LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Aplicativos para criar e compartilhar micro-videos

2Comentários

Vine

O Vine é um aplicativo disponível para o iOS (iPhone, iPad e iPod Touch) e Android cujo principal objetivo é de criar, editar e compartilhar micro-vídeos com seus amigos e com o mundo. Criado pela Vine Labs, ele possui integração com o Facebook e Twitter e também é uma rede social (chamado Vine mesmo) que você consegue visualizar e explorar diversos vídeos criados por outros usuários. Ele é totalmente gratuito na AppStore, seu tamanho é de 11,9 MB e é compatível com o iOS 5.0 ou superior.


Vamos começar a explorar detalhe a detalhe desse aplicativo!


O ícone do aplicativo é igual à imagem abaixo:

1 – Ícone do aplicativo

Ao entrar pela primeira vez no aplicativo, você pode se autenticar utilizando sua conta do Twitter ou criar uma conta utilizando seu email. O engraçado é que na maioria dos aplicativos normalmente você pode utilizar tanto sua conta do Twitter quanto do Facebook, porém no Vine não existe a opção do Facebook justamente porque ele foi criado pela equipe do Twitter.

Interface

Sua interface é bem simples e de fácil utilização, onde seu menu (que normalmente nos demais aplicativos ele fica no canto inferior da tela) se encontra oculto e para acessá-lo é preciso ir ao canto superior esquerdo. Os seguintes itens irão aparecer: Home, Explore, Activity e Profile. Já no canto superior direito da tela você tem acesso a gravar seu vídeo para postá-lo no Vine.

1 – Tela de Login 2 – Tela Inicial 3 – Menu

Gravar vídeo

Na primeira vez que você entrar nessa opção, você tem a opção de passar por um pequeno tutorial para ajudá-lo a utilizar essa funcionalidade do aplicativo. Caso não queira, basta ir em “Skip this tutorial”.

1 – Tela de Vídeos 2 – Tutorial 3 - Tutorial

Caso tenha aceitado, o primeiro passo do tutorial ensina como começar a gravar. Para isso, você deve encontrar algo para gravar e segurar seu dedo na tela. Depois de segurar por alguns segundos, solte seu dedo para parar a gravação e escolha outro lugar para continuar seu vídeo. A idéia é fazer diversos pequenos trechos para formar um micro vídeos interessantes.


Depois de finalizar a gravação, você deve escolher em qual “Canal” ele pertence, ou seja, em qual categoria ele mais se encaixa, podendo ser: Comedy (Comédia), Art & Experimental (Arte), Cats (Gatos), Dogs (Cachorros), Family (Família), Beauty & Fashion (Beleza e Fashion), Food (Comida), Health & Fitness (Saúde & Bem-estar), Nature (Natureza), Music (Música), News & Politics (Novidades & Política), Special FX (Efeitos Especiais), Sports (Esportes), Urban (Urbano) e wierd (estranho).


Antes de postar seu vídeo, é possível adicionar um título, uma localização, postar no Vine, postar no Twitter e até mesmo no Facebook. Após selecionar todas as opções, vá em “Done” para concluir seu vídeo.

1 – Tutorial 2 – Tela de Compartilhar e Postar 3 – Reportar ou Compartilhar o vine

Home

Essa é a tela principal do aplicativo, onde você consegue visualizar todas as atualizações feitas por seus amigos ou vídeos em destaque. Essa tela pode ser considerada como um feed de notícias só que ao invés de notícias são vídeos de seus amigos.


Cada vídeo contém o vídeo em si, o autor do vídeo, seu título, quantidade de pessoas que curtiram o vídeo, quantidade de revines (como se fosse um retweet, ou seja, repostagem do vídeo), comentários, há quanto tempo ele foi publicado e no canto inferior existe a possibilidade de você curtir, comentar e dar um revine. Ao lado direito do botão de revine, você pode reportar o vídeo ou compartilhá-lo.


Para visualizar mais vídeos nessa tela, basta deslizar seu dedo de baixo para cima.

Explore

Dentro dessa tela, como no próprio nome diz, é possível explorar e procurar os diversos vídeos existentes dentro do Vine. Ao entrar na tela, no canto superior da tela existe uma barra de pesquisas que você pode procurar por pessoas ou tags.

1 – Tela de Popular Now 2 – Tela de On The Rise 3 – Tela de Explore

Logo abaixo, existem duas opções para você explorar: Popular Now e On The Rise. Ao entrar em Popular Now, você irá visualizar todos os vídeos que estão populares no momento, ou seja, que possuem muitos curtir, revines e comentários. Já ao entrar em On The Rise, nele ficam todos os vídeos que ainda não são populares, mas que estão tendo muitas curtidas, revines e alguns comentários.


Voltando à tela de explore, você também pode entrar em cada um dos canais existentes dentro do aplicativo (comentados e citados acima). Por último, no canto inferior da tela ficam os Trending Tags, bem similar aos Trending Topics do Twitter, ou seja, são todas as tags mais populares no momento, onde é possível acessar um a um para ver todos os vídeos que utilizam cada uma dessas tags.

1 – Tela de Explore contendo as trending tags 2 – Entrando em uma trending tags 3 – Tela de Atividades

Activity

Aqui ficam todas as suas atividades realizadas dentro do aplicativo, como as pessoas que estão te seguindo, quem comentou em seus vines e as pessoas que curtiram seus vines.

Profile

Dentro dessa tela, você consegue visualizar todo o seu perfil, podendo ver quantas pessoas você está seguindo e que está te seguindo, a quantidade de vines que você postou, a quantidade de vines que você curtiu e a tela de configuração (Settings).

1 – Tela de Profile 2 – Seus vídeos 3 – Tela de Settings

Na tela de Settings, é possível adicionar uma breve descrição sobre sua pessoa, sua localização, alterar os dados de seu email, telefone, resetar sua senha, ver seus conteúdos, encontrar amigos, convidá-los via SMS e email, conectar no twitter e facebook, dar um feedback, visualizar os termos de serviço, política de privacidade e dar logout de sua conta.


Voltando para a tela de Profile, no canto superior direito você encontra o botão de encontrar pessoas, onde ao entrar nela existem três diferentes meios para encontrar uma pessoa: por email, twitter e procurá-lo os usuários que já utilizam o Vine.


Resumindo, esse aplicativo é bem interessante porque ele é totalmente criado e integrado com o Twitter, ou seja, já possui uma enorme base de usuários e você pode publicar seus vines diretamente em sua conta do Twitter. Além disso, sua interface é bem simples e de fácil utilização e como é possível criar diversos trechos em um único vídeo, você pode criar vines bem interessantes e também visualizar vines de outros usuários. Os pontos ruins do aplicativo é a falta de integração com o Facebook (principalmente para encontrar seus amigos, onde só é possível encontrar seus amigos que utilizam o Twitter). Outro ponto negativo é que você não pode pegar vídeos de sua biblioteca de vídeos para utilizar dentro do Vine.


Prós e contras

Interface simples e de fácil utilizaçãoExplore e visualize Vines de outros usuáriosIntegração total com TwtitterCriação de micro vídeos com Loop
Não existe integração com o FacebookImpossibilidade de pegar vídeos de sua biblioteca de vídeos para utilizar dentro do aplicativoPoucos usuários no Brasil

Se curtiu, compartilhe!


2

Comentários

Vine
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Abril 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular