LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xbox Series X: Microsoft divulga mais detalhes da Xbox Velocity Architecture e seus componentes

14 de julho de 2020 27

O Xbox Series X promete elevar o patamar dos consoles com especificações dignas de um PC de alto desempenho. Com processador AMD de 8 núcleos e 16 threads produzidos com a arquitetura Zen 2, e GPU de poder computacional que atinge os 12 TFLOPs, o aparelho da Microsoft é extremamente poderoso.

Esses não são os únicos pontos dignos de nota, com o armazenamento possuindo uma solução especial: a Xbox Velocity Architecture (XVA). Hoje, em postagem no Xbox Wire, a Microsoft revelou mais detalhes de sua arquitetura de alta velocidade, cujo nome na verdade é um "termo guarda-chuva", abrangendo quatro principais aspectos.

O primeiro deles é o SSD NVMe personalizado de 1TB, com largura de banda de 2,4GB/s, "40 vezes maior do que a do Xbox One", de acordo com empresa. Assim como os outros componentes, o SSD foi desenvolvido para manter um nível de performance constante, ao invés de trabalhar com picos de velocidade. Tais especificações também se aplicam ao cartão de expansão anunciado pela Seagate.

Cartão de expansão de memória da Seagate para o Series X.

Já o segundo pilar da XVA é o sistema avançado de descompressão de dados da companhia, que combina o LZ Decompressor, padrão da indústria, com o BCPack, solução proprietária da gigante de Redmond, para oferecer largura de banda que atinge os 4,8GB/s, sendo "aproximadamente 100 vezes mais veloz do que a geração atual de consoles". De acordo com a publicação, caso fosse realizado via software, o sistema de descompressão ocuparia 4 núcleos do processador.

A Velocity Architecture também tira proveito da DirectStorage API disponibilizada com o DirectX 12, que permite a desenvolvedores estabelecer múltiplas "filas" de acesso ao armazenamento, reduzindo assim a latência e eliminando os loadings. Por fim, a arquitetura conta com o Sampler Feedback streaming (SFS), tecnologia que envolve o acesso a texturas dos diferentes Level Of Details (LODs) de objetos de um jogo.

O cartão da Seagate também conta com as mesmas especificações presentes no armazenamento interno do sistema.

Os LODs são basicamente diferentes versões de um mesmo modelo 3D com variados níveis de detalhe, que são organizados em um game de modo a aumentar o nível de detalhes conforme um jogador se aproxima, e vice-versa. Cada um deles também contém um mipmap, textura otimizada para o LOD, que normalmente precisam ser carregados por completo na memória. Com o SFS, esse método, nada eficiente e que afeta a performance, pode enfim ser aposentado, com os mipmaps sendo acessados instantaneamente no armazenamento.

Segundo a Microsoft, a Xbox Velocity Architecture permite que o novo console entregue performance "muito além da esperada com a lista de especificações", acessando mais de 100GB de dados dos games salvos no armazenamento apenas quando necessário. Em teoria, a nova tecnologia impressiona, mas só devemos ver do que o novo Xbox é capaz no próximo dia 23, quando o evento que mostrará os principais títulos da nova geração acontecerá.


27

Comentários

Xbox Series X: Microsoft divulga mais detalhes da Xbox Velocity Architecture e seus componentes
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista