LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Aplicativos essenciais para viajar

4Comentários

Waze

O Waze é um aplicativo disponível para iOS (iPhone e iPad) e Android que além de ser um GPS, ele também funciona como uma rede social. O slogan do aplicativo é: “Outsmarting traffic, together”, ou seja, melhorando o tráfego juntos, que significa que existe uma colaboração entre os usuários do Waze para todo mundo conseguir chegar a seu destino de uma maneira mais inteligente e eficiente. Ficou curioso? Pois é, esse aplicativo tende a deixar as pessoas bastante curiosas! Bom, vamos começar a explorar detalhe por detalhe desse aplicativo! O ícone do aplicativo vai ser igual à imagem abaixo:
1 – Ícone do aplicativo
Ao entrar pela primeira vez no aplicativo, ele abrirá uma tela com os termos e condições de uso (infelizmente em inglês). Após ler todo o texto, no final da página você deve ir em “Aceitar” que se encontra no canto inferior direito para prosseguir ou “Rejeitar” para sair do aplicativo. Após essa tela, provavelmente uma caixa de texto irá aparecer bem no meio da tela avisando que seu dispositivo não possui o pacote de arquivos de voz em Português. Clique em “Sim” para baixar o pacote ou “Não” para rejeitar. Enfim chegamos na tela de login do aplicativo. Antes de você entrar no aplicativo, você pode visualizar um pequeno vídeo (sem som) mostrando todas as funcionalidades que ele tem. Para isso, basta pressionar o botão “>” que se encontra no meio da tela que esse vídeo começará a tocar (vale a pena dar uma conferida!).
1 – Tela de Nosso Acordo 2 – Tela para baixar pacote de vozes em português 3 – Tela de Login

Login

Você possui duas opções para entrar no aplicativo: realizar o login ou apenas entrar no aplicativo como um usuário temporário. Agora vem a pergunta: qual a diferença entre os dois? Se você quer apenas utilizar a função GPS, você pode entrar no aplicativo como usuário temporário (botão “Usuário novo – dirigir” que se encontra no canto inferior direito) que você já conseguirá suprir suas necessidades de uma maneira mais rápida. Mas caso você queira aproveitar todas as funcionalidades e diferenciais que esse aplicativo lhe fornece, você deverá se autenticar no aplicativo (botão “Login” no canto inferior esquerdo). Ao pressionar esse botão, você será redirecionado para uma tela onde deverá preencher com seu usuário e senha do Waze ou poderá se conectar pelo seu usuário do Facebook.
1 – Vídeo demonstrativo 2 – Tela de Login 3 – Restaurando favoritos
Caso seja seu primeiro acesso, uma tela com dicas de como aproveitar melhor o aplicativo irá aparecer, falando que você pode “dirigir com o Waze ligado”, “reportar eventos do transito” e “editar e atualizar o mapa”. Com essas pequenas dicas, você começará a se familiarizar logo com o aplicativo, ganhará pontos e poderá evoluir mais seu “avatar”.
1 – Tela de Dicas 2 – Tela inicial com foco na sua localização atual (carro vermelho) 3 – Navegando pelo mapa
Passando essa tela, você finalmente entrará no aplicativo. O design é similar com a de outros aplicativos com GPS que, por exemplo, mostra o fundo da tela mais escuro quando está de noite e o fundo de tela fica mais claro quando está de dia. Sua localização atual é representada (por padrão) por um carro vermelho que poderá ser alterado em qualquer momento caso não tenha gostado.
1 – Parte superior do menu esquerdo 2 – Parte inferior do menu esquerdo 3 – Opções de zoom no canto direito

Menu

No canto inferior esquerdo, você encontra o menu principal do aplicativo. Nele existem as seguintes opções: Navegar, Preços, Meu Waze, Enviar, Mensagens, Desligar, Alertas, Amigos e Config.

Navegar

Essa provavelmente será a opção mais acessada pela maioria dos usuários. É dentro dela que você consegue pesquisar e localizar lugares para você adicionar como seu destino. Ao entrar nessa tela, você logo irá visualizar a barra de pesquisas no canto superior da tela onde você poderá pesquisar endereços, locais ou até mesmo contatos. Quando dizemos que podemos pesquisar até contatos, é porque ele vai fazer uma busca com o termo que você escreveu (Por exemplo: “Gilberto”) e irá buscar, na sua lista de contatos e trará como resultado caso você tenha preenchido o campo de endereço ao salvar o contato.

Ao buscar, você perceberá que, a princípio você estará utilizando o motor de busca do próprio Waze. Mas caso não tenha encontrado o resultado certo, você pode alternar entre outros motores de busca, como: Google, foursquare, Bing e sua lista de contatos. Para acessá-las, basta você ir no canto inferior da tela de resultados e deslizar para a direita que você irá percorrer por todos esses motores de busca citados acima.

1 – Tela de Navegar 2 – Tela de Resultados da busca 3 – Outros motores de busca
Quando encontrar seu destino, basta selecioná-lo para ser encaminhado para a tela de pré-visualização, onde você consegue definir como partida, mostrar no mapa a localização, compartilhar a localização (por SMS ou email), adicionar o destino em sua lista de favoritos ou simplesmente definir como destino (botão “Ir” que se encontra no canto inferior direito).
1 – Tela de pré-visualização ampliada 2 – Compartilhando a localização 3 – Tela de pré-visualização

Navegando...

Depois de pressionar o botão “Ir”, você será redirecionado para a última tela antes de voltar para o mapa de navegação. Nela, haverá um temporizador de 10 segundos que caso você não queira alterar a rota (indo em “Rotas”) ou enviar a localização, ao término desse tempo você começará a navegar pelo mapa do Waze. No canto inferior da tela você verá um horário que representa a hora esperada de chegada ao destino (no caso 23:37).

Já logo abaixo no canto esquerdo a quantidade de minutos que irá demorar e no canto direito a distância, em km, do destino. Você perceberá que o mapa agora está todo tracejado em rosa que é o caminho que o Waze está sugerindo que você faça para conseguir chegar ao seu destino naquele tempo estimado. Em cima da tela você encontra a seta para onde você deverá fazer a próxima curva, com a distância e o nome da rua que você deverá entrar.


Preços

Essa é uma das funcionalidades que mais me agradam dentro do aplicativo. Com ela, você consegue listar todos os postos de gasolina que estão mais próximos a você e visualizar o preço do combustível de cada uma desses postos. Mas ai você me pergunta: como que eles conseguem manter o valor dos preços atualizados? É aí que entra a parte da rede social: os próprios usuários conseguem atualizar os preços quando eles estiverem próximos aos postos.

Genial não? Como o aplicativo mostra o valor do preço da gasolina na listagem, caso você queira visualizar o preço do álcool ou até mesmo do diesel e da gasolina aditivada, basta você selecionar o posto desejado e ir à aba “Informação” que se encontra no canto superior da tela que logo irá abrir mais detalhes com esses dados.

1 – Lista de postos de gasolina 2 – Detalhe de um posto 3 – Informações dos preços

Meu Waze

Já dentro dessa opção, você consegue customizar o seu “avatar” (bichinho que aparece tanto para você quanto para os outros usuários do Waze). Nessa tela você encontra as seguintes funcionalidades: Meu humor, Meu Placar, Grupos Waze, Meu apelido e Configurações.
1 – Tela Meu Waze 2 – Tela de Meu Placar 3 – Tela de Meu Humor

Ao entrar na tela de “Meu Humor”, você consegue alterar seu humor (alterando assim seu avatar) conforme você está realmente se sentindo no dia. Já em “Meu Placar”, você consegue visualizar quantos pontos você possui (para conseguir pontos você deve dirigir ou ajudar a comunidade, ou seja, realizando alertas, informando preços da gasolina, alterando mapas errados, etc), quantos pontos faltam para atingir o próximo nível.

O legal dessa tela é que você também consegue visualizar os níveis de seus amigos do Facebook (caso tenha feito a integração). Em grupos, você consegue formar grupos para conseguir visualizar informações mais precisas de pessoas próximas. Em meu apelido, você consegue trocar o nome que irá aparecer para todo mundo que estiver utilizando o Waze. Não irei comentar agora o botão de Configurações porque ele será explicado melhor mais abaixo.

Enviar

Nessa opção você consegue compartilhar tanto sua localização atual como seu destino para qualquer pessoa via email, facebook, mensagem ou copiando sua localização para área de transferência.
1 – Compartilhando localização 2 – Enviar local 3 – Copiando para a área de transferência

Mensagens

Essa funcionalidade serve para você conseguir trocar mensagens com outros usuários do Waze e também para receber notícias e novidades da própria empresa.

Desligar

Selecione aqui caso queira sair do aplicativo.

Alertas

Essa é outra grande funcionalidade que é bastante inovador do aplicativo, tudo graças à integração do sistema de GPS com uma rede social, pois você consegue visualizar diversos tipos de alertas durante seu percurso, como: Polícia, Trânsito, Acidentes, Bate-papos e Perigos.
1 – Tela de Alertas 2 – Tela de Tudo 3 – Tela de Polícia
Ao entrar nos detalhes de cada tipo de alerta, você consegue visualizar três tipos diferentes de alertas: Próximos de você, Na rota e Meus grupos. Logo abaixo você verá, em pequenos balões, o tipo de alerta com sua imagem, em qual endereço ele está, quem criou esse alerta, há quanto tempo foi criado o alerta, a distância, comentários e agradecimentos. Se você reparou, esse aplicativo é legal porque você ajuda outras pessoas a se ajudarem também, evitando todo mundo cair em um trânsito intenso devido a um acidente, ou evitar uma blitz de polícia, ou evitar um acidente entre outros.

Amigos

Essa opção permite que você veja quem são os seus amigos do Facebook (novamente, caso você tenha feito a integração) que estão utilizando o Waze, onde ao clicar em um contato você pode tanto enviar uma mensagem para ele ou mandar um “Beep Beep!” (como se fosse um cutucar do facebook). Outra funcionalidade interessante nessa mesma tela é que no canto superior direito em “No caminho” você consegue visualizar, caso tenha, seus amigos que estão passando perto de sua rota.

Config.

Na última opção, você consegue alterar diversas configurações de seu aplicativo. Elas estão divididas em dois submenus: Configurações rápidas e Config.

Configurações rápidas

Nele, você consegue alterar a visão do mapa entre 2D e 3D (sendo que a 3D é a padrão utilizada). Você também pode alterar o modo de visualização do mapa, sendo Dia (claro), Auto (automático) ou Noite (escuro).

Config

Nesse submenu você encontra: Config. Gerais, Redes Sociais, Config de exibição, Som, Navegação, Postos de combustível, Conta e Perfil, Avançado, Divulgue e Ajuda.

Config Gerais

Dentro dessa tela é possível alterar o idioma do aplicativo, vozes de orientação, unidades (milhas ou km), proximidade dos eventos (apenas na rota, 5km, 25km, 50km, 100km, 200km ou tudo) e habilitar ou desabilitar o impedimento do autobloqueio.

Redes Sociais

Aqui você pode se conectar a diversas outras redes sociais para aumentar sua experiência dentro do aplicativo. Há possibilidade de se conectar ao Facebook, Twitter e Foursquare. Além disso, também pode-se configurar a possibilidade de aceitar bate-papos públicos, mensagens privadas, ativar pop-up de alertas dos grupos entre outros.

Config de exibição

Outra customização que você pode fazer é alterar o esquema de cor do mapa, alterar a exibição de eventos, wazers, bate-papos, perigos, etc no mapa, alterar o veículo de seu carro (lembra que era o carro vermelho? É em “Meu Carro” que você tem a a possibilidade de alterar essa imagem) e por último ativar ou desativar o velocímentro.

Som

Dentro dessa tela você tem a possibilidade de alterar o volume geral e do dispositivo, alterar a complexidade das vozes (apenas instruções ou incluir nomes das ruas também), ativar ou desativar o viva voz do telefone e Bluetooth.

Navegação

Como em muitos outros aplicativos de GPS, essa tela fornece a possibilidade de escolher o estilo de navegação (mais rápida ou mais curta), ativar ou desativar vias com pedágio, grandes rodovias e estradas de terra.

Postos de combustível

Aqui você consegue selecionar uma marca para torná-lo um posto preferido, alterar o combustível preferido, alterar a classificação dos postos (por preço, distância ou bandeira) e ativar ou desativar a exibição de pop-up para atualização de preços.

Conta e Perfil

Para manter o controle dos usuários, essa tela lista as redes sociais que você está conectado, seu nome de usuário e há quanto tempo se juntou ao Waze.

Avançado

Essa tela serve para você conseguir ativar ou desativar o controe do mapa ao tocar na tela, autoaprender rotas a destinos freqüentes, zoom automático, fixar o norte e visualizar a quantidade de transferência de dados utilizados pelo aplicativo.

Divulgue

Página para compartilhar o aplicativo pelas diversas redes sociais.

Ajuda

Tela de ajuda com um pequeno tutorial dentro dele.

Menu de Alertas

Voltando à tela inicial do aplicativo, no canto inferior direito você encontrará o menu de Alertas. É dentro dele que você conseguirá ajudar a comunidade do Waze a melhorar cada vez mais o aplicativo subindo alertas e informações para manter cada vez mais os servidores atualizados e conseqüentemente aumentando sua quantidade de pontos. Ao selecioná-lo, irá abrir um balão com dez opções de alertas a enviar: Trânsito, Polícia, Acidente, Perigo, Radar, bate-papo, Erro Mapa, Preços, Bloqueio e Check-in.

Para cada tipo de alerta, você consegue indicar, por exemplo, em Trânsito (moderado, intenso ou parado), em Polícia (visível ou oculta), em Acidente (leve ou grave), em Perigo (em rota, acostamento ou clima), em Radar (velocidade, semáforo ou falso). Além disso, você consegue mencionar se está no seu lado ou no outro lado da vida, consegue tirar foto do local e consegue compartilhar o alerta.

1 – Tela de Configurações 2 – Tela de Configuração Geral 3 – Tela de Alertas de Acidente
Resumindo, esse aplicativo com certeza possui inúmeros diferenciais em relação aos outros aplicativos de GPS, pois com sua idéia inovadora de integrar uma rede social com o aplicativo fez com que nenhum outro aplicativo conseguisse nem ao menos chegar perto das poderosas funcionalidades do Waze. Além disso tudo, ele é gratuito para as duas plataformas (iOS e Android), porém pessoalmente eu parei de utilizá-lo há um tempo atrás devido à lentidão na hora de você ser guiado pelo aplicativo, o que me fez errar o caminho algumas vezes por demorar para falar, por exemplo, para virar a direita a 50 metros e quando ele falava essa rua já tinha passado. Porém depois da atualização creio que eles melhoraram um pouco essa parte, o que ainda o torna muito atrativo pela rede social integrada.

Prós e contras

Multi-plataformaInterface bem simples, agradável e de fácil utilizaçãoPossui um pequeno tutorial bem explicativo quando você entra pela primeira vez no aplicativoRede social integrada onde você pode adicionar amigos, trocar mensagens, etcFuncionalidades exclusivas como ver preços de postos próximos, alertas sobre polícia, acidentes, etcSistema inteligente de navegação: Ele faz o melhor caminho.
Aplicativo depende dos próprios usuários para atualiarem as informaçõesGuia do GPS não possui desempenho tão rápido quanto os demais aplicativos de GPS

Se curtiu, compartilhe!


4

Comentários

Waze
  • Baixei o aplicativo porém a tela trava e não consigo aceitar os termos.E passar para o cadastro, Como resolver?

    • tenho um celular android com o waze e um ipad. acontece que quando entrei pela primeira vez no waze e pelo ipad, ele criou um usuario world_p9... e mesmo ja ter registrado depois disso, um usuario diferente no waze, ao entrar com o meu e-mail, o waze simplesmente engoliu o novo usuario, permanecendo o world_p9...
      Queria saber como excluir esse world_p9... e ficar com o meu usuario que é meu nome e mais letras do sobre nome?
      Esse world_p... nao identifica a minha pessoa e seria interessante poder fazer a portabilidade de um nick para outro levando todos os meus dados inclusive pontuacao, senao terei que comecar como waze bebe novamente.
      obrigado
      jorgekc

      Android

      Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Abril 2019

      Especiais

      Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

      Android

      TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

      Android

      TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular