
Tech 04 Dez
04 de dezembro de 2020 73
Atualização (04/12/2020) - BB
Há anos tramita uma ação para decidir qual empresa tem direito para o uso da marca iPhone no Brasil. De um lado está a Apple, que possui nos celulares uma de suas maiores fontes de renda. Do outro está a IGB Eletrônica, mais conhecida pelo seu antigo nome, Gradiente.
A disputa tem como origem o fato de que a empresa brasileira solicitou o registro de patente para a marca “G Gradiente iphone” em 2000, quando a gigante de Cupertino ainda não havia lançado o primeiro modelo do seu popular iPhone. No entanto, a aprovação para o uso pela atual IGB Eletrônica só foi concedida em 2008, quando a Apple já tinha no mercado um celular com a mesma marca.
Após uma ação judicial aberta pela empresa estadunidense, ficou decidido que a IGB não agiu de má-fé, já que solicitou o registro antes de a Maçã lançar seu celular. Com isso, foi determinado que a Apple tem direito de uso exclusivo da marca iPhone, sem necessidade de pagar royalties, enquanto a IGB Eletrônica é autorizada a utilizar o nome “G Gradiente iphone”.
A decisão não foi bem recebida pela Gradiente e recorreu ao Supremo Tribunal Federal e, em agosto de 2020, o órgão iniciou a tramitação. Agora, após alguns meses, o ministro do STF José Antônio Dias Toffoli decidiu que as empresas devem resolver a disputa através de uma conciliação.
O político ressaltou, em sua decisão, que foi criado, neste ano, o Centro de Conciliação e Mediação no STF, que tem como objetivo chegar em uma decisão consensual entre empresas para questões jurídicas: “Considerando que a questão suscitada no recurso extraordinário versa sobre direitos patrimoniais disponíveis, determino a suspensão do presente processo e o encaminhamento dos autos ao Centro de Conciliação e Mediação.”
Texto original (13/08/2020)
Um processo judicial que rola há anos no Brasil envolve duas empresas tecnológicas: a primeira dispensa apresentações no mundo inteiro, a Apple, enquanto a segunda a IGB Eletrônica, bastante conhecida no país como Gradiente. A causa da ação é nada menos do que uma das principais marcas da gigante de Cupertino: o iPhone.
No entanto, apesar de usar esse nome em seus aparelhos há anos, a detentora da marca registrada no Brasil não é a empresa de Steve Jobs, mas sim a brasileira – que solicitou registro do nome “iPhone” desde 2000.
Agora, o Supremo Tribunal Federal, o STF, pode finalmente decidir se a Apple poderá continuar a usar o nome “iPhone” em seus produtos no Brasil ou não. O processo, que como dito, já dura anos, chegou a um ponto que, em 2012, a Gradiente lançou uma linha de smartphones com o nome iPhone com o sistema operacional do Google, o Android.
O advogado da Gradiente, Igor Mauler Santiago, justifica que “permitir que uma empresa reivindique uma marca registrada em boa-fé por outra companhia pune a criatividade, distorce a competição livre e atropela as autoridades de propriedade intelectuais brasileiras.”
Apesar de a solicitação de registro da Gradiente ter sido feita em 2000, a aprovação chegou só oito anos depois, quando a Apple já havia lançado seu primeiro iPhone. A empresa estadunidense argumenta que o Brasil não deveria ter aprovado a solicitação da Gradiente porque já havia um produto concorrente no mercado, no caso o iPhone norte-americano, mesmo que a solicitação da companhia brasileira tenha sido feito muitos anos antes.
Novamente, quanto a isso, o representante legal da Gradiente argumenta: “Afirmar que as circunstâncias de concessão da marca devem prevalecer sobre as de quando foi apresentada exige que o remetente seja nada menos que profético e subverte completamente o sistema de propriedade intelectual brasileiro.”
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que uma ação do tipo é aberta por uma empresa menor contra a Apple. Lá em 2012 a norte-americana perdeu um processo no México pelo uso do mesmo nome, quando lá já havia a marca iFone.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários