
Software 05 Mar
12 de março de 2025 2
Uma novidade foi implementada pelo Google no Android e ela pode ser um elemento essencial para extrair potencial do sistema operacional. Segundo noticiado pelo Xataka, a última atualização do Android 15 que vem com o QPR2 a aplicação do Terminal, o que acabou sendo uma surpresa, já que o recurso era esperado somente no Android 16.
Com isso, agora as pessoas podem ativar o Terminal igual no Linux de forma nativa. Isso pode ser feito por meio das configurações de desenvolvedor, nesta seção, há uma opção “Ambiente de desenvolvedor Linux”, liberando a funcionalidade para os usuários. A partir disso, o Terminal aparecerá na gaveta de aplicativos do sistema.
Antes de começar a usar esse recurso, será necessário baixar 567MB de dados. De modo geral, a aplicação deve funcionar como qualquer outra e uma das funções que possui é a possibilidade de alterar o espaço alocado no disco, além de poder ser executado em segundo plano.
Com a implementação de um Terminal de forma nativa, os usuários interessados em explorar o Android de forma mais profunda poderão usar uma série de funções. Por exemplo, dá para obter informações do sistema, consultar processos em execução, se conectar a redes com ipconfig, bem como visualizar informações.
O Terminal também permite o gerenciamento de arquivos de sistema, apesar de algumas limitações em aparelhos sem root. Inclusive, o acesso ao root também permite a modificação de aspectos nativos do sistema, bem como dar ou revogar permissões de leitura/gravação, edição do build.prop, modificar propriedades da CPU.
Confira também: a atualização que levou recursos para celulares da Motorola e os detalhes da chegada da versão QPR Beta 2.1.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários