LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Melhor console portátil para comprar | Guia do TudoCelular

11 de setembro de 2023 105

Destaques em consoles portáteis

A atenção de todos está voltada para o PlayStation 5 e Xbox Series, mas se você não quer um console para ficar preso em casa e busca uma opção portátil para levar para onde for, listamos aqui as melhores opções para comprar.

Infelizmente, este mercado de consoles portátil é bastante escasso. A Nintendo ainda continua investindo neste público como o Switch Lite que foi lançado há pouco tempo. Sony era sua maior rival, mas acabou abandonando o barco desde o lançamento do PS Vita. Microsoft não parece ter interesse, e está mais focada em transformar celulares em consoles de bolso, com o xCloud.

Se você caiu neste guia por acidente e não tem interesse em consoles portáteis, pode conferir nossos outros guias nos links acima. E assim como os demais, neste organizaremos as ofertas por ordem de preço e apenas modelos vendidos no varejo nacional.

Tenha em mente que os preços mudam com frequência, assim como a disponibilidade dos produtos. Se sentiu falta de algum console nesta lista, é porque ele não estava disponível para compra no momento em que o guia foi atualizado.

Nintendo Switch Lite

Após dois anos do lançamento do Switch original, a Nintendo trouxe ao mercado uma versão ainda mais portátil, chamada Switch Lite. O novo, além de mais compacto e leve, vem com os controles no próprio corpo do aparelho, diferente do mais antigo que permite trocar os Joy-cons.

O Switch Lite também não vem com dock e nem tem suporte a ela. Ou seja, se pretende também usar o console com sua TV terá que comprar o Switch tradicional, este foi feito apenas para ser um dispositivo móvel. A sua tela é menor e limita a resolução dos jogos apenas à resolução HD.

Por ter uma tela menor e vir com bateria mais generosa, o Switch Lite entrega melhor autonomia que o Switch original lançado em 2017, mas a Nintendo lançou uma atualização em 2019 que faz o novo Switch ser o melhor dos três.

Nintendo Switch

O Nintendo Switch entrou em nosso guia de melhores consoles moderno, mas diferentes dos videogames da Sony e Microsoft, ele também é um console portátil, por isso aparece nesta lista também. Outro diferencial do Switch está nos joysticks, ou joycons, que podem ser utilizados de diversas formas.

Ele vem com GPU NVIDIA Tegra modificada para o Switch. Utilizar o console na televisão pode resultar em alguma queda na taxa de quadros, mas não o suficiente para atrapalhar a jogabilidade. Para compensar, oferece uma série de títulos como Zelda Breath of the Wild, Super Mario Kart 8 Deluxe e Super Mario Odyssey.

Nintendo Switch OLED

Para fechar a nossa lista, temos a nova atualização do Nintendo Switch, que se destaca por trazer uma tela OLED e manter a proposta de um console compartilhável visto na geração anterior.

Esteticamente, o dispositivo é bem semelhante ao irmão mais velho, sendo a última diferença o tamanho da tela, passando de 6,2" para 7", algo que fez a nova versão também ser um pouco maior e mais pesada — apesar de ser uma diferença imperceptível no geral.

Steam Deck

Querendo acesso a acervo sem ficar depende de apenas uma loja? Então vale a pena pensar com muito carinho no Steam Deck, que traz como loja principal a Steam (da Valve) e, graças ao seu sistema SteamOS 3.0 baseado no Arch Linux com interface gráfica KDE Plasma, bem como o Xbox Cloud através do Microsoft Edge.

Um ponto que vale aqui citar é que as opções vendidas no Brasil são via importadores (ou seja, a Valve não vende oficialmente no país) e o armazenamento pode ser um eMMC de 64 GB ou então, um SSD de 256 GB ou 512 GB.

ASUS ROG Ally

Ainda falando de portáteis com maior poder de fogo, temos o ASUS ROG Ally que chegou ao mercado para rivalizar com o Steam Deck e se diferencia em especial pela oferta do Windows 11 como sistema operacional, o que garante o suporte a plataformas como a própria Steam, Epic Games e mais.


105

Comentários

Melhor console portátil para comprar | Guia do TudoCelular
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista