» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPadOS: um iOS com recursos exclusivos para a telona dos tablets da Apple

2019 ficará marcado na Apple como o ano em que o iOS se despediu dos iPads. Mas calma: isso aconteceu apenas porque os tablets da companhia ganharam um SO proprietário.

Em suma ainda estamos falando do iOS 13, mas graças a alguns recursos adicionais a gigante de Cupertino decidiu chamá-lo de iPadOS. Dentre as principais mudanças podemos citar que será possível usar widgets na área de trabalho, algo bem-vindo para o telão dos iPads, além de mais flexibilidade no uso do modo multi-tarefas, com mais janelas e apps abertos ao mesmo tempo!

NOVIDADES

As novidades não param por aí: assim como no iOS 13, o iPadOS recebe novidades como o modo noturno para o SO, um app de galeria reformulado e com grandes recursos de edição, além de um Find My App redesenhado, e o novo Look Around nos mapas proprietários da Maçã, que entregam imagens em 360º em regiões selecionadas assim como o Google Mapas.

Já em termos de privacidade existem novidades como o Sign In With Apple, garantindo que empresas não poderão te rastrear se não for do seu interesse receber propaganda personalizada e ter sua caixa de e-mails lotada por marketing abusivo.

COMPATIBILIDADE

Esses serão os dispositivos suportados pelo iPadOS:

  • iPad Pro (modelos de 12,9 polegadas, 11, 10,5, 9,7 e mais recentes)

  • iPads a partir da 5º geração

  • iPads Mini a partir da 4º geração

  • iPads Air a partir da 2º geração

LANÇAMENTO

Não é possível afirmar quando a Apple lançará a primeira versão estável do iPadOS. Isso poderá acontecer - ou não - no evento de oficialização dos iPhones desse ano, que pode chegar com o anúncio de novos tablets também. Por enquanto é possível usar versões beta públicas se você for inscrito no programa de testes da companhia, e basta puxar o download via OTA após o cadastro!

Confira tudo sobre o iPadOS a seguir: