LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apps agregadores de notícias para iOS

0Comentários

Google Currents

O Google Currents é um aplicativo disponível para iOS (iPhone, iPad e iPod Touch) e Android que possibilita você ter uma biblioteca de revistas virtuais dentro de seu aparelho celular, onde você consegue , gratuitamente, assinar: edições de editoras conhecidas como Forbes, TechCrunch, The Guardian; edições criadas pelo Google (utilizando sua fantástica tecnologia de busca para juntar edições para você leitor); e por último assinar o feed de notícias de seus favoritos blogs (integração com o Google Reader). Além disso, o Google Currents utiliza a tecnologia do Google Tradutor para traduzir edições para seu idioma entre 44 idiomas suportados. Bom, vamos começar a explorar detalhe por detalhe desse aplicativo! O ícone do aplicativo vai ser igual à imagem abaixo:

1 – Ícone do Aplicativo

A grande vantagem desse aplicativo é que como ele é um aplicativo do Google, você pode utilizar sua conta de email, por exemplo, para realizar a autenticação para entrar no aplicativo. Como a grande maioria das pessoas possui uma conta do Google, você não precisa criar uma conta específica como em outros aplicativos similares que estão disponíveis no mercado. Para fazer o login com sua conta do Google, ao abrir o aplicativo vá em “Fazer Login” que se encontra no canto inferior do aplicativo para ser redirecionado para a tela de autenticação, onde você deverá preencher as seguintes informações: E-mail e Senha. Depois de preenchido, pressione o botão azul “Login” para entrar no aplicativo.

1 – Carregando o aplicativo 2 – Tela de Login 3 – Fazendo download do conteúdo

E se por um acaso eu não tiver uma conta no Google?

Se você é uma dessas pessoas, você deve criar uma conta antes de poder entrar no aplicativo. Na tela de Login, você deverá ir ao botão “Inscrever-se” que se encontra no canto inferior direito da tela para ser redirecionado para a tela de cadastro de contas do Google. Você deverá preencher os seguintes campos para criar uma conta: nome, sobrenome, nome de usuário, senha, confirmação de senha, data de nascimento, sexo, celular, endereço de email atual. Depois de criar a conta, você conseguirá usufruir esse ótimo aplicativo.

Navegando dentro do aplicativo

Logo depois de você se autenticar, uma tela contendo o seguinte texto “Fazendo download do conteúdo pela primeira vez. Aguarde” irá aparecer indicando que o aplicativo está baixando seu conteúdo inicial para você poder visualizar. Logo após isso você será encaminhado para o menu lateral do aplicativo.

Como visualizar uma assinatura?

Para visualizar uma assinatura, você possui duas maneiras diferentes: pelo menu lateral ou usando o “touchscreen”.
Pelo menu lateral você verá, a princípio, todas as suas assinaturas separadas por categorias, onde ao selecionar uma categoria, uma lista de assinaturas que fazem parte dessa categoria surge logo abaixo da categoria. Para visualizar uma assinatura, você deverá selecionar a categoria que deseja e depois a assinatura desejada. Depois de selecionar o menu lateral desaparecerá e você terá acesso a assinatura escolhida.

Quando dizemos que você consegue visualizar uma assinatura via “touchscreen”, significa que quando você já estiver na tela da assinatura, você consegue navegar entre diferentes assinaturas apenas deslizando seu dedo da tela do canto direito para a esquerda para avançar uma assinatura ou do canto esquerdo para a direita para retroceder uma assinatura.

Resumindo, a primeira maneira é mais útil quando você sabe o que quer visualizar, pois você consegue selecionar sua assinatura em específico. Já na segunda maneira, é para os casos em que você não deseja visualizar nada em específico, podendo navegar entre as assinaturas até achar algo que lhe agrade.

1 – Criando uma Conta 2 – Menu Lateral 3 – Visualizando uma assinatura

Toda tela é uma assinatura?

Não! Nem todas as telas que você visualiza são de assinaturas. As telas são dividas principalmente por categorias, sendo:
- A primeira tela contém apenas um “slideshow” de todas as fotos das assinaturas dentro dessa categoria contendo seu título no canto inferior direito, o nome da assinatura no canto inferior esquerdo e há quantas horas foi seu último artigo publicado.

- Deslizando com o dedo da direita para esquerda, você começa a navegar entre as assinaturas que estão dentro dessa categoria.

- Por último, você encontra a tela de “Últimas Matérias” onde ficam todos os últimos artigos de todas as assinaturas dessa categoria. Essa tela é ótima porque consegue juntar todas as notícias e matérias de uma mesma categoria, por ordem de publicação.

Como visualizar artigos dentro de uma assinatura/categoria?

Dentro de uma assinatura, os artigos ficam divididos em quadrados de fundo branco contendo (na ordem de cima para baixo): título do artigo, data da publicação e imagem do artigo. Para visualizar um artigo, basta você selecionar dentro do quadrado desejado, que você será encaminhado para a tela contendo o artigo por inteiro.

Dentro dessa tela, você irá perceber que ela funciona diferente de outros aplicativos, porque a notícia fica dividida em páginas e quando o texto atinge o fim de uma página, ao invés de aparecer uma barra de rolagem para você continuar lendo mais abaixo, você deverá deslizar seu dedo do canto direito para a esquerda para continuar sua leitura. Quando a notifica acabar, você pode continuar deslizando seu dedo para mudar para a próxima notícia sem precisar voltar para a tela anterior. Essa maneira é muito interessante porque evita de você precisar ficar deslizando muito seu dedo para cima e para baixo, o que algumas vezes poderia causar uma confusão na leitura.

Como utilizar a barra de opções dentro de um artigo

No canto inferior da tela de um artigo, existe uma barra de opções com as seguintes funcionalidades: voltar (clique nesse botão para voltar para a tela da assinatura), colunas (ao selecionar essa opção, uma janela no canto esquerdo irá abrir contendo todos os artigos separados por colunas do site, onde você também pode traduzir a página para sua língua indo no canto inferior direito), favoritos (adicionar o artigo em sua lista de favoritos), compartilhar (Google+, Tumblr, E-mail, Instapaper, Facebook, Pocket, Twitter e Pinboard) e avançar assinatura.

1 – Categorias no menu lateral 2 – Visualizando um artigo 3 – Compartilhando um artigo

Como eu sei que um artigo já foi lido?

Toda vez que você entrar em um artigo para ler e depois voltar para a tela de assinatura, todo o texto desse artigo ficará na cor cinza, indicando que ele já foi lido.

Como alterar as colunas de uma assinatura?

Dentro de um site e também de uma assinatura, existem várias colunas, que seriam como setores dentro de uma assinatura. Para você escolher uma colunas específica, você terá que ir no topo da tela da assinatura e pressionar em seu título, onde irá abrir uma lista de vários setores dentro dessa assinatura. Quando você selecionar algum setor, apenas os artigos desse setor serão listados nessa assinatura. Nos últimos dois itens desse menu, você poderá compartilhar a assinatura e cancelar a inscrição da mesma.

Como atualizar a página de assinatura?

Se você já estiver a algum tempo na tela de uma assinatura e deseja atualizá-la para ver se existem novas publicações, você pode arrastar a tela de cima para baixo para buscar novos artigos dessa assinatura.

Como mudar de uma assinatura para outra?

Sempre que você chegar à tela de “Últimas Notícias” você saberá que está na última tela daquela assinatura. Para navegar para a próxima assinatura, basta você continuar deslizando seu dedo da direita para esquerda que você entrará na tela quem contém o “slideshow” da próxima assinatura.

Como pesquisar uma assinatura?

Para pesquisar por uma assinatura específica, você deverá ir ao canto superior direito e pressionar no botão quem contém uma lupa para abrir a tela de pesquisas. Como nos outros aplicativos, ao digitar a palavra digitada, uma lista de possíveis resultados aparecerá logo abaixo. Porém no Google Currents os resultados são divididos em três setores: Edições, Artigos e Feeds.

