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Tensor G5: Geekbench exibe resultado desanimador mas pontuação pode não ser real; entenda

03 de novembro de 2024 6

Não é novidade que, nos últimos meses, temos conferido o início de rumores e vazamentos relacionados ao Tensor G5, plataforma que deve ser embarcada na nova geração de smartphones no Google e busca espaço no segmento de aparelhos avançados no mercado consumidor.

No mais recente desdobramento desses vazamentos, temos o surgimento de uma passagem um tanto quanto estanha do dito Google Tensor G5 no aplicativo de benchmarks Geekbench, o que pode ser visto como um problema (caso seja real) ou apenas uma cortina de fumaça para alguns.

Falando primeiro do que tivemos nos testes vistos no Geekbench, temos que o suposto aparelho (que foi chamado pelo app de Google Frankel) conseguiu obter 1323 pontos em single-core e 4004 em multi-core, o que colocaria ele muito próximo, por exemplo, da plataforma Exynos 1480 e praticamente a metade do visto no Snapdragon 8 Gen 3.

Ainda na página de testes, é possível observar que a plataforma traz composição octa-core tricluster que combina 1 núcleo de potência com clock de 3,4GHz, 5 núcleos intermediários com 2,86GHz e por fim, 2 núcleos de 3,4GHz, o que vai de encontro com a tabela de especificações descritas no final de outubro.

Suposto Tensor G5 passa pelo Geekbench e pontuação não faz nenhum sentido

No entanto, uma explicação um pouco mais simples para esse desempenho fraco pode ter sido levantada por um usuário no Twitter: na verdade, esse seria uma versão do Tensor G4 com GPU diferente, classificando esse chip como um protótipo de teste e compilação para a nova GPU.

Ainda segundo a publicação, um desenvolvedor AOSP dentro do Google teria lhe relatado que o layout do SoC (incluindo a NPU) não foi finalizado, o que portanto sinalizaria para uma completa ausência de informações completas a respeito da ficha técnica da plataforma.

Além da explicação (que podemos considerar como lógica), temos também o fato que o Google Tensor G4 conseguiu performar melhor que isso em testes feitos na mesma plataforma, o que reforça a suspeita de que o teste em questão pode ser lido pela comunidade como um "alarme falso".

Em todo caso, vale ficar de olho para conferir quais serão as cenas dos próximos capítulos e se realmente, teremos mais para frente um resultado mais robusto afinal, a concorrência com Snapdragon 8 Elite e MediaTek Dimesity 9300 exigirá um salto considerável quando consideramos a geração atual.


6

Comentários

Tensor G5: Geekbench exibe resultado desanimador mas pontuação pode não ser real; entenda
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa