LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Aplicativos essenciais para viajar

3Comentários

Google maps

O Google Maps é um aplicativo para Android e iOS (iPhone, iPad e iPod Touch) que antigamente servia apenas como um “guia online” onde você conseguia buscar endereços e traçar rotas para chegar em algum destino que você não conhece. Com o passar do tempo, ele foi aprimorando e foi criado, dentro do próprio aplicativo, o chamado Google Street View, que consistia em você conseguir visualizar as ruas de qualquer lugar do mundo com apenas alguns cliques! Com certeza foi uma revolução no mundo da internet, no entanto que até hoje nenhuma outra empresa conseguiu replicar o feito do Google. Bom, como estamos falando dos melhores aplicativos para navegação GPS, com essa última atualização (2.0) o aplicativo do Google Maps agora também possui a funcionalidade de GPS incluso. Ou seja, você ainda consegue traçar as rotas e agora ainda mudar o modo do aplicativo para ele guiar passo a passo até chegar em seu destino. Bom, vamos começar a explorar detalhe por detalhe desse aplicativo! O ícone do aplicativo vai ser igual à imagem abaixo:

1 – Icone do aplicativo

Ao entrar pela primeira vez no aplicativo, uma grande diferença que você logo percebe é que o Google maps não te obriga ou te dá alguma grande vantagem em você ter que se autenticar no aplicativo. Caso você não queira se autenticar (com uma conta do Google), você logo será encaminhado para a tela inicial do aplicativo, contendo sua localização atual (sempre lembrando que você deverá estar com seu sistema de localização ativo e funcionando). Vale lembrar que existem sim vantagens em se autenticar com uma conta, mas que não é tão crucial quanto aos outros aplicativos no mercado.Nessa tela inicial, grande parte da tela é reservada para mostrar o mapa das ruas de onde você se encontra, onde bem no centro da tela você enxergará uma pequena bola azul que corresponde sua exata localização no mapa. Logo no canto superior da tela, você encontra a barra de pesquisas, que é o local mais utilizado do aplicativo, pois é dentro dele que você irá digitar todas as localidades e destinos que você deseja procurar. Ao começar a digitar uma palavra, o aplicativo começará a trazer uma lista de sugestões e resultados contendo as palavras que você está digitando, o que facilita e muito na hora de pesquisar, pois basta selecionar algum item nessa lista para realizar a busca.

1 – Carregando o aplicativo 2 – Tela Inicial 3 – Realizando uma pesquisa

Após selecionar o resultado desejado, o mapa será redirecionado para o local do resultado e uma barra no canto inferior da tela irá aparecer contendo o nome do endereço no canto esquerdo e no canto direito a previsão de quanto tempo irá demorar a chegar de carro. Para abrir mais opções, você deverá dar um toque no canto inferior da tela que logo a barra irá se expandir com algumas novas funcionalidades: Salvar, Compartilhar e Street View. Para você conseguir salvar uma localidade, você primeiramente deverá se autenticar dentro do aplicativo com uma conta do Google. Caso queira compartilhar essa localidade com alguém, você poderá ir em “Compartilhar” que surgirão três meios, via mensagem, e-mail ou copiar para a área de transferência.

1 – Destino encontrado 2 –Barra de opções expandida 3 – Meios de compartilhar a localidade

Por último, você poderá visualizar aquela localidade com fotos reais através do Google Street View. Ao clicar na imagem que se encontra no canto inferior da tela, você será redirecionado para uma tela cheia contendo fotos do local desejado. Para pessoas que possuem dúvidas se o local de destino realmente existe ou gostaria de visualizar antes a entrada do estabelecimento que irá visitar para não se perder quando chegar lá é uma ótima opção de funcionalidade que apenas o Google Maps lhe proporciona.O mais interessante disso é que você consegue visualizar a rua em 360 graus (deslizando o dedo de um lado para o outro pela imagem) e se isso já não bastasse você consegue avançar ou retroceder pelas ruas e navegar de foto em foto, tudo através das setas que ficam no canto inferior da imagem.

1 /2 /3 – Visualização do Street View

Como todo bom aplicativo, o Google Maps também funciona com a ajuda dos usuários que utilizam o aplicativo. Caso você tenha visto algum problema e deseja reportar o Google, vá ao canto superior direito e pressione em “Informar um problema”. Saindo do street view, para traçar uma rota de seu local atual até o destino desejado, você deverá pressionar na imagem do carro que se encontra no canto inferior direito para ser encaminhado para a tela de configurações do trajeto. Ao entrar nessa nova tela, no canto superior esquerdo você poderá selecionar por qual meio de transporte você deseja traçar essa rota, podendo escolher entre carro, ônibus ou a pé. Logo abaixo, você visualizará seu local atual e seu destino, onde ao ir em “Opções de trajeto”, você poderá optar por evitar rodovias e/ou evitar pedágios, que logo o aplicativo irá refazer a rota seguindo essas opções. Mais abaixo você encontrará de cima para baixo, os possíveis caminhos (do mais rápido até o mais demorado). Em cada opção você verá o tempo estimado que irá demorar, por qual caminho ele irá traçar a rota, a situação do trânsito atual e a distância, em quilômetros, de seu local atual até seu destino.

1 – Tela de Trajetos 2 – Tela de Opções de Trajeto 3 – Mais alternativas de trajetos

Como estamos falando sobre aplicativos de GPS, irei focar apenas nos trajetos de carro, porque nas telas de ônibus e a pé são bem diferentes da tela de carro. Para não deixar passado em branco, na opção de ônibus, você consegue visualizar nas alternativas de trajetos quanto você deverá caminhar até o ponto, qual linha do ônibus deverá pegar, quanto sairá o valor do trajeto (contando o valor dos passes de ônibus). Enquanto no a pé é mais similar à tela de carro, sendo que ele mostra apenas quantas horas você irá demorar para chegar e a distância, em quilômetros. Bom, agora chegamos na parte que nos interessa: o GPS. Na nova versão 2.0, ao selecionar o trajeto desejado, você será redirecionado novamente para a tela do mapa, porém agora com uma linha azul que vai de onde você está até seu destino, indicando o caminho e todas as ruas que você irá passar. Para iniciar a funcionalidade GPS, você deverá pressionar o botão em forma de seta que se encontra no canto inferior direito em “Iniciar”. Agora que você está na funcionalidade de GPS, o mapa ficará mais próximo de seu local atual e uma seta azul indicará sua posição. No canto superior, uma seta (no lado esquerdo) indica qual direção que você deverá seguir e no canto direito o nome da rua e em qual rua você estará se encaminhando. No canto inferior você consegue visualizar quantos minutos faltam para você chegar até seu destino. Já no canto inferior direito, ao pressionar a imagem das três bolinhas, uma barra de opções irá aparecer no canto inferior da tela, contendo opções como: Visualização do trajeto (igual à imagem anterior antes de você começar a funcionalidade de GPS), Lista passo a passo (funcionalidade antiga que faz uma listagem, passo a passo, de todos os caminhos que você deverá fazer até chegar em seu destino), Ativar orientação por voz (para ativar a orientação de voz igual ao que existem em outros aplicativos concorrentes no mercado) e Visão de satélite (para você visualizar de uma maneira diferente seu trajeto, com fotos de satélite).

1 – Trajeto 2 – Visualização via GPS 3 – Tela de opções

Você também consegue navegar pelo mapa apenas deslizando seu dedo para cima ou para baixo e para retomar à posição atual basta pressionar o botão “Retomar” que irá aparecer no canto inferior esquerdo.

Menu Lateral

Muitos não sabem que dentro do aplicativo existe um menu lateral que fica escondido no canto esquerdo da tela. Para acessá-lo você deverá pressionar o botão que contém uma imagem de três riscos paralelos que se encontra no canto inferior esquerdo da tela principal. Dentro desse menu lateral, você consegue visualizar o tráfego atual das principais vias da cidade (onde o verde indica que o trânsito está calmo, amarelo indica que o trânsito está normal e o vermelho indica que o trânsito está intenso) em “Trânsito”. Em “Transporte público”, você visualiza no mapa os caminhos que os ônibus realizam representados pela linha azul escura. Dentro desse menu lateral você também consegue ativar a visualização do Satélite e caso queira baixar o Google Earth, vá em “Google Earth” que você será encaminhado para a AppStore para baixar o aplicativo.

1 – Menu Lateral esquerdo 2 – Trânsito atual 3 – Percurso do ônibus

Configurações

Dentro desse menu, você consegue alterar diversas configurações do aplicativo, como: Editar casa ou trabalho, Histórico do Google Maps, Unidade de distância, Enviar comentários, Agitar para enviar comentários, Tutoriais e Ajuda e Sobre, termos e privacidade.

Editar casa ou trabalho

Caso você esteja logado dentro do aplicativo, você consegue adicionar o endereço de sua residência e de seu trabalho para facilitar em futuras buscas.

Histórico do Google Maps

Aqui você consegue visualizar todo o histórico de buscas e trajetos feitos pelo usuário por ordem cronológica, onde caso você queira realizar novamente o trajeto, basta selecionar o item desejado para iniciar.

Unidade de distância

Você pode alterar sua unidade de distância entre Milhas e Quilômetros. Caso deseje deixar para o aplicativo escolher automaticamente, escolha “Automática”.

Enviar comentários

Dentro dessa opção você consegue informar problemas de mapeamento e/ou enviar comentários sobre o aplicativo para a equipe do Google Maps.

Agitar para enviar comentários

Aqui você pode ativar ou desativar o ato de agitar o aparelho para enviar comentários.

Tutoriais e Ajuda

Você encontra uma série de tutoriais e a manuais para saber detalhes por detalhes sobre o que o aplicativo possui.

Sobre, termos e privacidade

Por último, dentro dessa tela você consegue visualizar a versão do aplicativo e seus termos e privacidade.

1 – Tela de Configurações 2 – Tela de Históricos do Google Maps 3 – Tela de Unidades de Distância

Resumindo, esse aplicativo desde seu surgimento é essencial para os aparelhos celulares de praticamente todas as pessoas, pois ele é muito completo, possui funcionalidades exclusivas, possui resposta rápido de seus satélites de GPS, possui visualização de trajetos usando apenas a internet, não sendo obrigado a estar conectado ao GPS para navegar e muito mais! Ele é tão essencial que apenas nas últimas versões do iOS que ele foi removido dos aplicativos nativos, sendo substituído pelo aplicativo nativo da Apple “Mapas” que foi duramente criticado pela falta de funcionalidades e mal funcionamento em comparação com o Google maps, que depois de alguns meses lançou uma versão para iOS que foi baixada pela maioria dos usuários da Apple.

Atualização 3 de Fevereiro de 2014

No último dia 3 de fevereiro de 2014, o Google disponibilizou uma nova atualização para o Google Maps que irá ajudar muito todos seus usuários desse maravilhoso aplicativo: ser notificado quando houver um trajeto mais rápido disponível no modo de navegação, ou seja, quando você estiver utilizando o app e conforme a atualização do trânsito, é possível que o caminho que você está fazendo não seja mais o melhor caminho, fazendo com que o Google Maps lhe notifique indicando o novo melhor caminho.


Essa nova funcionalidade é semelhante ao do novo aplicativo comprado pelo próprio Google, o Waze. Porém no Waze essa funcionalidade é feita quando você ainda não começou a navegação e sim quando você está pesquisando seu destino.


Prós e contras

Multi-plataformaNão precisa se autenticar para conseguir utilizar as principais funcionalidadesOrientação por vozOpções de trajeto por carro, ônibus e até a péStreet view
Interface não tão simples, agradável e de fácil utilização

Se curtiu, compartilhe!


3

Comentários

Google maps
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Maio 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular