08 Outubro 2015
Hoje começa a se encerrar uma era que teve início com um simples site de buscas. A empresa que iniciou em 1998 seus negócios com uma ferramenta simples e com forte concorrência, passou a dominar este mercado e se expandiu até se tornar a Google que conhecemos hoje. Porém, ela não quer mais ser associada apenas aos seus primórdios. Por isso, em agosto, a gigante de Mountain View anunciou que adotaria um novo nome guarda-chuva para reestruturação interna: Alphabet.
O Alphabet Inc. será uma holding que centralizará todas as divisões já existentes da Google. Na prática, a marca Alphabet não lançará produtos ou pesquisas, mas funcionará como a gerente das demais marcas da companhia, que serão subsidiárias.
Segundo Larry Page, um dos fundadores da nova holding, "a nova Google está um pouco mais magra, com as companhias que estão muito longe dos nossos produtos de internet contidos na Alphabet". A Google Inc. abraçará os serviços relacionados a internet, como o buscador, o Mapas, o YouTube, o Chrome, o Android e o Gmail, e ela se torna subsidiária da Alphabet. Ou seja, esses produtos e serviços que fazem parte do nosso dia-a-dia não devem sofrer alterações drásticas.
Essas mudanças já haviam sido comunicadas, e agora, de acordo com o site de Relações com Investidores da Google, a empresa vai fundir com o Alphabet no encerramento do dia de hoje, com ações negociadas sob o nome Alphabet na segunda-feira.
Do ponto de vista do usuário final, relativamente pouca coisa vai mudar. Todos ainda serão capazes de usar os serviços da Google que conhecem, normalmente. Haverá algumas mudanças mais finitas no processo de reestruturação relacionados a projetos e iniciativas da Google que terão um impacto mais interno do que qualquer outra coisa.
Mas é também o fim da Google como a conhecemos, o polvo gigante que englobava tudo com seus múltiplos tentáculos, desde o Gmail e o Android até o Google Glass e balões de Internet sem fio. Na segunda-feira, veremos algo um pouco diferente, e será interessante acompanhar o que essas mudanças nos trarão.
Comentários