LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Minecraft Dungeons traz ação à franquia com mecânica para todas as idades | Análise / Review

22 de maio de 2020 3

Anunciado em setembro de 2018, o jogo Minecraft Dungeons tem seu lançamento programado para o próximo dia 26 de maio, nas plataformas Windows 10, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch.

O game consiste em um spin-off do original, mas desta vez o foco é em ação, no lugar de construção do mundo. Ele foi desenvolvido por Mojang e Double Eleven, com publicação pela Microsoft.

O TudoCelular teve acesso antecipado ao título, na sua versão para PC, e reuniu os detalhes sobre o jogo, além de um vídeo de gameplay para você conferir o que poderá encontrar na novidade da franquia pertencente à Microsoft.

Gráficos conhecidos; estilo também

Imagine um jogo que incorpore os gráficos em blocos já conhecidos de Minecraft clássico, com um estilo RPG em 3D semelhante ao encontrado em Diablo – mas sem conteúdo restrito a crianças, por exemplo. Esse é Minecraft Dungeons.

O visual não decepciona. Quem já está acostumado a construir seu mundo no título padrão, deve curtir os gráficos no seu spin-off. Os cenários são bem construídos e complexos, com direito a cavernas e possibilidades de caminhos até chegar aos objetivos. Eles entregam diferentes ambientes, os quais são desbloqueados conforme a conclusão das missões.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

História bem definida, mas combates sobressaem

No começo de cada missão, um trecho da história que norteia o jogo é contado. Em linhas gerais, um ser maligno, o “Arqui-Illager” descobre o Orbe da Dominância, um artefato que concede um poder mágico imenso. Com ele, passa a tentar recriar o mundo que o desprezou no passado.

O inimigo passa a agir para se vingar dos aldeões comuns que o abandonaram, fato o qual desencadeia toda a aventura para tentar impedir os planos de Archie. Mas a história acaba por ser uma espécie de incentivo para os combates, do que tema principal.

ALERTA DE SPOILERS

Jogabilidade

Mecânica simples

Não há segredo para jogar Minecraft Dungeons. Com apenas um botão do controle ou teclado, é possível golpear os inimigos com espada, machado ou outra arma obtida ao longo do percurso. Caso opte por atacar a distância com arco e flecha, há também uma outra tecla dedicada a isso.

Os outros itens no jogo podem ser posicionados em teclas devidamente informadas em uma barra inferior na tela. É possível ativa encantamentos nas armas e mudar os adicionais – como ativador de um lobo que o ajuda nos combates, ou um campo de defesa para impedir ter a vida diminuída por pessoas de fora.

A mecânica facilita que qualquer público consiga jogar o título. Não há maiores combinações de comandos.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Dificuldade variável

Você pode alternar a dificuldade de alguma missão antes de iniciá-la. Isso permitirá obter recompensas melhores, apesar de também crescer a resistência dos inimigos. As escalas vão de 1 a 6 e indicam qual é o nível de força adequado ao seu personagem para encarar essa etapa.

Outro detalhe é que, depois de concluir as missões no modo padrão, você passa a contar com mais duas dificuldades: Adventure e Apocalypse.

Já dentro da missão adequada para o seu nível, há os inimigos que são fáceis de se derrotar e outros os quais demandam mais tempo. Os subchefes e chefes também podem dar trabalho e muitas vezes somente se consegue derrotar na última vida – as missões são iniciadas com três.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Multiplayer

Logo na tela de início, você tem a opção de jogar em multiplayer online, local ou sozinho. Caso opte por aproveitar o título com até quatro pessoas virtualmente, por enquanto, somente é possível dentro da mesma plataforma. E não há opção para misturar os dois tipos de multijogador.

Contudo, a Microsoft possui planos para implantar cross-platform em Minecraft Dungeons. Em outras palavras, da mesma forma que o jogo principal, o spin-off também terá a possibilidade, no futuro, de ser jogado online com gamers em outras plataformas. Ainda não há uma previsão para o recurso ser liberado.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Minecraft vs Minecraft Dungeons

O game traz uma outra proposta para a franquia ao contar com um gênero de RPG de ação dentro do Unreal Engine, a fim de fornecer combate físico. Apesar das referências visuais ao Minecraft original, Dungeons promete ir a um caminho independente.

Não é necessário conhecer o jogo regular para se aventurar no novo game. Os desenvolvedores trataram de criar um contexto ao título que possa atrair novos jogadores. Ou seja, o público-alvo aqui não se limita aos entusiastas da principal criação da franquia.

Vale a pena?

Minecraft Dungeons é um jogo que vai além da proposta do Minecraft original. Ele não busca somente acrescentar um novo gênero à franquia, como também tem potencial para atrair uma grande quantidade de público – tanto os já apaixonados, quanto outros jogadores que queiram experimentá-lo.

Outro ponto a se destacar é o preço cobrado. A edição mais básica – já em pré-venda para Xbox One e Windows 10 – pode ser reservada por R$ 74,95. É uma quantia que não dói no bolso, em decorrência da diversão que proporciona.

Vale ressaltar que ele não é indicado para quem gosta de ação mais complexa, com combos elaborados, ou os que preferem priorizar a história ao combate. Aqui, a proposta se trata de fornecer lutas mais intuitivas e simples.

Em resumo, Dungeons consegue trazer diversão, prender o jogador por muito tempo e entrega gráficos satisfatórios, dentro da ideia de design em blocos tradicional da franquia. É um game de ação recomendado para se jogar em qualquer idade.

E aí, quais são as suas impressões sobre o novo Minecraft Dungeons? Compartilhe conosco a sua opinião!

*A Microsoft forneceu uma cópia do “Minecraft Dungeons” ao TudoCelular para análise.

Minecraft Dungeons

Desenvolvedor: Microsoft Studios

Preço: R$ 74,95

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


3

Comentários

Minecraft Dungeons traz ação à franquia com mecânica para todas as idades | Análise / Review
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 70.398 mortes em 1.800.827 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020