Edições

É aqui que ficam todos os “publishers”, ou seja, os criadores de conteúdos (artigos/notícias). Caso sua pesquisa retorne nesse setor, você consegue adicioná-lo em sua lista de assinaturas pressionando o botão “Adicionar” no canto direito de cada resultado. Se adicionado com sucesso, uma mensagem em cinza “Na biblioteca” irá aparecer no lugar do botão.

Artigos

Já aqui você encontra como resultados apenas os artigos relacionados ao termo que você pesquisou, ou seja, você não consegue adicioná-los em sua biblioteca, apenas ler.

Feeds

Por último, existe a opção de você adicionar em sua biblioteca vários sites que possuem Feeds. O feed de notícias, como é conhecido, é uma forma de um usuário conseguir ler todas as notícias (principalmente as últimas) de vários sites ou blogs em apenas um lugar sem precisar entrar em vários sites.

1 – Colunas da assinatura 2 – Tela de Pesquisas 3 – Pesquisando um termo

E se por um acaso eu não tenho nenhum artigo/edição/feed em mente para pesquisar e mesmo assim quero utilizar o aplicativo?

Para adicionar novos artigos/edições/feeds sem saber seus nomes, o aplicativo consegue te ajudar sim! No menu lateral esquerdo, vá em “Adicionar assinaturas”, onde você será redirecionado para uma tela contendo uma lista de categorias, como: Em destaque, Recomendado, Notícias, Negócios, Design, Entretenimento, Estilo de vida, Ciência e Tecnologia, Esportes, Curadores, Outros, Google Reader e Últimas Matérias. Embaixo de cada uma dessas categorias, são listadas algumas assinaturas para você se inscrever.

Como visualizar meus artigos salvos como favoritos?

Para isso, você precisará acessar o menu lateral, indo ao canto superior esquerdo, onde no último item desse menu você encontrará a opção “Salvos”. Ao selecionar essa opção, você será redirecionado para uma tela contendo todos os artigos que você salvou como favorito.

Configurações

Ainda no menu lateral, no topo dele ao lado direito de seu login, você encontra o botão de configurações (imagem de uma engrenagem). Ao entrar nele, iremos detalhar suas funcionalidades mais importantes: configurações de sincronização, Compartilhamento, Tradução e Gerais.

Configurações de sincronização

Dentro dessa opção, você consegue habilitar (para todas as edições ou escolher edições) ou desabilitar a inclusão de imagens para leitura off-line (por padrão está desabilitado). Além disso, você tem a opção de sincronizar todas edições (caso tenha alterado).

Compartilhamento

Aqui dentro você consegue configurar as redes sociais que estão disponíveis para sincronização: Facebook, Google+, Instapaper, Pinboard, Pocket. Tumblr e Twitter.

Tradução

Dentro desse menu você consegue alterar seu idioma preferido, onde será usado quando você optar por traduzir uma notícia.

Gerais

Por último, você tem a possibilidade de habilitar ou desabilitar a abertura de links no Chrome e de reproduzir sons.

1 – Visualizando artigos salvos 2 – Menu Configuração 3 – Menu Configuração

Conclusão

Resumindo, esse aplicativo não pode ser comparado à um Google Reader pois o foco do Google Reader é principalmente web-based e além disse ele só foca em feeds. Já o Google Currents aborda feeds e editoras que tornam toda a experiência diferente, pois a qualidade da informação é outra. Você consegue salvar artigos para ler depois, seu modo de navegação (no sentido horizontal e não vertical) de artigos é bem interessante e funcional, possui modo de visualização na horizontal e na vertical, total suporte com o Google Reader para você conseguir importar todos os seus feeds para dentro do Google Currents. Enfim, esse aplicativo além de ser totalmente gratuito possui muitas funcionalidades que todo usuário que experimentar vai gostar.


Prós e contras

Aplicativo totalmente em portuguêsFuncionalidade de pesquisas de assinaturas, artigos e feedsGratuitoModo de navegação dentro da notícia muito bem elaborado, o que facilita a leituraModo de visualização na horizontal e verticalSuporte a leitura offline
Na hora de traduzir um artigo para português o aplicativo fechou inesperadamente. Porém quando voltei para o mesmo artigo ele estava traduzidoDisponível apenas para aplicativos, não sites

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

Google Currents
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Maio 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular