Software 11 Dez
No final de novembro, descobrimos que o Google estava testando novas formas de aumentar a interação dos usuários com os anúncios da Google TV através da implementação de códigos QR gigantes nos anúncios, mas parece que a empresa continua estudando forma de deixá-los ainda mais eficazes.
Conhecida por sua abordagem mais pesada em relação a conteúdos patrocinados, a plataforma agora introduziu um novo formato de publicidade que promete ser mais versátil, mas que também pode aumentar a sensação de "poluição visual" entre os usuários.
Recentemente, alguns usuários da Google TV começaram a notar um novo tipo de banner posicionado abaixo da seção “Continuar Assistindo”. Este espaço multiuso tem sido utilizado para diversas finalidades, como apresentar novos recursos da tela inicial e recrutar usuários para o programa de conselheiros do Google TV (Google TV Advisors). No entanto, ele também foi direcionado para exibir anúncios publicitários.
Um exemplo dessa novidade é a campanha promocional para o jogo Indiana Jones e o Grande Círculo, da Bethesda. O banner destaca informações do jogo, incluindo uma breve descrição, links para assistir ao gameplay no YouTube e até um QR Code que pode ser escaneado para mais detalhes. Além disso, a campanha se estende para outras áreas da tela inicial, como o slider "Para Você", com conteúdo relacionado ao jogo, e uma fileira de recomendações patrocinadas em largura total.
Até então, o Google TV limitava os anúncios a formatos como o slider "Para Você" e, ocasionalmente, linhas de recomendação. Esse novo banner representa uma abordagem inédita e marca a primeira vez que três formatos de anúncios são utilizados simultaneamente para promover uma única campanha.
Apesar de estar em uma área "discreta" da tela inicial, a adição dessa nova seção reforça as críticas de usuários sobre a quantidade de anúncios exibidos na interface. Inclusive, o Google tem feito pesquisas para entender a opinião do público em relação ao volume de conteúdo patrocinado.
Para muitos usuários, a interface do Google TV deveria priorizar recomendações de conteúdo e usabilidade, enquanto a inclusão de mais publicidade pode prejudicar a experiência geral.
O que você achou dessa mudança?
Comentários