LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Milk-V mostra resultados promissores em teste de CPU RISC-V com placa RX 7900 XTX

01 de novembro de 2024 7

Testes feitos pela empresa Milk-V, especializada em CPUs baseadas na arquitetura RISC-V, com a placa-mãe premium Megrez mostraram resultados promissores ao utilizar uma GPU Radeon RX 7900 XTX. O conjunto conseguiu rodar benchmarks gráficos no Debian com boas taxas de quadros, feito considerável diante do alcance limitado da RISC-V.

Ainda em desenvolvimento, a Milk-V Megrez adota o chip EIC7700X, da chinesa Eswin, composto de CPU de quatro núcleos P550 da SiFive, umas das principais desenvolvedoras da RISC-V no momento. Já um tanto antigo, por ter sido lançado em 2021, o componente bate clocks baixos de 1,6 GHz, mas traz alguns recursos avançados, como codificação de vídeos em 8K com codec H.265 e uma Unidade de Processamento Neural (NPU) que atinge quase 20 TOPS com dados no formato INT8.

Para demonstrar as capacidades da Megrez, a Milk-V instalou Debian Linux — sistema com o melhor suporte a processadores RISC-V no momento — e uma placa de vídeo AMD Radeon RX 7900 XTX, cujo suporte a esse tipo de CPU foi adicionado há cerca de um ano. Fazer a combinação funcionar já é uma grande conquista, como destaca a própria Milk-V, mas benchmarks mostram um cenário mais animador.

A empresa reproduziu o glmark2, que renderiza objetos 3D na maior taxa de quadros possível, e obteve números acima de 4 mil FPS em quase todas as cenas testadas com resolução de 800 x 600 pixels. Em um primeiro momento, o feito não parece impressionar, mas levando em conta como o suporte e o desempenho dos chips RISC-V disponíveis atualmente ainda são limitados, esses resultados são bastante promissores.

Usada nos testes, a placa Milk-V Megrez possui CPU EIC7700X com arquitetura RISC-V e recursos modernos como codificação de vídeos em H.265 e NPU de 20 TOPS (Imagem: Reprodução/Milk-V)

Não espere ver uma máquina gamer ou mesmo um PC para uso profissional com uma CPU RISC-V tão cedo. Já há alguns notebooks equipados com processadores similares, mas o foco segue sendo os desenvolvedores. Mesmo assim, a demonstração da Milk-V é um sinal de que há potencial na arquitetura, e que, com o tempo e sorte, a RISC-V poderá ser uma rival para soluções em ARM e x86.


7

Comentários

Milk-V mostra resultados promissores em teste de CPU RISC-V com placa RX 7900 XTX
  • Essa é a briga mais interessante, pro futuro, mas no fim vai ser a mesma coisa das empresas q tentam disputar o topo, um gato e rato sem fim. Eu torço por essa disputa, x86 vs ArmvX vs RISC-V, ainda mais com essa improvável fusão da Arm/Intel.

      • esperando 2030 no MÁXIMO pra ver algo comercial bem desenvolvido e mudando o mercado assim como o M1 da Apple pra PCs. Que o conglomerado de desenvolvimento dê frutos maiores já em 2026/27 com padronização. Só o fato de não pagar royalties pra ARM e ter liberdade no design, teremos mais eficiência.

          • "Só" levou 44 anos anos entre o 8086 e o M1. E a Apple já tinha 13 anos de experiência com ARM nos iPhone.
            Os ARM chegaram em 85, e até antes do iPhone praticamente só tava em calculadora científica e outros aparelhos mais simples. Só ganhou o mercado que ganhou pq a Intel e AMD n deram a mínima pro mobile, ate teve um Zenfone com Intel em 2015, mas já era tarde.
            Nos PCs, o x86 tem o domínio, e a Apple e outros ARM só viram chance de entrar pq mais uma vez Intel e AMD n tinham CPUs com foco em eficiência energética, depois do M1 que eles viram q tinham q lançar CPUs com núcleos focados em eficiência, mas aí já perderam a Apple, e acabaram dando abertura pra outros CPUs virem pra Windows.
            Queria muito que uma arquiteta opensource viesse com força, mas sem ter nenhuma área que o RISC-V seja muito melhor q os ARM, acho difícil, tlvz as tretas que a ARM Holdings, tá tendo com a Qualcomm possa fazer a Qualcomm cogitar o RISC-V mas isso é só especulação minha

          • Que continuem a evoluir o Risk-V se tudo ocorrer bem em 15 anos algumas empresas já podem começar a sair das amarras da ARM e suas parentes.

              • Interessante

                  Especiais

                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                  Software

                  Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

                  Tech

                  PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

                  Economia e mercado

                  Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa