LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Personagens gays de Overwatch quebram estereótipos e educam jogadores, dizem os fãs

10 de janeiro de 2019 40

Através de um conto escrito por Michael Chu – roteirista chefe da Blizzard –, nesta segunda-feira (07) a homossexualidade de um dos personagens do jogo Overwatch (que ganhou várias novas skins em dezembro), o Soldier 76, foi revelada.

A história, que foi publicada como algo oficial, mostra que apesar da aparência masculina e durona do personagem (que parece mais ter saído de um jogo da franquia Call of Duty), sua orientação sexual é diferente do que muitos pensavam.

O Soldier 76 é um dos personagens mais populares do jogo, e por isso, a revelação não passaria despercebida por muitos fãs do game.

Homossexualidade do Soldier 76 pegou muitos fãs de surpresa

Vale lembrar que além dele, a Tracer, outra personagem do título, também faz parte da comunidade LGBTQ. Diversos fãs compartilharam suas opiniões nas redes sociais sobre Soldier 76, inclusive Ed Nightindale (um gamer de Londres).

Ele acredita que a novidade pode ajudar a quebrar os estereótipos de que gays são necessariamente afeminados e não gostam de "coisas masculinas" – pensamento este que repercute em muitas mentes que tentam colocar categorizar de forma "simples" as mais variadas informações.

É claro que muitos também viram a revelação como algo negativo, e bombardearam as redes sociais da Blizzard com insultos homofóbicos.

Apesar de chegar como algo interessante em relação à representatividade e aceitação dos LGBTQ nos jogos, algumas pessoas não ficaram convencidas, e acreditaram que a homossexualidade de Soldier 76 foi algo "pensado de última hora".

Para estes, entretanto, vale lembrar que em uma das primeiras histórias em quadrinhos da série, publicada em 2016, era possível notar em uma das imagens o personagem olhando carinhosamente para uma foto onde estava abraçado com outro rapaz.

Ou seja, estava aí uma espécie de "dica" da até então desconhecida homossexualidade dele – por sinal, nessa mesma história a Blizzard revelou a orientação sexual da Tracer.

É claro que, para os verdadeiros fãs do jogo, isso pouco importa. A revelação não deve fazer com que a experiência in-game seja prejudicada, a menos, é claro, para aqueles que são extremamente intolerantes.

Voltando a bater na tecla da representatividade, a figura da Tracer e do Soldier 76 são muito mais importantes do que parecem, pois dão visibilidade a algo que muitos insistem em querer tentar esquecer ou que continuam a estereotipar.

A verdade é que somos todos diferentes, e é por causa dessa diferença e aprendendo a conviver com ela que continuamos a evoluir como seres humanos.

Respeito e gratidão à Blizzard, por incluir em seu jogo algo que representa uma parcela (se duvidar, até bem numerosa) de seus jogadores. 👏👏👏👏


40

Comentários

Personagens gays de Overwatch quebram estereótipos e educam jogadores, dizem os fãs
  • Pink money, pesquisa aê :3

      • Na verdade... A informação foi dada em um conto que se tratava de um assunto totalmente fora desse tema. O conto serve pra contextualizar o novo mini-evento da personagem Ana, e tem aproximadamente quinze páginas, tendo apenas uma mencionando, em algumas linhas, esse fato.

        Então, não. A informação foi só um bônus de um evento. Esse sim teve divulgação.

          • Toda inclusão é bacana, mas monetizar isso é sacanagem.

              • Mas a história em quadrinhos dá blizzard não é gratuita? Então como é que eles estão monetizando a não ser pelo próprio jogo?

                  • Mas é pelo próprio jogo que estão fazendo isso mesmo. Polêmica dá dinheiro, ainda mais uma dessas onde você "agrada" um grupo específico e se passa por uma empresa tolerante e inclusiva. Empresas, em geral, não divulgam as coisas por nada.

                  • Na boa muita frescura pra nada deveriam se preocupar em arrumar o modo competitivo e a partida rápida pois as vezes demora mais de 15 minutos pra conseguir achar uma partida... Em relação a isso pode da o cu dele de boa tô pouco me fudendo pra isso mais não a necessidade de (escancarar ) se é gay ou hetero foda se ninguém tá preocupado com isso nos quer jogar .... Povo quer jogar !!!!

                      • Não dá pra "arrumar" isso, deve ser a falta de jogadores no horário que você costuma jogar.

                          • Esses assuntos de lacração já cansaram faz tempo, mas essas empresas enfiam essas coisas sem necessidade nenhuma, só pra ganhar em cima, pq sabem se falar sobre esse assunto a turminha da lacração faz o maior bafafa. Está na cara que a Blizzard nunca pensou nisso e enfiaram no jogo de ultima hora...ZZZZzzzz

                              • Claro que ninguém está preocupado, só quem morre por ser gay.

                                  • Nossa, até parece que o Brasil não é o país que mais mata pessoas de diferentes características, ou só morre gay? morre morador de rua, quer um personagem que representa um morador de rua? ah, frescura. Você ta vivo meu amigo. Relaxe.

                                      • Se está me chamando de gay, eu não sou. Não é preciso ser para entender que todos devem ser respeitados. Seu comentário é no mínimo torto e sem sentido já que quem é morto são as minorias, não os héteros majoritariamente brancos. Há representações de moradores de rua nas novelas, só não fizeram em jogos porque não dá dinheiro, como citei ali em cima.

                                    • Se a intenção é dizer que sua orientação sexual não importa, então pq preocupar tanto em mostrar. A blozzard foi criticada no começo por colocar personagens femininas consideradas " sensuais de mais". Eu não me importo de ter personagens gays em overwatch, mas do jeito que está indo, pra mim, isso não passa de uma estratégiazinha bem mequetrefe pra chamar a atenção para o jogo novamente. Bons tempos em que os jogos eram feitos só para jogar.

                                        • Corretíssimo. Marketing é osso duro de roer. Tudo pra chamar atenção e gerar cliques na mídia. E também não me importo se essa Coca é Fanta, no final é tudo refrigerante. Partilho do mesmo sentimento, Bons tempos em que os jogos eram feitos só para jogar.

                                          • Pro pessoal falando que eles estão fazendo e empurrando um monte de coisa, que tá ficando muito sexual, etc, etc:
                                            Quem tá fazendo esse escândalo todo por ele ser gay são vocês mesmos né, por que a única coisa que a blizzard fez foi por na história. Segundo que nunca na historia dele teve algum conto amoroso, então não tem como ter sido "forçado". Além disso, não tem nada a ver isso de ser super sexual, amor não se resume ao sexo. Além de que, se fosse ele amando uma mulher qualquer nao teroa ninguém vindo comentar sobre isso aqui né?
                                            Enfim, repensem sobre seus próprios pensamentos .

                                              • Finalmente uma pessoa sensata

                                                  • Ta, eu não tava pensando nisso ate ver essa noticia, eai? Quem ta empurrando pra quem aqui? Acho que a mídia é a que mais empurra as coisas paras as pessoas, e como sempre com algum interesse por trás, ou vc acha que é puramente por bondade deles. Vc acha que a blizzard se preocupa mais com os gays ou com a quantidade de jogadores de overwatch me diz ai.

                                                      • Sim, eu concordo que eles estão mais preocupados com a quantidade de jogadores, afinal, eles não deixam de ser uma empresa.
                                                        Mas isso não foi empurrado, pois, como todo mundo tá falando, "o mais importante é o jogo", a história é apenas uma pequena parte disso, que não influencia rm nada o jogo, e nunca teve confusão nenhuma com ela, a não ser nos momentos em que revelam informações desse tipo, que deveriam ser irrelevantes, entende?
                                                        Mas eu concordo que sempre tem um interesse por trás, só não acho que isso deveria dar esse escândalo todo.

                                                      • Agora fotos de um homem abraçado com outro indica homossexualidade KKK boa tudo celular. E sim, foi decidido de última hora que o soldier seria gay.

                                                          • Tudo hoje é voltado para sexualidade. Por isso tantos pedófilos e estupradores por aí, pois são muito expostos a estes materiais desde criança

                                                            • Que shit, quanto mimimi

                                                                • Parabéns pelo texto. Representatividade é super importante.

                                                                    • Sexualizando tudo... Isso um dia vai ter um preço. Só não entendam errado. Mas não deveríamos adotar esse tipo de marketing. Isso só piora as coisas pra todos os lados. Marketing é um veneno...

                                                                        • Concordo. Jogos, filmes e novelas tem que mostrar que as pessoas são diferentes. Há brancos, negros, orientais, magros, gordos, altos, baixos, LGBT, loiros, morenos, ruivos dentre outras diferenças. Precisamos aprender a aceitar as pessoas como elas são. O mundo seria muito chato se todos nós fôssemos iguais.

                                                                          • Que saco

                                                                              • Apropriação cultural é uma merda! Pqp.

                                                                                • Seria interessante se essa informação tivesse sido passada no lançamento do jogo.
                                                                                  Será que esse personagem teria se tornando tão popular?

                                                                                  • Man, quem quer jogar isso, não liga pra sexualidade de seres inexistentes, quem liga pra essas parada é militante gay

                                                                                      • Personagens gays de Overwatch quebram estereótipos e educam jogadores, dizem os militantes LGBT*

                                                                                        Android

                                                                                        Melhores smartphones: TOP 10 do TudoCelular para você | Março 2019

                                                                                        Especiais

                                                                                        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                                        Android

                                                                                        TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                                                        Android

                                                                                        TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular