LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Controle suas finanças com seu smartphone

0Comentários

My Budget Book

O My Budget Book é um aplicativo para iOS (iPhone, iPad e iPod Touch), Android e Windos Phone onde você consegue registrar e realizar o controle de todas as suas despesas e receitas de uma maneira rápida e fácil. O diferencial desse aplicativo é que além de você não precisar criar uma conta para utilizá-lo, você possui todas as funcionalidades dentro do próprio aplicativo, diferente de vários outros aplicativos similares existentes no mercado que, por ter um site além do aplicativo, você não consegue realizar todas as funcionalidades no aplicativo, tendo sempre que entrar no site para realizá-las.

Bom, vamos começar a explorar detalhe por detalhe desse aplicativo! O ícone do aplicativo vai ser igual à imagem abaixo:

1 – Ícone do Aplicativo

Ao entrar pela primeira vez no aplicativo, você se depara com uma tela cheia de opções. No canto inferior encontra-se um menu que iremos detalhar mais abaixo com sete setores: Estado, Resumo, Transações, Estatística, Diagrama, Atalhos e Configurações.

Em cima dele, outro menu fixo e que aparece em todos setores é encontrado, onde você pode visualizar de diversas maneiras suas entradas de renda e saídas de despesas. Ele é dividido em três setores: filtro, informações do filtro e gráficos;

Filtro

Ao pressionar na imagem de um olho (Selecionar Visualização) no canto esquerdo desse menu, o aplicativo irá abrir uma nova tela contendo várias formas de você visualizar suas transações que estão divididos em três grupos: Saldo exato da conta bancária no mês vigente, Saldo atual diário da conta e Configurações do filtro.

Saldo exato da conta bancária no mês vigente

Nesse primeiro item, você consegue selecionar três filtros: Mês (são considerados todos os lançamentos desde o começo do mês até o final dele), Entradas (são considerados todos os lançamentos de entradas/receitas desde o começo do mês até o final) e Saídas (todos os lançamentos de saídas/despesas do começo ao fim do mês).
Saldo atual diário da conta

Nesse segundo item, você possui outros três filtros: Paranorâmica (são considerados todos os lançamentos até o dia de hoje, onde os lançamentos futuros serão listados no menu Transações em cinza), Saldo da Conta (igual ao Paranorâmica porém todos os lançamentos futuros serão ignorados) e Fim do mês (são considerados todos os lançamentos até o final do mês sem nenhuma distinção de cor para os lançamentos futuros).

Configurações do filtro

Nesse terceiro item você possui apenas um filtro: Ativar filtro, onde ao entrar nele, você pode preencher todas as informações como título, pagamento, categoria, etc para filtrar a pesquisa com os filtros preenchidos. Por exemplo, se eu quiser visualizar apenas as transações de Salário, eu preciso colocar no título do filtro o nome igual da transação de Salário, assim como os outros campos preenchidos da transação Salário.

Para desativar o filtro, você ir em “Desativar Filtro” e depois ir ao canto superior esquerdo em “Desativar”.

Informações do Filtro

Bem no centro desse menu, você visualiza as informações do filtro escolhido: em cima e em amarelo o saldo e logo abaixo a descrição de qual conta você escolheu no filtro.

Gráficos

No canto direito na imagem de um gráfico você consegue visualizar diversos formatos e tipos de gráficos dependendo do setor e do filtro que você escolheu.

Estado

Este é o setor principal do aplicativo, onde você encontra a maioria das funcionalidades disponíveis, como: Adicionar gasto, Acrescentar entrada, Transferência, Últimos Registros, Pesquisa Avançada, Calculadora, Selecionar visualização, Selecione a conta, Instrução, Contas, Lançamentos periódicos, Planilhas, Categorias, Tipos de pagamento, Exportar dados, Lista, Segurança, Segurança (iCloud), Contas definidas e Lançamentos atuais. Para ter acesso a todas essas funcionalidades, você necessita navegar para direita e para esquerda arrastando o dedo como se estivesse na tela principal do iPhone.

Adicionar gasto

Nessa opção, você consegue registrar todas as suas despesas que já ocorreram e que ainda podem ocorrer. Nessa tela, encontram-se os seguintes campos: Título (nome do registro), Comentário, Data (data da transação), Valor, Pagamento (Meio de pagamento, por exemplo, Cartão de Crédito, Débito, Dinheiro, American Express entre outros), Categoria (nesse item você escolhe uma categoria específica para o seu gasto, por exemplo, Carros & Motos, Casa, Eletrônica & Computadores entre outros sendo que em cada uma dessas categorias existem subcategorias para você especificar melhor ainda seu item), Conta (deve-se escolher em qual conta você está utilizando para essa transação), Lançamento periódico, adicionar marcador, liquidação e apagar campos.

1 – Tela de Despesa 2 – Tela de Entrada 3 – Tela de Transferência

O que são planilhas?

Uma planilha serve para você criar alguma transação que você sabe que irá utilizar mais de uma vez, pois ela salva todas as informações de um gasto/renda facilitando assim a adição de gastos/rendas recorrentes.

Como utilizar planilha?

No topo da tela de “Adicionar gasto” você se depara com um link “Utilizar Planilha” onde ao entrar você encontra dois menus (Gastos na esquerda e Rendas na direita) contendo todas as suas planilhas existentes. Para utilizá-las, você precisa apenas selecionar a planilha desejada.

Como criar uma nova planilha?

Para criar uma nova planilha, você deve pressionar o botão “+” que se encontra no canto inferior esquerdo da tela de Planilhas (lembrando que se você estiver em Gastos você irá criar uma despesa e se você estiver em Rendas você irá criar uma entrada). Ao abrir a nova tela, você irá perceber que a tela é bastante similar à tela de adicionar gasto, contendo menos opções como título, comentário, valor, pagamento, categoria, conta e apagar campos. Após preencher os campos necessários vá em “Salvar” que se encontra no canto superior direito para guardar essa planilha.

Como adicionar uma nova forma de pagamento?

Caso você não tenha achado alguma forma de pagamento que deseja selecionar, você consegue criá-la indo ao canto inferior esquerdo no botão “+” e adicionar seu título para ela aparecer na lista de formas de pagamento.

Como pesquisar por um meio de pagamento específico?

Na tela de “Meios de Pagamento”, no topo da tela você encontra uma caixa de pesquisa onde você consegue realizar buscas para achar um meio de pagamento específico.

Como adicionar uma nova categoria?

Parecido com a forma de adicionar uma forma de pagamento, você também deverá ia ao canto inferior esquerdo no botão “+” e preencher um título para adicionar uma nova categoria.

Como pesquisar por uma categoria específica?

Igual ao meio de pagamento, no topo da tela você também encontra uma caixa de pesquisa para realizar buscas.

Como filtrar as categorias?

Abaixo da caixa de pesquisa, você consegue filtrar suas categorias de três maneiras: Categorias, A-Z e Favoritos. Em Categorias, são listadas as categorias (não as subcategorias) existentes. Já em A-Z são listadas todas as categorias e subcategorias existentes. Por último, em Favoritos são listadas todas as categorias e subcategorias mais utilizadas dentro do aplicativo.

1 – Tela de Planilhas 2 – Tela de meio de pagamentos 3 – Tela de Categorias

Acrescentar entrada

É similar à opção de Adicionar Gasto, porém ao invés de você criar uma transação de despesa, essa será uma transação de receita.

Transferência

Essa tela também é similar às outras duas telas comentadas acima, porém com um diferencial: na hora da escolha da Conta, ao invés de selecionar uma conta apenas, você deverá indicar duas: Conta debitada e Conta creditada.

Últimos Registros

Nessa tela você visualiza todos seus últimos registros cadastrados no aplicativo. Você consegue filtrá-los por Gastos, Rendas ou por ambos. Acima do filtro, você também consegue realizar buscar por registros específicos.

Na listagem, você visualiza o nome do registro e sua categoria no canto esquerdo e sua data e valor (sendo vermelha despesa e verde receita) no canto direito. Caso queira editá-las, basta você selecionar o registro desejado que você será encaminhado para a tela de “Adicionar Gasto” porém em modo de edição das informações existentes.

Como excluir um registro?

Para isso, na tela de edição do registro você deverá ir no canto inferior da tela e pressionar o botão vermelho “Eliminar registro” que seu registro será excluído do aplicativo.

Pesquisa Avançada

Outra funcionalidade bem útil quando sua lista de registros estiver muito grande, pois aqui você consegue realizar uma pesquisa mais detalhada por um registro. Possui campos parecidos com o de adicionar gasto, porém na data você pode escolher um intervalo de início e fim da pesquisa. Terminado de preencher todos os campos de pesquisa, vá ao canto superior direito e pressione o botão “Pesquisa” que você será encaminhado para a tela de “Últimos registros” contendo a lista de todas as transações que satisfizeram o filtro.

Calculadora

Aqui você encontra uma calculadora para realizar cálculos.

1 – Tela de Últimos Registros 2 – Tela de Pesquisa avançada 3 - Calculadora

Selecionar visualização

Essa funcionalidade já foi explicada e detalhada no começo deste review, pois ele possui um atalho no setor “Filtro”.

Selecione a conta

Ao selecionar essa opção, uma tela irá abrir contendo informações de todas as suas contas existentes, onde você pode selecioná-las para visualizar informações específicas daquela conta. Caso não queira ver apenas de uma conta específica, selecione “Todas as contas” que se encontra no topo dessa tela.

Instrução

Aqui você encontra uma manual de instrução para utilizar o aplicativo. Só tem um problema: ele está todo em inglês.

1 – Tela de Selecionar Visualização 2 – Tela de Selecione a Conta 3 – Tela de Instrução

Contas

Essa é a tela de Gestão de Contas, onde você consegue criar, editar, excluir uma conta.

Criando uma conta

Para criar uma conta, basta ir ao canto inferior esquerdo no botão “+” e preencher o título e o saldo inicial da conta. Após isso, vá em “Salvar” no canto superior direito para guardar essa conta.

Editando uma conta

Para editar, você precisa escolher uma conta específica e ao selecioná-la, você será encaminhado para a tela de edição onde você conesgue alterar o título e o saldo da conta. Após a modificação, você deve pressionar o botão “Salvar” encontrado no canto superior direito.

Excluindo uma conta

Para eliminar uma conta, na tela de edição existe um botão vermelho “Eliminar registro” no canto inferior que ao selecioná-lo você irá excluir essa conta do aplicativo.

Lançamentos periódicos

É dentro desse menu que ficam todos os seus registros que possuem repetição, ou seja, ocorrem sempre na mesma data com o mesmo valor todos os meses ou em um período pré-definido. Podemos citar alguns exemplos: condomínio, aluguel, salário, etc. Você também possui a opção de adicionar um lançamento periódico nessa mesma tela no canto inferior esquerdo no botão “+”.

Planilhas

É dentro desse menu que ficam todas as sua planilhas, tanto as de Gastos quanto a de Rendas. Você consegue adicionar, editar, pesquisar e excluir planilhas nessa mesma tela.

Categorias

É exatamente igual à tela de Categorias citada em “Adicionar Gasto” porém nessa tela ela não fica atrelada a nenhum registro.

Como editar uma categoria?

Para editar uma categoria, você deve primeiro escolher uma categoria e na próxima tela (de subcategorias e categorial geral) escolher uma subcategoria específica que será redirecionado para uma tela de edição da categoria, onde você pode alterar o nome dela. Por fim, vá em “Salvar” no canto superior direito para guardar as alterações.
Como excluir uma categoria? Na tela de edição da categoria, vá no botão vermelho “Eliminar registro” que se encontra no canto inferior.

Tipos de pagamentos

Aqui fica a lista de todos os meios de pagamentos. Os padrões são esses: American Express, Cartão de crédito, Cartão de débito, Diners Club, Débito Directo, Em dinheiro, Mastercard, Ordem permanente, Outros, PayPal, Transferência e Visa.
Caso você não tenha achado seu meio de pagamento, basta ir ao canto inferior esquerdo no botão “+” para adicionar um novo meio de pagamento.

Exportar dados

Para manter e guardar seu histórico de gastos e rendas, você consegue exportar eles através desse menu. Você só necessitar preencher um intervalo de datas (início e fim) e escolher o modo de exportação: Ficheiro CSV e HTML pelo ITunes ou Ficheiro CSV e HTML por e-mail.

Caso esteja curioso de como irá ficar o relatório, você pode pré-visualizar seus dados no canto superior direito em “Pré-visualização” onde você será encaminhado para uma tela contendo todos os registros no intervalo escolhido.

Lista

Essa tela serve para você selecionar apenas algumas transações que você deseja observar melhor em uma lista separada. Para adicionar registros nessa lista, você deverá alterar o registro e na opção “Adicionar marcador” marcar como ativado.

Segurança

Dentro desse menu você consegue criar backups para não perder todas as informações criadas dentro do aplicativo.

Como eliminar um backup?

Para eliminar um backup você precisa selecionar o backup desejado e pressioná-lo até aparecer a opção “Eliminar”. Selecione essa opção que seu backup será eliminado.

Segurança (iCloud)

Faz a mesma função do menu acima porém ele faz o backup dentro do iCloud e não de seu aparelho.

1 – Tela de Lista 2 – Tela de Segurança 3 – Tela de Segurança (iCloud)

Contas definidas e Lançamentos atuais

Essa é uma tela onde você consegue visualizar um resumo de todos seus registros contendo informações como saldo, entrada, saídas, gráficos e próximos lançamentos que irão cair.

Resumo

Ao lado direito do menu “Estado”, você se depara com o menu “Resumo” onde você encontra uma barra indicativa (verde receita, vermelha despesa e totalmente cinza são meses passados) divididas de acordo com o filtro selecionado. No topo da tela, você consegue navegar entre os meses e anos utilizando-se as setas amarelas (esquerda para retroceder e direita para avançar). Caso queira ver mais detalhes dessas transações em um período específico, ao clicar no item desejado você será encaminhado para uma tela contendo todos os registros daquele intervalo, sendo os totalmente cinzas os registros que já foram.

Transações

Nesse menu, você tem o poder visualizar todas as suas transações realizadas e previstas de diversas maneiras: Lista agrupada dos registros – classificada por datas, Lista dos registros – classificada por datas, Lista dos registros – classificadas pelo título (de A a Z), Lista dos registros – classificados por Registros saldados, Lista dos registros – classificados por Marcações, Lista dos registros – classificados por Contas e Lista dos registros – classificados por Tipos de pagamento. Tudo isso você consegue selecionar indo no botão que fica em cima do menu de Filtros no canto esquerdo da tela.
1 – Tela de Resumo 2 – Tela de Transações 3 – Tela de Transações com opções de visualização

Estatística

Já nessa tela do aplicativo, você consegue visualizar algumas estatísticas em relação aos registros inseridos no aplicativo. São eles: Indicação de somas – Agrupadas por Categorias principais, Indicação de somas – Agrupadas por Categorias, Indicação de somas – Agrupadas por Contas e Indicação de somas – Agrupadas por Tipos de pagamento. Tudo isso você consegue selecionar indo no botão que fica em cima do menu de Filtros no canto esquerdo da tela.

Diagrama

Nesse último menu que se encontra no canto inferior direito, você visualiza diagramas criados pelo aplicativos de acordo com o filtro e a quantidade de registro. No eixo x você encontra os diferentes tipos de registro e no eixo y você encontra o valor. A barra verde indica as Rendas e a vermelha indica os Gastos. Você consegue navegar entre os meses e anos pelas setas amarelas no topo da tela.

Atalhos

Para acessar esse botão de atalho, você pode estar em qualquer tela do aplicativo: basta ir ao canto superior direito e pressionar a imagem de três listras brancas. Uma tela irá abrir contendo vários atalhos das funcionalidades descritas nesse review: Adicionar gasto, Acrescentar entrada, Transferência, Selecionar visualização, Selecione a conta, Modificar último movimento, Pesquisa avançada, Lista, Não Liquidado, Mostrar diagrama, Exportar dados, Últimos registros, Categoria faltante, Calculadora, Instrução, Feedback e Versão do Programa.
1 – Tela de Estatística 2 – Tela de Diagrama 3 – Tela de Atalhos

Configurações

Dentro desse menu que se encontra no canto superior esquerdo, podemos destacar: Funções adicionais, Configurações, Segurança, Proteção & Ficheiros.

Funções adicionais

Dentro dessa opção, você consegue adquirir novas funcionalidades para esse aplicativo que foram desenvolvidos depois de seu lançamento. Você consegue adquiri-los individualmente ou em forma de pacote. São eles: Libertar alargamentos, Libertar imprimir, Liberte Importação CSV e Liberte estatística alargada.

Configurações

Dentro de opções, você consegue configurar informações do aplicativo como: Configurações gerais (Dia de começo do mês) , indicação de status, indicação panorâmica, proteção automática, introdução da conta, envio E-Mail, Calendário, Resultados da procura e Restabelecer configuração.

Segurança

Dentro dessa funcionalidade, você consegue ligar proteção do PIN, que é uma senha de acesso para você manter o sigilo de seus dados.

Proteção & Ficheiros

Aqui dentro além das funcionalidades já existente em outras partes do aplicativo, você consegue eliminar todos os movimentos e também eliminar todos os dados caso não queira mais mantê-los em seu aplicativo.

1,2,3 – Tela de Configurações

Conclusão

Resumindo, esse aplicativo é extremamente completo e complexo. O que eu pude perceber é que em diferentes partes do aplicativo você consegue realizar a mesma funcionalidade tornando-o mais difícil e complicado de se utilizar. Sua interface não é tão simples em relação aos outros aplicativos, podendo ter inúmeras combinações diferentes para visualizar uma informação. Ainda por cima ele custa $1,99 na AppStore. Sem contar tudo isso, ele possui muitas funcionalidades que são bem interessantes e completas. Caso você realmente quiser baixar e testar esse aplicativo, prepare-se que você irá demorar um tempo para aprender todas as suas funcionalidades.

Prós e contras

Aplicativo com muitas funcionalidadesPossibilidade de adicionar contas, categorias, meios de pagamento, planilhas e lançamentos periódicos tornando o aplicativo bem flexívelVisualização de seus gastos e receitas através de diagramas e estatísticasPossibilidade de exportar dados via HTML e CSV (pelo iTunes ou por E-Mail)Você consegue fazer backup de todas suas transaçõesA pesquisa avançada o deixa procurar por qualquer tipo de dado da maneira que quiser
Pago ($1,99)Aplicativo muito complexo e às vezes redundante: você consegue realizar a mesma funcionalidade em diversas partes do aplicativo o que pode confundir o usuárioO aplicativo foi feito de uma forma que possui muitas combinações de visualização o que confunde o usuárioInterface não muito simples e difícil de navegar

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

My Budget Book
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Maio 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular