Economia e mercado 24 Out
Não é novidade que, nos últimos meses, temos conferido o início de rumores e vazamentos relacionados ao Tensor G5, plataforma que deve ser embarcada na nova geração de smartphones no Google e busca espaço no segmento de aparelhos avançados no mercado consumidor.
No mais recente desdobramento desses vazamentos, temos o surgimento de uma passagem um tanto quanto estanha do dito Google Tensor G5 no aplicativo de benchmarks Geekbench, o que pode ser visto como um problema (caso seja real) ou apenas uma cortina de fumaça para alguns.
Falando primeiro do que tivemos nos testes vistos no Geekbench, temos que o suposto aparelho (que foi chamado pelo app de Google Frankel) conseguiu obter 1323 pontos em single-core e 4004 em multi-core, o que colocaria ele muito próximo, por exemplo, da plataforma Exynos 1480 e praticamente a metade do visto no Snapdragon 8 Gen 3.
Ainda na página de testes, é possível observar que a plataforma traz composição octa-core tricluster que combina 1 núcleo de potência com clock de 3,4GHz, 5 núcleos intermediários com 2,86GHz e por fim, 2 núcleos de 3,4GHz, o que vai de encontro com a tabela de especificações descritas no final de outubro.
No entanto, uma explicação um pouco mais simples para esse desempenho fraco pode ter sido levantada por um usuário no Twitter: na verdade, esse seria uma versão do Tensor G4 com GPU diferente, classificando esse chip como um protótipo de teste e compilação para a nova GPU.
Ainda segundo a publicação, um desenvolvedor AOSP dentro do Google teria lhe relatado que o layout do SoC (incluindo a NPU) não foi finalizado, o que portanto sinalizaria para uma completa ausência de informações completas a respeito da ficha técnica da plataforma.
Breaking🚨🚨: this version of the Tensor G5 is basically a G4 with different gpu. It is an early prototype to test and compile tensor new gpu drivers ahead of it final build. According to AOSP dev at Google, he said they have not finalized on the SoC layout (especially the NPU) pic.twitter.com/I8dInELygi
— RichardMiller (@Richard_Milier) November 2, 2024
Além da explicação (que podemos considerar como lógica), temos também o fato que o Google Tensor G4 conseguiu performar melhor que isso em testes feitos na mesma plataforma, o que reforça a suspeita de que o teste em questão pode ser lido pela comunidade como um "alarme falso".
Em todo caso, vale ficar de olho para conferir quais serão as cenas dos próximos capítulos e se realmente, teremos mais para frente um resultado mais robusto afinal, a concorrência com Snapdragon 8 Elite e MediaTek Dimesity 9300 exigirá um salto considerável quando consideramos a geração atual.
Comentários