LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm pretende começar a produzir novo chip no Brasil o quanto antes

15 de março de 2018 17

O brasileiro Cristiano Amon foi selecionado como novo presidente da Qualcomm no final de 2017. Cerca de três meses depois da promoção, o executivo veio para o Brasil ministrar uma aula inaugural na Unicamp, universidade onde se formou em engenharia elétrica.

Após a palestra, feita a alunos e professores da faculdade, Amon deu uma entrevista a jornalistas, ao lado do presidente da Qualcomm para a América Latina, Rafael Steinhauser. O TudoCelular esteve presente no bate-papo, no qual o executivo comentou sobre a tentativa frustrada de compra da Qualcomm pela Broadcom e outros assuntos.

Quando foi questionado sobre a nova fábrica que a companhia vai abrir no país, em parceria com a taiwanesa USI, Amon passou a palavra para Steinhauser, que explicou brevemente os planos e prazos para começar a funcionar. Veja abaixo um resumo.

Aposta no Brasil

Nós temos um parceiro, que é a USI, que vai cuidar da parte de montagem e da operação da fábrica, em si. Nós vamos entrar com a parte de tecnologia.

Vamos ainda escolher o local exato de construção, o que deve ocorrer até o final deste ano, talvez um pouco antes. Só então, nós vamos começar a construção, e aí o prazo para dar início ao funcionamento pleno da planta é de 24 meses. Pode ser que antes disso já tenhamos algumas coisas, como talvez testes finais do produto, por exemplo.

Prazo para funcionamento

A fábrica deve começar a funcionar o mais rápido possível, mas não é fácil. Não dá para escolher um local e começar a fabricar chips da noite para o dia. Steinhauser explicou algumas questões que estão sendo levadas em conta, e deixou claro que o local, de fato, ainda não foi escolhido.

Vamos dar prioridade a um prédio já existente, porque demora muito subir um prédio do zero, pois ainda teríamos que buscar um monte de permissões. E nós queremos operar o mais rápido possível.

O que nós vamos fazer a partir de agora é um trabalho de desenvolvimento de software, de teste, de algumas partes de hardware, e depois de algum tempo desejamos não ter apenas estabelecer uma fábrica aqui no Brasil, mas também nos apoiar no país para toda a cadeia de geração e produção desse dispositivo.

Queremos fazer tudo rapidamente, porque nossa vontade é de que os primeiros produtos, telefones, com o SiP dentro, estejam no mercado ainda este ano. Estamos falando com várias fabricantes aqui no Brasil para que isso aconteça, e esperamos que dê certo.

Por que Campinas?

O que está definido é que a fábrica funcionará na cidade de Campinas. Qualcomm, MSI e o governo do estado paulista têm um acordo, e a cidade, que fica distante pouco mais de 90 quilômetros da capital do estado, já está escolhida para abrigar o prédio.

Escolhemos Campinas porque aqui tem um ecossistema de fornecedores, de parceiros, de institutos de pesquisas, de uma universidade, que é a Unicamp, um celeiro de grandes talentos.

E tem uma infraestrutura que você não tem em praticamente nenhuma outra parte do Brasil, desde o aeroporto de Viracopos, que é chave para você tem uma operação logística ágil, além de fornecimento de energia, gás, saneamento… uma série de coisas que só em Campinas encontramos. Até uma escola internacional, que é exigência de funcionários que pretendemos trazer de fora.

Nome oficial do SiP

Como já explicamos na matéria em que divulgamos a escolha do Brasil para a construção de uma fábrica da joint-venture Qualcomm e USI, o carro-chefe a ser fabricado por aqui será o "Sistema em um Pacote", ou SiP, na sigla em inglês. É um chip um pouco maior que um Snapdragon, e que servirá tanto para IoT como para telefones celulares. Mas o nome final do produto ainda não está definido.

Está na gestação ainda. O nome comercial do SiP, não está definido, ainda. Chamamos, vulgarmente, de ‘chipão’. Mas ele vai ter um nome melhor em breve.


17

Comentários

Qualcomm pretende começar a produzir novo chip no Brasil o quanto antes
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2