LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Xbox "Project Scarlett" contra os consoles atuais em especificações

10 de junho de 2019 25

Neste final de semana, durante a sua apresentação para a E3 2019, a Microsoft revelou mais detalhes a respeito do chamado “Project Scarlett”, codinome da próxima geração da família Xbox.

O próximo videogame da gigante de Redmond promete melhorias em software e hardware, com um poder quatro vezes maior que o atual Xbox One X – como afirma a equipe de desenvolvimento em vídeo promocional.

Para entender melhor as novidades já anunciadas do “Project Scarlett” em relação aos consoles atuais, o TudoCelular preparou um comparativo de especificações entre o futuro produto da Microsoft, seus antecessores e os concorrentes de outras marcas. Confira:

“Project Scarlett” vs antecessores
Xbox "Project Scarlett" Xbox One X Xbox One S
Processador Zen2 AMD Jaguar (2.3GHz, 8-core) AMD Jaguar (1.75GHz, 8-core)
GPU Suporte às tecnologias Navi e Ray Tracing Integrada AMD (6 teraflops, 40CU) Integrada AMD Radeon (1.4 teraflops, 12CU)
Memória GDDR6 12GB DDR5 8GB DDR3
Armazenamento Compatível com SSD 1TB 500GB, 1TB, 2TB
Resolução de imagem 8K 4K (nativo) 4K (só vídeo)
Quadros por segundo 120 fps 60 fps 60 fps
Suporte a HDR Não informado HDR10 HDR10

Qualidade de imagem

Como já foi falado mais acima, o “Project Scarlett” pretende avançar em quatro vezes mais do que o antecessor Xbox One X – considerado o console mais poderoso da atualidade. Para isso um dos caminhos será na qualidade de imagem.

Com uma resolução 8K e até 120 fps, a próxima criação da Microsoft vai dobrar as capacidades tanto no tamanho do que é mostrado quanto na taxa de quadros por segundo, em relação ao seu console top de linha contemporâneo – 4K e 60 fps. A diferença é maior ainda quando comparado ao Xbox One S, o qual somente reproduz 4K em vídeos.

Ainda é somado a isso a presença da tecnologia Ray Tracing para a próxima geração. Presente nas mais recentes placas gráficas da NVIDIA GeForce RTX, o recurso possibilita aos desenvolvedores a adição de ambientes mais realistas, com renderização de luminosidade e sombras em tempo real.

Imagem: Reprodução

Avanço em componentes

Os avanços prometidos pelo “Project Scarlett” em relação aos seus sucessores também vão para o segmento de hardware. Em relação à memória, o próximo console terá GDDR6, apesar de ainda não ter a quantidade de gigabytes revelada. Os modelos de Xbox One atuais contam com memórias DDR5 (One X) e DDR3 (One S).

Outra novidade será o suporte para armazenamento SSD. Na prática, a instalação de um Solid State Drive poderá contribuir para a diminuição considerável das telas de carregamento dentro dos games.

“Project Scarlett” vs concorrentes
Xbox "Project Scarlett" PlayStation 4 Pro PlayStation 4 Slim Nintendo Switch
Processador Suporte à tecnologia Navi AMD Jaguar (2.1GHz, 8-core) AMD Jaguar (1.6GHz, 8-core) ARM Cortex A57 (1.02GHz, quad-core)
GPU Suporte ao Ray Tracing Integrada AMD Radeon Polaris (4.2 teraflops, 36CU) Integrada AMD Radeon (1.84 teraflops, 18CU) Nvidia Maxwell (0.5 teraflops, não-oficial)
Memória GDDR6 8GB GDDR5, 1GB DDR3 8GB GDDR5 4GB LPDDR4
Armazenamento Compatível com SSD 1TB 500GB, 1TB 32GB
Resolução de imagem 8K 4K (upscaling) Full HD Full HD
Quadros por segundo 120 fps 60 fps 60 fps 60 fps
Suporte a HDR Não informado HDR10 HDR10 Não

Diferença considerável nos números para PlayStation 4

Quando colocado lado a lado com outros concorrentes, a diferença nos números fica ainda maior. Mesmo sem entregar um 4K nativo, o PlayStation 4 Pro é o que mais se aproxima do “Project Scarlett”, com o destaque na presença de memória GDDR5.

Sem qualidade de imagem Ultra HD, o PS4 Slim se assemelha à versão mais potente da família por ter variante com 1 TB de armazenamento e 8 GB de memória GDDR5. No entanto, a presença de HD e ausência de outros recursos ainda tornam o console distante do futuro projeto da Microsoft.


Portabilidade como diferencial do Switch

Por outro lado, o Nintendo Switch é o videogame que ficaria mais atrás no comparativo, em relação a especificações. Isso porque, entre outras situações, faltariam suporte a 4K, HDR10 e apenas 4 GB de memória LPDDR4. Porém, ele ainda teria a vantagem da sua capacidade híbrida de ser carregado para qualquer lugar.

O vídeo de introdução da Microsoft para o “Project Scarlett” sinaliza para algum tipo de integração entre console, PC e dispositivo móvel. Mas não foram revelados outros detalhes até o momento.

O que você espera do próximo console da Microsoft? Comente conosco!


25

Comentários

Comparativo: Xbox "Project Scarlett" contra os consoles atuais em especificações
  • PS5 Vem aí.

      • Resumindo, você não têm nada!!!! Não vou lhe passar minha configuração, abraço!

          • Está muito difícil construir grandes jogos para home consoles devido à custos de produção, quanto mais recursos tiver o hardware maior serão os custos e tempos de produção, é como ter uma Ferrari e pôr algum motivo só poder usar 3 marchas do câmbio, no PC os recursos como altas taxas de fps e aplicação de ray TRACING tornaram os Jogos algo digno de aplausos mas são muito poucos. Preço é outro quesíto que não se pode esqueçer e não acredito em nada abaixo de 450 dólares já que um PC com características básicas desses home consoles custam na média 1500 dólares! É aguardar pra ver.

              • Errado, quem já possuí um pc médio, só basta trocar a placa de vídeo, tenho o Ps4 e um pc com uma R380 4gb e Ryzen 1600x, se levarmos em consideração a placa de vídeo que é uma R9 280X requentada é uma placa antiga muito antiga 2012, e oferece bem mais que o Xbox e Ps4. Quando tudo calculado, comprar console é mais caro, comparem TWC3, BF5, todo no alto com super sample 50 a 60 Fps 1080, o meu Ps4 o TWC3 parece Ps2.

                • Pelo jeito o Xbox Scarlett terá no mínimo 4 GHz de processador, GPU com 10.8 teraflops 16GB de memória ram ,2TB e suporte a HDR 10 na minha opinião

                    • Games ainda mal rodam em 4k, 8k sera obviamente upscaling ate estabilizar em um futuro próximo, a comparação e bem óbvia, o importante e evoluir, eu to curioso e pra saber como irão aplicar o ray tracing, já que mesmo tendo a tecnologia já nos PCs, ela ainda e nova, e mal consegue funcionar em todas as áreas dentro dos jogos, veremos.

                        • Praticamente 1 ano e meio para lançar...só imagino a quantidade absurda de fanboyolismos (ambas a partes), boatos, mentiras e decepções que teremos até o "PS5 e Xbox Scarlett". É mais saudável viver o aqui e agora.

                            • Quero ver Scarlet vs PS5

                                • Ja te aviso scarlet sera decepcao. Pois o ps3 era supostamente mais potente que o x360, porem as produtoras nao conseguiram trabalhar com a capacidade full. E outra se o scarlet for mais potente nao sera tao a ponto de vc conseguir perceber qdo estiver em acao da gameplay, isto sem falar que pra ter o maximo dele sera necessario ter uma tv 8k e sinceramente a mais barata no brasil sera no valor de 30mil.

                                    • Acho que então, a decisão geralmente é tomada pelo melhor serviço da Microsoft ou os exclusivos da Sony ( Eu prefiro o Xbox )

                                        • no meu caso prefiro sony sempre, pela questao dos exclusivos, ainda mais qque a sony anunciou a compra do estudio que fez alan wake.
                                          Logico tem gente que nao liga pra exclusivos, mas sinceramente a mic ta parecendo a nintendo, so tem 3 exclusivos que dizem ser 3A, mas que na real sao as mesmas coisa desde o 360, nao mudam nunca.

                                            • Sony anunciou a compra a Remedy? Tá usando drogas ou só tá bêbado? Se informa melhor antes de escrever bobagens...por isso que sonysta é zoado na internet.

                                              Mostra aí pra gente o link desse anúncio da compra da Remedy, cadê??

                                                • Como assim sonysta é zoado na internet??? A sony vende bem mais videogames do que a microsoft e os exclusivos da Sony são sempre bem mais avaliados pelos sites profissionais de games... Xbox não tem nem metade das vendas do ps4, ou seja, é mais fácil vocês serem zoados do que um sonysta ser zoado... Tenho os dois consoles, mas é até desonestidade querer comparar os exclusivos do ps4 com os exclusivos do xbox one... Os do ps4 são de longe superiores.

                                          • Toda essa potencia pra mais uma gen so com 3 exclusivos e tudo repeteco, halo, gears e forza. E outra ps3 era muito mais potente e as produtoras nao conseguiram trabalhar o potencial maximo, prevejo a mesma coisa com xbox. Se tiver grafico melhor que o ps5 vai ser tao pouco a diferenca que jogando na acao da gameplay nem sera perceptivel, como eu gosto de exclusivos ineditos e de qualidade fico com sony mesmo. Logico que dito isto nao estou criticando a quem vai comprar ou gosta da mic.

                                              • Meu próximo Xbox

                                                  • PS5 vem bem antes das Olimpíadas.
                                                    Xbox no fim do ano fica muito tarde.

                                                    • Deviam ter colocado na parte de cpu, equipado com zen2 e na gpu, tecnologia navi e suporte a ray tracing, pois isso foi dito na e3.

                                                        • 8k + 120 fps, agora não sei que conta mais vantagens... Seria melhor esclarecerem, tipo 120Fps a 1080P e 8K em video.

                                                          • Nova geracao PS5 e novo xbox tem que ser bem melhor mesmo
                                                            e tem que acompanhar a evolucao dos PCs
                                                            pra quem falava que consoles morreriam olha ai ...

                                                              • Eles ja sao superior ao pc, se vc levar em conta valores, exemplo, com o valor de um xone ou ps4, vc monta um pc que roda jogos com a qualidade deles? Eu creio que nao, pois pra rodar jogos com graficos de ps4 e xone voi tem que gastar mais de 2k e hj em dia ps4 pro e x one s vc encontra por 1500. Tente montar um pc com 1500.

                                                              • Comparativo interessante, mas pouco forçado demais... Rsrsrs

                                                                  Android

                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                  Android

                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                  Windows

                                                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                  Economia e mercado

                                                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista