LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Minecraft é utilizado por alunos para reconstruir patrimônios perdidos em guerra no Oriente Médio

06 de maio de 2019 0

Os games cada vez mais têm sido utilizados com fim histórico e educacional. Além de Assassin’s Creed Unity poder ser usado na restauração da Catedral de Notre-Dame, agora o jogo Minecraft serviu a alunos para a reconstrução de patrimônios perdidos durante guerras no Oriente Médio.

Com o nome de “History Blocks”, o projeto utiliza a plataforma Minecraft Education Edition com caráter pedagógico em escolas ao redor do mundo. No Brasil, a iniciativa estreou na Escola Bosque, na zona sul de São Paulo, em fevereiro deste ano.

“É surpreendente ver o nível de envolvimentos dos alunos com o projeto History Blocks. Ao mesmo tempo que resolvem desafios complexos de geometria, lógica e abstração, é possível ver como eles se interessam pela cultura e pelas histórias por trás dos monumentos e de sua devastação. Para muitos deles, foi a primeira vez que conceitos como destruição cultural e opressão ideológica foram apresentados e, com eles, mostramos a importância da preservação dos patrimônios da humanidade.”


Silvia Scuracchio

Diretora pedagógica da Escola Bosque

Presente em instituições de ensino espalhadas por mais de 30 países, o “History Blocks” foi criado em parceria com a UNESCO e teve colaboração de professores, por meio de um plano de aulas para a construção dos monumentos destruídos.

Um dos apoiadores foi o professor Francisco Tupy, especialista em Minecraft no Brasil e referência no uso de jogos dentro de escolas, para melhorar o ensino.

“A tecnologia é um instrumento para transformar a educação e trazer à tona metódos antes inimagináveis de ensino. O projeto com a Unesco abre uma nova possibilidade para alunos de todo o mundo estudarem obras importante da nossa história.”

Daniel Maia

Gerente de programas acadêmicos da Microsoft Brasil

Todas as etapas do plano pedagógico estão disponíveis no site oficial do projeto “History Blocks” – acessível neste link.

O que você achou da iniciativa de usar Minecraft no aprimoramento do ensino? Diga para a gente!


0

Comentários

Minecraft é utilizado por alunos para reconstruir patrimônios perdidos em guerra no Oriente Médio
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista