LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qual o melhor navegador para iOS?

0Comentários

Chrome para iOS

O Chrome para iOS foi lançado há pouco tempo e tem sido muito bem aceito pelos usuários. Um dos maiores motivos que torna o navegador interessante é a sincronização que ele possui entre todos os dispositivos que você utilize o mesmo login do Google. Além disso, após a atualização para rodar no iOS 7, houve melhorias de estabilidade e correções de bugs.

O aplicativo possui 16,4 MB na AppStore, mas depois de instalado ocupa entre 30 MB a 60 MB na memória de seu aparelho, um pouco mais do que estamos acostumados a ver em outros apps e o número só aumenta conforme o utiliza, já que o cache vai sendo armazenado. O Chrome é compatível com dispositivos que possuam o iOS 4.3 ou superior, assim como a versão para computadores ele é completamente gratuito.

Começando a usar o Chrome

Após instalá-lo ele irá apresentar os termos de privacidade e perguntar se desejamos enviar dados ao Google para que melhorem a experiência de uso do navegador, caso não queira marcar não há nenhum problema, isso não vai interferir na sua experiência de uso, depois disso podemos fazer login com a nossa conta do Google e aqui está um ponto extremamente positivo, principalmente para aqueles que também usam o browser no PC ou Mac

Após logar temos todos os nossos dados sincronizados, incluindo os favoritos, as senhas, as abas que estão abertas em outros lugares e os dados de formulário que guardamos, desta maneira você pode acessar abas que deixou abertas no seu computador pelo celular e vice-versa, as páginas abertas pelo celular também ficam disponíveis em todos os dispositivos que você logar com a mesma conta, assim como todas as outras informações.

A interface dele é bem intuitiva, simples e minimalista, ao abrir o aplicativo ou então abrir uma nova aba, veremos a página de início onde é apresentado as páginas mais visitadas e as recentemente fechadas, na barra inferior podemos gerenciar os favoritos e acessar a lista de abas abertas em outros dispositivos.

Acima temos a barra de endereços onde é possível, além de acessar qualquer endereço, pesquisar diretamente no Google (ou em outro mecanismo de pesquisa), ao lado temos um ícone onde é exibido o número de abas abertas, apertando sobre o ícone podemos escolher uma das abas, abrir uma nova aba ou então fechá-las, inclusive para fechar uma aba não é necessário apertar sobre o "x" que aparece no canto superior, apenas arrastar ela para o lado será suficiente, um truque de gesto que torna a utilização ainda mais simples.

1. Primeira vez ao usar o Chrome 2. Tour pelo navegador 3. Página inicial

Configurações gerais e opções

No menu de opções do aplicativo, onde é exibido um ícone ao lado do ícone das guias, temos a possibilidade de abrir uma nova guia de forma rápida, ou então abrir uma nova guia anônima, existem outras opções como acessar os favoritos, as páginas que estão abertas em outros dispositivos, o recurso de localizar determinado trecho em alguma página, desabilitar o acesso direto às versões mobile de sites forçando-o a carregar na versão completa, as configurações e também o acesso ao recurso de "ajuda" onde é exibido tudo o que podemos fazer com o Chrome, uma espécie de FAQ.

Nas configurações gerais do aplicativo é possível definir qual o mecanismo padrão de busca, ativar ou desativar o preenchimento automático de formulários, habilitar o recurso para salvar senhas, além de todas as configurações de privacidade, acessibilidade, gerenciamento de largura de banda, configuração de conteúdo como permissão para guardar cookies, utilização da localização, javascript, entre outros.

1. Configurações do Chrome 2. Ajuda do Chrome 3. Opções de privacidade

Navegando

A navegação pelos sites é bem fluída, mesmo naqueles onde não haja uma versão mobile, o zoom funciona perfeitamente no navegador e ele apresenta bons resultados na velocidade de carregamento das páginas, isso também irá depender da velocidade da sua conexão com a internet.

Apertando e segurando em um link irão aparecer as opções para abri-lo em uma nova guia, ou então em uma nova guia anônima, copiar o endereço do link e por copiar o endereço do link. Caso aperte e segure sobre uma imagem irão aparecer as opções para salvá-la, abrir na mesma guia ou abrir a imagem em uma nova guia.

1. Abrindo uma página no Chrome 2. Opções para imagem com link 3. Opções para links

O Chrome não tem suporte ao Flash, que foi abandonado pela própria Adobe nos dispositivos móveis, a Apple nunca adotou o plugin em seus dipositivos.

A reprodução de vídeos do YouTube funciona muito bem, as páginas que incorporaram o vídeo não apresentaram nenhum problema quando tentamos dar um zoom ou rolar por ela, e mesmo quando encontramos vídeos de outros serviços, como por exemplo o Vimeo, ele funciona perfeitamente, ao contrário do que ocorre na versão do Chrome para Android.

1. Menus de opções 2. Modo anônimo 3. Guias

Conclusão

Sem dúvidas o Chrome é um dos melhores navegadores para iOS e para alguns usuários pode substituir completamente o Safari, apesar de não ser perfeito. A maior vantagem está na sincronização entre os conteúdos acessados pelo smartphone e pelo computador

Já que a maioria dos usuários também o usam em seus PCs ou Macs, já a maior desvantagem em relação ao navegador padrão do iOS é que na maiorias das vezes ele carrega as páginas um pouco mais lentamente, além disso vários aplicativos sempre irão abrir um link no Safari, não podemos definir qual será o navegador padrão do sistema. Com essa última atualização, mesmo não tendo muitas mudanças (principalmente em questões gráficas, pois eles apenas readequaram ao novo layout do iOS 7 e não mudaram muito), podemos ver que o Google não abandonou o aplicativo mesmo sendo para os aparelhos de seu concorrente.

Atualização 27/01/2014

No dia 27 de Janeiro de 2014, o Google resolveu disponibilizar uma nova versão do Chrome, contendo funcionalidades que já estavam sendo espalhadas como grandes novidades do navegador, que são: barra de tradução reduzir uso de dados.

Em relação à barra de tradução, quando você encontrar uma página que não está no idioma que você conhece, basta procurar essa barra que com apenas um clique a página é facilmente traduzida para você.

Já no quesito de redução do uso de dados, a Google já havia comentado sobre essa nova funcionalidade algum tempo atrás e ela finalmente chegou nessa atualização. Esse recurso já é bem famoso e conhecido em outros aplicativos concorrentes como o Opera Mini que promete diminuir em até 90% o tamanho do dado antes de enviar para o celular. Nós não sabemos se a tecnologia e os algoritmos utilizados pelo Google são similares com o do Opera Mini (quase certeza que não), mas até a tela de ver quanto você conseguiu economizar comprimindo os dados é parecido com o do Opera Mini.

Fora isso houve algumas melhoras de estabilidade/segurança e correção de bugs.


Prós e contras

Sincronização entre os dispositivosInterface simplesCompat'ivel com iOS 7Correções de bugsMelhorias de estabilidade e segurança
Um pouco mais pesado do que o SafariNão podemos defini-lo como navegador padrão

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

Chrome para iOS
Android

Melhores smartphones: TOP 10 do TudoCelular para você | Abril 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular