LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Os melhores apps gratuitos para manter a boa forma

0Comentários

Virtua Gym

Virtua Gym é uma saída para quem gosta de fazer exercício sozinho, só com aquela musiquinha de fundo. A desenvolvedora, homônima, já está se expandindo e ficando grande, pois está disponível até em desktops. Há boatos, no próprio site, que até academia estão usufruindo de seus serviços.

Na primeira vez que eu li sobre, fiquei confuso e me perguntando “Como será que isso funciona?”. Particularmente, achei a ideia esquisita, pois eu não confio em uma pessoa dizendo o que comer quem dirá um celular? Mas não foi assim minha primeira experiência com o Virtua Gym.

Nada melhor do que ser independente, até na hora de se exercitar. O aplicativo te ajuda a perder peso de uma forma divertida, com demonstrações de como fazer a atividade e prêmios para conquistar com suor (literalmente). O Virtua Gym é grátis na App Store, mas possui um preço que pode ser adquirido dentro da aplicação. Com a versão free, temos acesso a funções básicas.

Todas as funções do aplicativo, pago ou grátis, são realmente tentadoras. Nele, podemos criar e compartilhar planos de treinos, acessar uma comunidade de membros, rápidos check-ins, desafios e recompensas, ferramentas de treino online, membros PRO, sistema de nutrição e calendário.

Nossos planos de treino consistem em criar um ecossistema onde toda a semana nós conseguimos fazer exercícios variados, eliminando a chatice da repetição. Na comunidade, podemos ver os exercícios em destaque e as pessoas que estão o fazendo, mas isso é feito de forma on-line. O problema dessas ferramentas é que a maioria é paga e via website, ao invés de dar cem por cento de atenção ao app.

A demonstração de cada exercício é feita através de imagens 3D que ficam em loop. Também temos um cronometro para indicar quanto tempos devemos permanecer na respectiva atividade. O Virtua Gym é possui três idiomas: Holandês, Inglês e parcialmente português. O aplicativo pesa 10,7 megabytes e está disponível para dispositivos com a versão 5.0 ou superior do iOs.

Vamos começar então.

Iniciando o aplicativo

Quando abrimos o Virtua Gym pela primeira vez, podemos fazer o log-in com uma conta própria deles. Para criar, é só inserir o e-mail e senha e tocar em “Create”. Se já possui uma conta, deve pressionar Log-in with existing account, que está localizado na parte inferior e inserir sua conta. É esquecido e não lembra a senha? Consegue recuperá-la apertando o botão Forgot your password, onde será direcionado para o site.
Criar uma nova conta / Entrar com uma conta existente / Mudando a senha no site

Ao criar ou entrar com uma conta, já podemos acessar as funções do aplicativo. A página principal é bem simples, com apenas cinco opções e um atalho para curtir a página da desenvolvedora no Facebook. As cinco opções se dividem em: Exercise, Virtua Gym Online, Become Pro, Achievements e Settings.

Tela inicial

Exercise

Em exercise, temos acesso a um calendário, que serve como um plano de exercícios montados por nós mesmos. Somos capazes de programar atividades para qualquer dia da semana, mês ou ano. Ao tocar em qualquer dia, podemos ver a data na parte superior e os exercícios que devemos fazer logo abaixo. Como somos iniciantes, ainda não possuímos nenhum dado.

Na parte inferior, temos Add Workout e Add Activity. Na primeira opção, podemos selecionar planos conforme as nossas necessidades. Esses planos podem ser: atividade matutina, em casa, definir abdômen, dumbbell, academia e planos de três dias.

Calendário de exercícios / Dia específico / Workout exibe os planos de atividades

Cada um desses possui um nível de atuação, como Absolute begginer, Begginer, Average e Advanced. O primeiro é o iniciante absoluto, onde o tempo de exercícios é realmente curto. O segundo é o iniciante, mas não tão iniciante, pois o tempo dobra em relação ao primeiro. O Average é a pessoa que está no nível intermediário, onde a duração já é razoável. O último item da cadeia hierárquica é o “Advanced”, que está no topo, onde a pessoa já é experiente e é apta a fazer exercícios duradouros.

Para exemplificar, vamos tocar em Morning Workout, que são exercícios para a parte da manhã. Ao fazer isso, podemos ver todas as atividades que compõe o Morning Workout, que ao todo, são seis. O título de cada atividade é exibido logo após as imagens e logo abaixo conseguimos ver o tempo ou quantidade que devemos executar. Ao selecionar cada atividade, conseguimos visualizar como a mesma deve ser feita. Esse é o ponto mais forte da aplicação, pois é realmente impressionante o trabalho que eles se deram para produzir essa função.

Outro ponto importante é a função do ícone “i” no canto superior direito, onde podemos ler o passo a passo da execução de cada tarefa. Por exemplo, em Marching in Place, que quer dizer “Marchando sem sair do lugar”, devemos levantar nosso braço esquerdo e joelho direito simultaneamente e fazer o mesmo com o braço direito e joelho esquerdo. O app também dá dicas, como aumentar a altura do joelho para intensificar os resultados.

Nas últimas linhas o Virtua Gym explica que o Marching in Place é um ótimo exercício para aquecer antes de uma série de outros e também é bom para uma atividade cardíaca.

Exercícios que compõe um plano / Demonstração visual / Demonstração escrita

Se caso visualizou e gostou de todas as atividades que compõe o Workout, pode tocar em Add Workout na parte inferior para adicioná-lo ao calendário. Agora, no respectivo dia, você pode ver todas as atividades que foram adicionadas. Ao tocar em cada uma, o aplicativo exibe um cronometro ou contagem de vezes, que nos auxilia muito. Em tarefas que são compostas de turnos, conseguimos criar vários sets, ou seja, grupo de turnos.

Exercícios adicionados ao dia selecionado / Contagens e opções de turnos / Contagem e opções de tempo

Em tarefas que são compostas de tempo, podemos ver a duração, distancia e velocidade. Quando o tempo acaba, temos um tempo de descanso entre o intervalo do próximo exercício. Quando este acaba, a próxima atividade já é reproduzida.

No quadrado na parte direita, conseguimos selecionar uma tarefa individual. Quando fazemos isso, mais quatro opções são exibidas na parte de baixo. Delete apaga a atividade selecionada, Move nos dá a opção de transferir a tarefa para outro dia, Done marca a atividade como feita e Select All seleciona todas as tarefas do dia.

Quando tocamos em Done, uma marca de certo indica que já terminamos a atividade sugerida. Além dessa marca, podemos ver quantas calorias perdemos em cada tarefa individual, uma função bem interessante para quem segue uma dieta a risca.

Contador de descanso / Mais opções na parte inferior / Marcando uma atividade como "feita"

Voltando a nossa atenção para a barra inferior, Add Activity é onde podemos adicionar atividades singulares, ou seja, aquelas que dependem de nenhum plano. Ao adicionar alguma, ela fica marcada como favorita e somos capazes de acessá-la rapidamente no topo. Também temos a opção de busca por texto na parte superior.

Podemos adicionar exercícios em outros dias e os dias que possuem alguma tarefa são marcados com uma bolinha laranja abaixo do número da respectiva data. Para sincronizar as edições feitas no calendário com as sua conta, deve-se pressionar o ícone superior direito.

Adicionando uma atividade individual / Criando uma atividade em um dia / A bolinha laranja indica que existem exercícios no respectivo dia

Virtua Gym Online e outras opções da página inicial

Voltando à tela inicial, vamos explorar outras opções. Em Virtua Gym online, somos redirecionados para o site do mesmo, onde podemos visualizar nosso perfil. Na página do nosso perfil, conseguimos ver várias opções, como a comunidade já citada, informações do nosso perfil, exercícios que programamos e dietas (nutrição). Logo de cara percebemos que o site possui muito mais opções do que o próprio app.

Em comunidade podemos ver a pontuação de cada usuário separada por mês (o com a maior pontuação nesse mês é brasileiro). Em nosso perfil, conseguimos ver informações como: total de calorias queimadas, pontuação, tempo total executados em atividades (em minutos), quilômetros percorridos e mais.

Virtua Gym online / Comunidade / Perfil

Em exercise, somos capazes de ver o calendário que montamos no próprio app. Em Nutrition, podemos criar e visualizar uma dieta. Essa função é realmente legal, pois o Virtua Gym cria uma dieta baseada no nosso estilo de vida.

Voltando ao aplicativo, conseguimos adquirir um plano PRO tocando em “Become a PRO”. Os preços são: 5,50 dólares por semana no plano de quatro semanas, 3,75 dólares para o plano de 12 semanas e 1,92 dólares por semana no plano de um ano. O que ganhamos com isso? Mais 450 exercícios novos, status de PRO na comunidade, sistema de dieta avançado e mais recompensas. Confesso que são poucas coisas para o valor.

Em Achievements, conseguimos ver as recompensas que podemos ganhar com o tempo. Ao tocar em uma que já adquirimos, podemos ver o porquê ganhamos e os pontos de recebemos com isso.

Virar PRO / Preços e planos / Conquistas

Configurações

Em Settings, somos capazes de editar as preferências do Virtual Gym, como período de descanso entre as atividades e notificações. Também podemos sair da nossa conta tocando em Log-out no canto superior esquerdo.
Configurações

Conclusão

O Virtua Gym é o salvador daqueles que querem perder ou manter o peso e não gostam de ir a academia receber ordens de um personal trainer. O aplicativo auxilia as nossas dietas e atividades, contando com cronômetros e contador de vez. A cada tarefa executada, temos um tempo de descanso que o Virtua Gym nos fornece. Não sabe que tipo de exercício se trata? O app nos informa de modo visual e escrito as etapas que devemos fazer para executar a respectiva atividade. Porém, como nada é perfeito, o site do Virtua Gym possui muito mais opções de controle, botando em cheque a importância real do aplicativo.


Prós e contras

Demonstração visual e escrita do exercícioContador de tempo ou turnosCalendário sincronizado com uma contaSite repleto de opções
É free, mas possui planos que são relativamente carosO site apresenta mais opções do que o próprio app

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

Virtua Gym
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Abril 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular