10 Setembro 2019
Neste final de semana, durante a sua apresentação para a E3 2019, a Microsoft revelou mais detalhes a respeito do chamado “Project Scarlett”, codinome da próxima geração da família Xbox.
O próximo videogame da gigante de Redmond promete melhorias em software e hardware, com um poder quatro vezes maior que o atual Xbox One X – como afirma a equipe de desenvolvimento em vídeo promocional.
Para entender melhor as novidades já anunciadas do “Project Scarlett” em relação aos consoles atuais, o TudoCelular preparou um comparativo de especificações entre o futuro produto da Microsoft, seus antecessores e os concorrentes de outras marcas. Confira:
Xbox "Project Scarlett" | Xbox One X | Xbox One S | |
---|---|---|---|
Processador | Zen2 | AMD Jaguar (2.3GHz, 8-core) | AMD Jaguar (1.75GHz, 8-core) |
GPU | Suporte às tecnologias Navi e Ray Tracing | Integrada AMD (6 teraflops, 40CU) | Integrada AMD Radeon (1.4 teraflops, 12CU) |
Memória | GDDR6 | 12GB DDR5 | 8GB DDR3 |
Armazenamento | Compatível com SSD | 1TB | 500GB, 1TB, 2TB |
Resolução de imagem | 8K | 4K (nativo) | 4K (só vídeo) |
Quadros por segundo | 120 fps | 60 fps | 60 fps |
Suporte a HDR | Não informado | HDR10 | HDR10 |
Qualidade de imagem
Como já foi falado mais acima, o “Project Scarlett” pretende avançar em quatro vezes mais do que o antecessor Xbox One X – considerado o console mais poderoso da atualidade. Para isso um dos caminhos será na qualidade de imagem.
Com uma resolução 8K e até 120 fps, a próxima criação da Microsoft vai dobrar as capacidades tanto no tamanho do que é mostrado quanto na taxa de quadros por segundo, em relação ao seu console top de linha contemporâneo – 4K e 60 fps. A diferença é maior ainda quando comparado ao Xbox One S, o qual somente reproduz 4K em vídeos.
Ainda é somado a isso a presença da tecnologia Ray Tracing para a próxima geração. Presente nas mais recentes placas gráficas da NVIDIA GeForce RTX, o recurso possibilita aos desenvolvedores a adição de ambientes mais realistas, com renderização de luminosidade e sombras em tempo real.
Avanço em componentes
Os avanços prometidos pelo “Project Scarlett” em relação aos seus sucessores também vão para o segmento de hardware. Em relação à memória, o próximo console terá GDDR6, apesar de ainda não ter a quantidade de gigabytes revelada. Os modelos de Xbox One atuais contam com memórias DDR5 (One X) e DDR3 (One S).
Outra novidade será o suporte para armazenamento SSD. Na prática, a instalação de um Solid State Drive poderá contribuir para a diminuição considerável das telas de carregamento dentro dos games.
Xbox "Project Scarlett" | PlayStation 4 Pro | PlayStation 4 Slim | Nintendo Switch | |
---|---|---|---|---|
Processador | Suporte à tecnologia Navi | AMD Jaguar (2.1GHz, 8-core) | AMD Jaguar (1.6GHz, 8-core) | ARM Cortex A57 (1.02GHz, quad-core) |
GPU | Suporte ao Ray Tracing | Integrada AMD Radeon Polaris (4.2 teraflops, 36CU) | Integrada AMD Radeon (1.84 teraflops, 18CU) | Nvidia Maxwell (0.5 teraflops, não-oficial) |
Memória | GDDR6 | 8GB GDDR5, 1GB DDR3 | 8GB GDDR5 | 4GB LPDDR4 |
Armazenamento | Compatível com SSD | 1TB | 500GB, 1TB | 32GB |
Resolução de imagem | 8K | 4K (upscaling) | Full HD | Full HD |
Quadros por segundo | 120 fps | 60 fps | 60 fps | 60 fps |
Suporte a HDR | Não informado | HDR10 | HDR10 | Não |
Diferença considerável nos números para PlayStation 4
Quando colocado lado a lado com outros concorrentes, a diferença nos números fica ainda maior. Mesmo sem entregar um 4K nativo, o PlayStation 4 Pro é o que mais se aproxima do “Project Scarlett”, com o destaque na presença de memória GDDR5.
Sem qualidade de imagem Ultra HD, o PS4 Slim se assemelha à versão mais potente da família por ter variante com 1 TB de armazenamento e 8 GB de memória GDDR5. No entanto, a presença de HD e ausência de outros recursos ainda tornam o console distante do futuro projeto da Microsoft.
Portabilidade como diferencial do Switch
Por outro lado, o Nintendo Switch é o videogame que ficaria mais atrás no comparativo, em relação a especificações. Isso porque, entre outras situações, faltariam suporte a 4K, HDR10 e apenas 4 GB de memória LPDDR4. Porém, ele ainda teria a vantagem da sua capacidade híbrida de ser carregado para qualquer lugar.
O vídeo de introdução da Microsoft para o “Project Scarlett” sinaliza para algum tipo de integração entre console, PC e dispositivo móvel. Mas não foram revelados outros detalhes até o momento.
O que você espera do próximo console da Microsoft? Comente conosco!
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