LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Faça seu smartphone reconhecer que música está tocando

0Comentários

SoundHound

O SoundHound é um aplicativo para iOS (iPhone, iPod Touch e iPad), Android, Windows 8 e BlackBerry que reconhece músicas em geral, ou seja, por via de um rádio, caixas de sons e até mesmo músicas cantaroladas ou cantadas! Ele é o único aplicativo no mercado que faz reconhecimento disso, porque normalmente os concorrentes reconhecem apenas músicas originais. Além disso, ele possui um reconhecimento de músicas muito rápido, visualização das letras das músicas em tempo real e em sintonia com a música, possui um tocador próprio, possibilidade de compartilhar em redes sociais e muito mais!
Vamos começar a detalhar todas essas funcionalidades do aplicativo.
O ícone do aplicativo é igual à imagem abaixo:
1 – Ícone do aplicativo
Ao entrar pela primeira vez no aplicativo, ele irá pedir acesso ao seu microfone porque é por ele que irá reconhecer todas as músicas que você pedir.
Infelizmente até a data de hoje (dia 27 de Setembro de 2013) ainda não saiu nenhuma atualização do SoundHound para maior compatibilidade com o iOS 7. Por outro lado, a falta dela também não afeta em nada o desempenho e a agilidade do aplicativo, apenas a parte gráfica.

Interface

Sua interface possui fundo cinza escuro com botões amarelos e a tela com muitas imagens e informações. No canto inferior da tela, você encontra quatro menus principais: Eu, Listas, Mapa e Tocador. Além desses quatro, existe também a tela principal de reconhecer a música que é chamada de Início.
1 – Carregando o aplicativo 2 – Pedindo acesso ao microfone 3 – Tela Inicial

Início

Essa é a tela principal do aplicativo onde você pode pesquisar e procurar os nomes de músicas que estão tocando no rádio ou cantarolar uma música que você não lembra o nome. No topo da tela fica o botão “SoundHound” em amarelo que ativa a escuta do aplicativo para começar a processar a música. Logo abaixo ficam passando seis slides contendo propagandas tanto do próprio aplicativo como fora dele.
O processo de busca de músicas é semelhante ao Shazam: ao apertar o botão, você espera alguns segundos enquanto a música está tocando e caso ele encontre você é encaminhado para a tela de detalhes da música.
1 – Ouvindo Música 2 – Recebendo informações do servidor 3 – Música encontrada

Detalhes da música

Nessa tela, você pode ver o nome e o artista da música, todos os seus álbuns, ouvir no Rdio, fazer upgrade para a versão paga, ver os últimos tweets do artista, seguir o artista no Twitter, músicas Top (músicas relacionadas e bem conceituadas), datas de turnê, ringtones, página do artista na Wikipedia, vídeos no YouTube e fãs do midomi.com. Além disso, na barra que se encontra no canto inferior você tem a possibilidade de adicionar essa música em seus favoritos, compartilhar com seus amigos (facebook, twitter) e adicionar um novo comentário.
1 – Detalhes da música 2 – Compartilhando música 3 – Visualizando álbuns do artista

Eu

No topo da tela existem dois botões: o da esquerda é para entrar na tela de histórico de músicas buscadas pelo SoundHound e o da direita é para visualizar todas as músicas que você adicionou como favoritas.
No histórico, uma lista ordenada por data é disponibilizada (quatro itens por vez onde você tem a possibilidade de deslizar seu dedo de baixo para cima para ver itens antigos), contendo o nome, artista e horário em que foi realizada a busca. No lado esquerdo você pode tocar um pequeno trecho novamente da música selecionada e dê um toque no nome da música para entrar em seus detalhes.
Em Favoritos, a disponibilização das músicas é semelhante ao do histórico, porém as músicas adicionadas mais recentemente ficam no topo enquanto as mais antigas ficam embaixo. Além da lista de músicas, existe também a listagem de artistas que fica mais abaixo separado por uma barra.
1 – Configurações 2 – Lista de músicas buscadas 3 – Lista de favoritos

Listas

Essa tela contém algumas listas de músicas que são sugeridas pelo próprio aplicativo. Existem hoje quatro listas: As mais pedidas, Descobertas SoundHound, As mais Twittadas e Encontrado por fãs. Além disso, no canto inferior você tem a possibilidade de seguir e ler os últimos tweets do SoundHound.
Em todas as músicas listadas você tem a possibilidade de ouvir um pequeno trecho e visualizar seus detalhes podendo comprá-las no iTunes.
1 – As mais pedidas 2 – As mais twittadas 3 – Encontrado por fãs

Mapa

Parecido com a funcionalidade do Shazam, o SoundHound também possui um mapa interativo onde você pode visualizar músicas ao redor do mundo e conhecer as músicas mais tocadas em cada país. Porém, no SoundHound você tem um filtro a mais que é a possibilidade de visualizar músicas por seus estilos (Todos, Urbano, Rock, País e Latino).
No canto superior direito, você pode realizar buscas por localidades também (estados, cidades, países) caso queira encontrar músicas específicas daquele país mas não sabe exatamente onde ele fica.
1 – Navegando pelo Brasil 2 – Pesquisando localidades 3 – Navegando pelo Japão

Tocador

Um grande diferencial do SoundHound é que ele possui seu próprio tocador, onde o aplicativo acessa diretamente todas as suas músicas de seu aparelho. A vantagem desse tocador é o LiveLyrics, onde você consegue ver a letra da música no tempo real em sintonia com a música. Além disso, você encontra informações dos artistas e possibilidade de compartilhar músicas com seus amigos.
1 – Acessando músicas de seu aparelho 2 – Reproduzindo música 3 – Live Lyrics
Resumindo, esse aplicativo é bem completo e com muitas funcionalidades. Além de encontrar uma música tocada no rádio, você também tem a possibilidade de cantarolá-la, visualizar músicas ao redor do mundo, realizar buscas por músicas e artistas, comprar no iTunes, ouvir trechos, tocar músicas de sua biblioteca de seu aparelho de dentro do aplicativo com letras que vão acompanhando a música e integração com redes sociais (Facebook e Twitter).

Prós e contras

LiveLyricsPossibilidade de cantarolar uma músicaTocador próprioMapa interativo para explorar músicas ao redor do mundoIntegração com o RdioIntegração com o iTunes para comprar músicasBusca ultra-rápida
Nem sempre cantarolar uma música funciona conforme o esperadoInterface não muito intuitiva

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

SoundHound
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Maio 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular