LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Os melhores apps gratuitos para manter a boa forma

0Comentários

RunKeeper

Utilizando o GPS do seu celular, o RunKeeper se transforma em seu personal trainer de bolso. Com comandos de voz, ele te auxilia nas atividades físicas por meio de voz e também exibe informações relativas a cada atividade. Essas informações produzem estatísticas detalhadas de passo, distância, tempo, calorias queimadas e progresso. Mesmo com as informações passadas por meio da voz, podemos ouvir e controlar nossas músicas normalmente por meio de uma ferramenta integrada diretamente ao RunKeeper.

Por meio de dispositivos, conseguimos até medir nossos batimentos cardíacos. Esses sensores podem ser comprados a parte de qualquer fabricante que utilize a tecnologia Bluetooth em seus produtos. Para utilizar os serviços do aplicativo, devemos criar uma conta ou entrar com o perfil do Facebook. Quanto mais tempo praticamos exercícios, mais dados o RunKeeper coleta, assim, temos acesso a um histórico para verificarmos como estamos nos saindo. Também somos capazes de inserir e alcançar metas, recebendo conquistas.

Qualquer atividade pode ser transformada em um plano de exercício, onde conseguimos segui-lo posteriormente. Como quase toda a aplicação móvel, somos capazes de compartilhar nossos dados, como conquistas e planos no Facebook, Twitter ou na própria conta no RunKeeper.com. Quem obtém a assinatura Elite, pode até dar a oportunidade de outras pessoas assistirem o mapa de suas atividades ao vivo durante cada exercício.

No site RunKeeper.com, somos capazes de integrar mais 70 outras aplicações, além de acessar a loja da empresa. Nela, podemos comprar dispositivos que nos auxiliam em relação aos exercícios. O aplicativo possui 20.7 megabytes e está disponível para aparelhos com versão 4.3 ou posterior do iOs. Então vamos testar essa ferramenta que promete muitas coisas.

Iniciando o aplicativo

A primeira vez que entramos no app, vemos o ícone do RunKeeper e as opções de conta. Conseguimos entrar com o Facebook e com um e-mail. Vou entrar com o facebook para facilitar o compartilhamento. Para isso, devemos tocar em “Sign up with Facebook” e autorizar o acesso às nossas informações básicas. Se preferir, pode criar uma conta utilizando seu e-mail tocando em ‘Sign Up with email’.
Logo do aplicativo / Tela de contas / Permissão para o Facebook
Ao fazer isso, temos que inserir nosso nome, e-mail e senha. Após isso, temos que adicionar mais informações, como tipo de atleta, a unidade de distância que nós queremos, nosso gênero, peso e data de nascimento. O tipo de atleta é dividido em quatro opções: Corredor – Runner, Ciclista – Cyclist, Pessoa que faz caminhadas – Walker ou um atleta padrão – Athlete. A unidade de medida pode ser em milhas ou quilômetros.
Criando conta / Informações pessoas / Tipos de atleta

Quando terminamos de inserir nossas informações, o aplicativo perguntará se desejamos receber notificações via push, que é o padrão do iOs. Se seu GPS estiver desativado, receberá um aviso de “PRECISÃO DO LOCAL NÃO DISPONÍVEL”. Para acabar com esse problema, nós devemos ligar os serviços de localização e autorizar o RunKeeper a utilizá-lo. Se o erro persistir, não se preocupe. É só ir para um lugar aberto e tocar em “try again”.

Agora já conseguimos ver a interface principal do app, onde podemos ver cinco opções na barra inferior e mais duas na parte superior. Os botões na barra inferior são: Me, Activities, Start, Friends e Settings.

Notificações por Push / Utilizando o GPS / Interface inicial

Me

Em Me, somos capazes de ver informações sobre nosso perfil e exercícios. A primeira coisa que vemos é nosso nome e a data de ativação de nossa conta. Logo ao lado, o RunKeeper exibe o tipo de conta atual, onde a de graça é a Basic. Abaixo, podemos visualizar a quantidade de quilômetros que percorremos nesta e na semana passada. Em Goals, conseguimos ver as metas que criamos, mas como ainda somos iniciantes e não temos nenhuma, vamos fazer.

Para criar uma meta, devemos tocar em “Set a goal!”. Realizando isso, vemos uma mensagem em inglês que diz “Seja orientado por uma meta”, então nos indica o botão que devemos pressionar. Ao tocá-lo, temos quatro tipos de metas: distância mais longa, perda de peso, corrida e distância total. Em cada um desses, somos capazes de inserir os dados da meta, como a distância ou unidade de medida, tipo de atividade, data de início e término e também temos a opção de compartilhar com o Twitter e Facebook.

Nota: A data é exibida em forma americana, ou seja, mês / dia /ano.

Quando terminar de inserir todos os dados, já podemos checa-la na guia Me. Enquanto você vai percorrendo seu objetivo, o aplicativo te informa a porcentagem já concluída.

Guia 'Me' / Metas / Nova meta

Em WORKOUTS PER WEEK, conseguimos configurar um plano de exercícios para serem realizados durante cada semana. Ao tocar em “Let’s go!”, podemos criar um tipo de atividade, em uma rota específica, com músicas pré-selecionadas, tipo de plano de exercício e a opção de transmitir o mapa ao vivo (só para a Elite pagante).

No tipo de atividade, somos capazes de escolher várias, que são: Corrida, exercício com bicicleta, bicicleta na montanha, caminhada, escalada, atividade com sky, snowboard, skate, natação, cadeira de rodas, remo e etc. Em rotas, podemos escolher somente as já criadas e infelizmente as mesmas só podem ser feitas através do site runkeeper.com. Em playlist, conseguimos selecionar uma lista de reprodução para ser a trilha sonora de nosso exercício e também temos a opção de shuffle, que reproduz nossas músicas de forma randômica.

Tipo de atividade / Rota / Criando rota no site

Em workouts, temos tipos de planos de exercícios, como maratonas, exercícios para iniciantes, intermediários e avançados. Em “one offs”, temos as atividades que não se repetem e em “target pace”, podemos ajustar um tempo de passo.

Voltando para a guia Me, temos os INSIGHTS, que são dados mais detalhados sobre nosso progresso. Ao tocar nesta opção, percebemos que essa função não é grátis. Logo abaixo, conseguimos ver os preços praticados pela empresa, que são: 4,99 dólares, ou aproximadamente dez reais por um mês ou 19,99 dólares, aproximadamente quarenta reais, por um ano.

Por fim, em PERSONAL RECORDS, podemos ver o nosso recorde pessoal. Quando tocamos nessa opção, conseguimos ver mais dados como maior duração, maior elevação subida, mais calorias queimadas, média de velocidade do passo e distância mais rápida.

Workout / INSIGHT que é uma função só para quem paga / Recorde pessoal

Activities e Start

Ao lado da guia Me, em Activities, conseguimos ver as atividades que temos para hoje. Mas primeiro temos que criar uma, então devemos tocar no botão central Start. Nessa janela, podemos personalizar e salvar um exercício. Aqui, devemos selecionar o tipo de atividade, rota, playlist, workout e a transmissão do mapa ao vivo.

Na parte superior esquerda, temos o ícone de notificações e na direita temos a opção de selecionar atividades manualmente e podemos escolher entre duas opções: Indoor (exercícios efetuados dentro de casa ou galpão) e Weight, que são atividades relacionadas a pesos.

Guia activities / Nova atividade / Inserir manualmente

Quando tocamos em “start activity”, temos acesso à interface de monitoração de exercícios. Nela, podemos ver o tempo percorrido, calorias queimadas, média de tempo, configurações, foto, gráfico de progresso, distância, passo, finalizar e pausar.

O design é realmente muito bonito, o visual mais aperfeiçoado de todos os aplicativos de exercícios. Ao tocar no tempo, uma voz resume as informações sobre a nossa atividade em inglês. Ao tocar em configurações, conseguimos alterar o modo de display, ou seja, para dia ou noite, auto pause, que é executando quando o GPS detecta que nós paramos, somente landscape (celular deitado, em forma de paisagem) e o que queremos que a voz fale quando tocamos no tempo. Ao tocar no ícone de câmera, podemos tirar uma foto para definir a paisagem da atividade.

Monitoração de exercícios / Movimentação / Configurações
Ao deslizar para o lado, temos ainda mais opções. Para o lado direito, acessamos o mapa indicando nossa localização e para o lado esquerdo vemos a velocidade média. Podemos pausar a atividade a qualquer momento e o RunKeeper avisa por meio de voz. Ao tocar em “Stop”, somos capazes de finalizar o exercício. Quando saímos da página de controle de exercício, conseguimos adicionar uma mensagem, ver a foto que tiramos como paisagem e compartilhar.
Mapa de localização / Velocidade / Terminando a atividade

Para remover a foto é bastante simples, é só tocar em cima da mesma e apertar em “Remove picture”. Realizando a mesma ação, também temos a opção de escolher uma foto em nossa biblioteca.

Na parte inferior, conseguimos tocar no relógio para ajustar um lembrete de fazer uma atividade física. Ao fazer todas as edições, é só tocar em Save. Se quiser descartar, deve pressionar o ícone de lixeira, localizado na parte superior esquerda. Quando salvamos um exercício, a voz o resume e quando realizamos um recorde pessoal, uma nova janela é exibida, mostrando qual recorde foi quebrado e nos dando a opção de compartilhar no Facebook e de visualizar a atividade que nos proporcionou isso.

Agora em Activities, já podemos visualizar os exercícios que foram realizados. Ao tocar em cada um, temos acesso a dados mais detalhados e o ícone Options no canto superior direito nos dá mais opções, como apagar atividade, editar, reenviar para o RunKeeper.com e compartilhar.

Opções de foto / Quebrando recordes pessoais / As atividades agora aparecem na guia Activities

Friends e Settings

Em Friends, conseguimos adicionar conhecidos por meio dos nossos contatos ou Facebook. Para fazer isso, é só tocar no ícone localizado no canto superior direito e então selecionar o local de pesquisa.
Amigos / Adicionando amigos / Contatos

Em Settings, podemos alterar as nossas preferências do aplicativo. No primeiro grupo de opções, conseguimos ver o e-mail e tipo de nossa conta, além da opção de UPGRADE, que transformaria nossa conta em Elite com os preços já mencionados no texto.

Em WORKOUT REMINDER, podemos decidir se queremos que o aplicativo nos lembre de nos exercitar ou não. Ao tocar em Don’t Remind Me, conseguimos alterar essa opção e definir a data e horário. Lembre-se de que a notificação via Push deverá estar habilitada.

Configurações / Preços / Lembrete
Em HEARTRATE MONITOR, podemos nos conectar via Bluetooth com aparelhos que medem a frequência cardíaca. Para fazer isso, toque em Pair, se não tiver algum, pode tocar em Get One! E ser redirecionado para o site da loja do RunKeeper, onde podemos achar acessórios diversos. Por exemplo, o sensor de frequência cardíaca custa 99,99 dólares, aproximadamente duzentos reais.
Notifição deverá estar ativada / Bluetooth para conexões com sensores / Site da loja RunKeeper
Em ADDITIONAL SETTINGS conseguimos alterar preferências sobre áudio, volume, display e distância. Quando tocamos em Audio Cues, podemos selecionar quais itens entrarão na repetição vocal. Em Audio timing, somos capazes de inserir o tempo de intervalo entre cada repetição vocal com o resumo das informações do exercício. Em PRIMARY DISPLAY, conseguimos alternar entre quilômetros e milhas. Também temos opções adicionais como intervalo entre a contagem e auto pause.
Configurações adicionais / Opções de áudio / Intervalo de voz

Em SHARINGS SETTINGS, podemos configurar itens de compartilhamento, como privacidade e adição de contas.

Por fim, em PROFILE SETTINGS, conseguimos alterar nossos dados do perfil, como nome, data de nascimento, gênero, localização e peso. Se gostou de RunKeeper (ou não) e quer pontuá-lo, toque em ‘Love RunKeeper? Rate us!’. Se quiser ler mais sobre o aplicativo, toque em ‘About’ e poderá ler dicas e informações. Por fim, se quiser sair da sua conta no app, toque em Log Out.

Configurações de perfil / Sobre o aplicativo

Conclusão

RunKeeper é realmente bom. Ele usa satisfatoriamente nosso GPS para realizar um trabalho muito bem feito. Ele é o aplicativo que nos fornece mais funções de graça, com planos de exercícios, atividades programadas, rotas, avisos e muito mais. O preço de quarenta reais por ano também não uma coisa impossível de se aceitar, por tudo o que o RunKeeper faz com por nós. Mesmo caminhando pelo apartamento ele reconhece que estamos nos movendo e adiciona a distância percorrida e calorias gastas, sem nenhum problema. A voz utilizada pela personal trainer virtual é, infelizmente, em inglês e ainda não a existe opção de mudar. As metas funcionam como uma motivação para nós e isso, nos aplicativos concorrentes, é inexistente ou uma função paga. A única coisa que poderia ser adicionada é a criação de rotas diretamente no aplicativo. Se quiser perder o peso ganho ao ficar muito tempo na internet, recomendo o RunKeeper para te deixar em forma.

Prós e contras

GPS funciona muito bem até em locais fechadosCompartilhamento de exercíciosMetas e conquistasDesign organizadoConseguimos tirar uma foto para relacionar ao exercícioFornece o maior acervo de funções de graçaDados de exercícios por semana
Idioma somente em inglêsOpção de criar rota é inexistente no aplicativo, só está disponível no site

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

RunKeeper
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Abril 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular