Segurança 30 Jul
Após perder o caso antitruste nos Estados Unidos sobre o mercado de navegadores, o Google firmou um acordo com a Linux Foundation para expandir o ecossistema do Chromium como código aberto, por meio de financiamento da iniciativa.
O anúncio foi feito pela própria parceira da gigante de Mountain View nesta sexta-feira (10). O comunicado explica que a união permitirá uma plataforma neutra fornecida para desenvolvedores, empresas referências do setor e acadêmicos, a fim de uma colaboração para melhorias ao Chromium.
Outro destaque é que o acordo também englobará a participação de outras companhias. Até o momento, Meta, Microsoft e Opera estão confirmadas, com o gerenciamento pela Linux Foundation.
Vale recordar que o Google está encarregado por 94% das contribuições do Chromium e pretendia torná-lo um projeto de código aberto desde o lançamento, em 2008. É com base no projeto que funcionam outros navegadores além do Chrome atualmente, como o Microsoft Edge, o Samsung Internet e o Opera.
A nova iniciativa acontece enquanto o Google sofre pressão do governo dos Estados Unidos para a venda do seu navegador, como forma de se encaixar nas regras locais antitruste, depois de perder o caso na Justiça americana. Atualmente, o Chrome possui uma participação de mercado de aproximadamente 90%.
Quais são as suas expectativas para a nova parceira entre Google e Linux Foundation? Diga para a gente.
Google Chrome
Desenvolvedor: Google
Grátis
Tamanho: Varia segundo a plataforma
Comentários