LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Os melhores apps para escutar rádio pela internet

0Comentários

OneTuner radio

Com um tamanho relativamente grande de 26.5MB o OneTuner radio apresenta uma ótima avaliação de 4 estrelas e meia e traz consigo um total de 65 estilos musicais, sua pesquisa, comparada com outros aplicativos do mesmo gênero, é básica, porém funcional e o app apresenta apenas duas telas para se trabalhar, Home e Pesquisa; totalmente em português e com forte interação com as redes sociais o aplicativo apresentou alguns deslizes. Confira abaixo mais detalhes.

Interface

Logo no primeiro contato é possível notar uma limitação do aplicativo, ele não roda na forma vertical, apenas na orientação horizontal e isso pode ser um incomodo para alguns que como nós, preferem que o aplicativo venha nas duas opções de funcionamento e com um atalho para desligar a rotação automática, enfim, quanto mais opção é dada ao cliente melhor e mais fácil é a utilização do aplicativo. Como já dissemos, simplicidade é a palavra de ordem no OneTuner radio e logo abaixo você tem TODAS as telas possíveis que o app possui, a figura 1 é a tela que só aparece ao iniciar, na figura 2 é a tela de busca e na figura 3 trata-se da Home.
1 – Tela inicial 2 – Busca 3 – Home

Pesquisa

O sistema mais importante dos aplicativos que apresentam a proposta de rodar rádios em streaming é a parte de busca de estações, é claro que a qualidade sonora também tem seu valor, mas o que adianta um som límpido se você não consegue encontrar sua estação favorita?! No caso do OneTuner radio seu sistema de busca, assim como todo o aplicativo, é bem fácil de ser utilizado e surge como a tela principal após a instalação do app, do lado esquerdo você tem 65 estilos musicais com estações do mundo todo e acima existem três filtros, é possível buscar diretamente por nome, por país ou por idioma e é isso, tudo em uma mesma tela; lembrando que no centro aparecem os resultados da pesquisa. Apesar de ser fácil utilizar, toda essa simplicidade prejudica um pouco caso o usuário esteja procurando algo bem específico, por exemplo, outros aplicativos permitem encontrar músicas de um determinado artista, ou seja, se você buscar por, digamos, a banda britânica Oasis, o app fornece as estações que tocam frequentemente músicas dessa banda e mais, mostram emissoras que porventura estão, no momento exato da busca, tocando músicas da banda procurada, já no OneTuner radio isso não é possível.
1 – Interface de busca 2 – Por país 3 – Por idioma

Home

A home do app só aparece depois que foi escolhida uma determinada estação e para chegar até ela basta clicar no ícone em forma de casa que fica no canto superior esquerdo da tela de pesquisa. O OneTuner radio apresenta uma home com alguns atalhos e funções bem peculiares, na parte esquerda ficam ordenados os favoritos, no topo estão as configurações (figura 2) e as opções de curtir determinada estação nas redes sociais e, representado pela figura 3 encontramos a configuração e sincronização com as redes sociais (falaremos disso mais a frente), na lateral direita ficam as atualizações da rede social e no centro estão: o ícone para favoritar a estação, player, volume e a tecla para retornar ao menu de pesquisa. Mas uma vez o app peca pelo excesso de simplicidade, pois o player não traz a logo de nenhuma rádio ou uma capa com um designer diferenciado, enfim, o aplicativo apenas toca a estação escolhida, sem muitos detalhes.
1 – Home 2 – Atalho configurações 3 – Redes sociais

Configurações

A interessante função de aplicar uma estação como alarme está presente no OneTuner radio (figura 1), assim como trocar o idioma (figura 2), o contato do desenvolvedor e a possibilidade de avaliar o aplicativo na iTunes store (figura 3).
1 – Alarme 2 – Idioma 3 – Avaliar o app

Redes sociais

O app tem uma boa interação com as redes sociais e possibilita inclusive acompanhar as atualizações dos amigos sem precisar parar o que você está fazendo, o OneTuner radio abrange duas redes, Facebook e Twitter, para configurar as contas é só permitir o acesso, no caso do Facebook e inserir login e senha, no caso do Twitter (figura 1). Na figura 2 é possível perceber as atualizações que ficam na lateral direita da home, porém em sua descrição na iTunes store, os desenvolvedores informam ser possível acompanhar o feed do Facebook e do Twitter, contudo em nossa análise apenas as atualizações provenientes do Facebook apareceram. A figura 3 traz o atalho que possibilita curtir e compartilhar a rádio que você gostou e dessa forma dividir essa experiência com seus amigos.
1 – Login Twitter 2 – Atualizações 3 - Compartilhando

Pontos positivos

Certamente a simplicidade é o grande trunfo do OneTuner radio, sua interface é para aqueles que desejam apenas escutar uma emissora e nada mais, fácil de ser utilizado, o aplicativo ainda traz alguns mimos para o usuário como alarme, integração com redes sociais e ainda inova permitindo acompanhar dentro do próprio app as atualizações do Facebook, além disso, sua sonoridade é boa e sua interface é totalmente em português,
1 – Simples 2 – Alarme 3 – Redes sociais

Pontos negativos

Assim como a simplicidade é o maior trunfo deste app ela também é o seu maior inimigo, pois frente a outros aplicativos que são mais parrudos o OneTuner radio não passa de um mero tocador de rádio, não apresenta a miniatura de nenhuma estação ou uma interface mais completa, também não traz programação das emissoras ou um sistema de busca mais específico e além disso, por muitas vezes a conexão não se completava, ou seja, tivemos três tipos de situações desagradáveis durante a análise do app, a primeira é a figura 1, onde ficava uma imagem que aparentava estar carregando mas não dava em nada, a segunda é um alerta de conexão expirada e a terceira tratava sobre a falha na reprodução de áudio (figura 3), além disso, o feed do Twitter não aparece e mesmo assim as atualizações do Facebook são bem atrasadas.

Outro detalhe que chamou a atenção foi a relação tamanho x função, dos três aplicativos avaliados o OneTuner radio é o maior com 26.5MB, enquanto o Audials que vem bem recheado, não passa de 6MB, para usuários com pouca memória em seu dispositivo, isso pode ser um problema.

1 – Carregamento 2 – Conexão expirada 3 – Falha

Conclusão

Um ótimo aplicativo para iniciantes ou para os usuários que não desejam realizar login ou fazer pesquisas específicas, mas querem apenas ouvir uma boa estação de rádio, já para os que querem algo mais original ou uma rádio que atenda especificamente o seu gosto ou ainda ter um designer mais aprimorado, o OneTuner radio não vai satisfazer seus desejos.

Prós e contras

Livre de anúncios;Feed do Facebook;Português;Gratuito; eSimples.
Feed do Twitter não aparece;Busca fraca;Muita memória;Erros de conexão; eInterface pobre.

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

OneTuner radio
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Abril 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular