LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CEO da AMD confirma que chip desenvolvido para PlayStation 5 vai ter um "molho especial"

02 de maio de 2019 36

Atualização (02/05/19) - JS

Apesar de não ter previsão de chegada ao mercado pelos próximos 12 meses, o PlayStation 5 já possui diversas informações a respeito do seu desempenho confirmadas por vazamentos contínuos. Recentemente a CEO da AMD, fornecedora do chip que vai ser responsável pela performance do console, confirmou que o produto vai ter uma configuração especial para garantir uma jogabilidade de qualidade aos usuários do próximo videogame da Sony.

Estamos muito honrados e orgulhosos por fazer parte da próxima geração de PlayStation da Sony. Esta foi uma parceria realmente de longo prazo com eles. Nós amamos jogos. Achamos que o jogo é um mercado de crescimento secular muito bom. O que fizemos com a Sony é realmente algo arquitetônico para sua aplicação, pelo seu molho especial. É uma grande honra para nós. Estamos muito entusiasmados com o que a próxima geração do PlayStation fará. E feliz por fazer parte disso, disse Lisa Su.

A empresária ainda destacou a boa fase da empresa em 2019, e o quanto estão otimistas a respeito do crescimento da AMD este ano, haja vista que diversos produtos serão lançados ao longo dos próximos meses.

“Nós vemos isso como um ciclo significativo de produto, e à medida que avançamos de três a cinco anos, temos muitas coisas no funil. Estamos trabalhando em muitos produtos", disse ela em uma entrevista individual com Jim Cramer, do Mad Money

“Este é um ano de crescimento de receita para nós. Estamos começando em um ponto mais baixo no primeiro trimestre, mas crescendo nos próximos trimestres, e ainda vemos uma tremenda excitação em torno de nossos produtos. Deste ponto de vista, é aí que estamos focados”, disse ela.

Ainda existem muitos detalhes a respeito do novo console da Sony a serem revelados, principalmente na parte de design, mas ao longo desse um ano de dianteira teremos diversas informações vazadas sobre o produto para serem compartilhadas com o público que espera ansiosamente pela 5ª geração do PlayStation.

Atualização (26/04/19) - VC

Após ter confirmado dezenas de detalhes a respeito da próxima geração do PlayStation, a Sony volta a detalhar o que podemos esperar em relação à data de lançamento do sucessor do PS4, que já foi confirmado que não chega em 2019.

Chamado pelos executivos da Sony de "console de próxima geração" para não revelar o nome final do próximo videogame da empresa - que provavelmente será PlayStation 5 -, agora um repórter do The Wall Street Journal revela que a gigante japonesa disse aos jornalistas em uma sessão de perguntas e respostas que o novo console não será lançado dentro dos próximos 12 meses.

Isso confirma os rumores de que a Sony estaria planejando apresentar o sucessor do PS4 próximo da E3 2020 (embora ela possa não participar da feira) em evento próprio ou então em algum momento do segundo semestre do próximo ano.

Matéria original

PlayStation 5 não chega em 2019, mas vai oferecer retrocompatibilidade, Ray Tracing, "8K" e muito mais

Exatamente uma semana após detalhes a respeito do kit para desenvolvedores de um dos modelos da linha Xbox Scarlett terem sido detalhados com um hardware surpreendente oferecendo 4 TB em SSD, 48 GB de memória RAM GDDR6, CPU AMD Zen 2 costomizada, GPU AMD Navi customizada, agora novas informações revelam o que esperar do principal concorrente da Microsoft nos consoles da próxima geração: o Playstation 5.

Em um longo e extenso artigo exclusivo da Wired, a Sony confirmou detalhes e especificações do próximo console da fabricante sem revelar oficialmente o nome Playstation 5. Durante sua entrevista ao site, Mark Cerny, líder da divisão de arquitetura de sistema para o PS4, se contentou em chamar o sucessor do Playstation 4 de "console de próxima geração", não deixando vestígios para possíveis nomenclaturas (embora PS5 seja o mais óbvio, lógico e esperado).

As promessas:


Basicamente, a Cerny confirmou em entrevista à Wired pontos chave da próxima geração de consoles da Sony, incluindo suporte para compatibilidade com jogos do PlayStation 4, suporte para conteúdo em resolução 8K escalada, PlayStation VR e mídia física, além de CPU baseada na linha AMD Ryzen que permitirá a chegada da tecnologia de Ray Tracing no console. Confira estes e outros detalhes abaixo.

Retrocompatibilidade com jogos do PS4


A Microsoft fez escola com a retrocompatibilidade do Xbox One podendo atingir não apenas a geração anterior, oferecendo então títulos originais do Xbox 360, como ainda games do Xbox Clássico, o primeiro videogame da empresa que foi apresentado no início dos anos 2000.

Embora o sucesso de games remasterizados nos atuais consoles da Sony seja inegável, seria completamente irracional a companhia apresentar um novo console sem oferecer a retrocompatibilidade com a geração anterior, e felizmente a companhia decidiu ouvir os fãs e seguir a tendência da própria indústria. Com isso, está confirmado que os jogos do PlayStation 4 serão compatíveis com o PS5.

Apesar disso, não foi detalhado os planos da gigante japonesa de como funcionará a retrocompatibilidade no console de próxima geração: mas a grande aposta é que a Sony adote um sistema muito semelhante ao da Microsoft, em que usuários com mídia física ou virtual possam rodar o título já adquirido sem custos adicionais.

8K, SSD, PSVR e suporte ao Ray Tracing


Assim como a família Xbox Scarlett - que será divida entre o modelo Anaconda (sucessor do Xbox One S) e o Lockhart (sucessor do Xbox One X) -, o PlayStation 5 contará com placa gráfica AMD Navi customizada, e oferecerá suporte à impressionante tecnologia de Ray Tracing já existente nos computadores e em jogos como Battlefield V, permitindo efeitos de iluminação como reflexos mais realistas do que nunca.

Em relação à CPU, foi confirmado que o PS5 contará com processador baseado na terceira geração da linha AMD Zen 2 de oito núcleos e fabricação em eficiente litografia de 7 nanômetros. Além disso foi confirmado que o console de próxima geração terá unidade customizada para Áudio 3D: "[nosso] sonho é mostrar o quão diferente a experiência de áudio pode ser quando aplicamos quantidades significativas de potência de hardware a ele [o novo console]."

Além disso, foi confirmado que o sucessor do PS4 chegará com armazenamento em SSD e permitirá que os jogadores e usuários consumam conteúdo em resolução 8K pela primeira vez nos consoles da Sony, embora a resolução atingida possa ser via upscalling, onde o hardware apenas leva a resolução Full HD ou 4K para o 8K aumentando a imagem, sem reproduzir em 8K de forma nativa.

Suposto preço final revelado?


Após a confirmação por parte da Sony, agora podemos imaginar que, quando lançado, o PlayStation 5 será para poucos. Imaginando que a fabricante apresente um console com 512 GB em SSD (o que definitivamente não é barato), a quantidade de memória interna não seria suficiente para armazenar muitos títulos de próxima geração. Considerando que a Sony ofereça então um SSD de 1 TB, já podemos imaginar instantaneamente que o PS5 terá um alto custo de fabricação, e isso deve ser refletido no preço para o usuário final.

Os novos chips da AMD serão customizados e extremamente poderosos, a nível de permitir Ray Tracing e reprodução de conteúdo em 8K, mas isso também não vai sair barato. Apesar de já estar dominando a fabricação de processadores em 7 nanômetros, a tecnologia ainda é nova e cara, o que pode fazer o console de próxima geração da Sony ter preço mais alto que o esperado.

Claro que ainda é cedo pra garantir qual será o preço final do PlayStation 5, mas informações vazadas nesta segunda-feira (15) apontam que a Sony cobrará US$ 499, cerca de R$ 1.939, na versão com 2 TB de armazenamento SSD.


36

Comentários

CEO da AMD confirma que chip desenvolvido para PlayStation 5 vai ter um "molho especial"
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista