Curiosidade 24 Nov
A nova geração de consoles está finalmente entre nós, tendo como principais representantes o Xbox Series X e o PlayStation 5. Há no entanto uma terceira opção, para quem quer uma amostra do poder dos novos aparelhos sem gastar muito: o Xbox Series S. Anunciado em setembro junto ao preço e data de disponibilidade, o Series S mantém alguns dos pontos essenciais do irmão maior, como a CPU e o SSD, mas reduz sua capacidade de armazenamento e poder gráfico significativamente para poder baratear os custos.
A existência do Xbox Series S tem dividido a comunidade dos games, com alguns elogiando seu poder de processamento e suas capacidades pelo preço mais baixo, enquanto outros apontam sua GPU limitada como um problema a longo prazo. Parece que até mesmo engenheiros da Microsoft estavam duvidando da validade do projeto, conforme revelou Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, em recente entrevista ao site The Verge.
Spencer revela que muitos funcionários da companhia questionavam a decisão, sendo a própria Sony um motivo contra o desenvolvimento de dois consoles para a nova geração. A gigante japonesa focou em hardware de alto desempenho, enquanto a Microsoft queria atingir um público maior com seu aparelho mais modesto por US$299.
“Era realmente essa inclusão: como incluímos mais pessoas na euforia do lançamento e tudo o que acontece, e fazer isso ser inclusivo para o maior número de pessoas possível" disse o executivo. "Queremos pensar sobre como traremos mais pessoas ao funil dos games, ter mais pessoas vivenciando essa arte que amamos".
Durante a entrevista, Phil Spencer toca ainda no ponto dos estoques do console. O chefe da divisão Xbox revela que a Microsoft começou o ciclo de produção de consoles um pouco mais tarde do que a Sony, o que atrasou o cronograma da empresa em relação à concorrente.
A decisão foi tomada para que tecnologias específicas da arquitetura RDNA 2 da AMD fossem implementadas, tornando a família Xbox Series a única a contar com esses recursos, ainda que não haja esclarecimentos sobre como isso diferenciará os aparelhos do PlayStation até o momento.
Por fim, Spencer confirmou que a prioridade de produção em um primeiro momento será do Series X, que apresenta maior demanda. A fabricação do Series S deve assumir um ponto de equilíbrio com o irmão mais potente em seis meses ou mesmo um ano. A entrevista conta com diversos outros detalhes interessantes, e você pode conferi-la na íntegra neste link.
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