Curiosidade 25 Nov
O Xbox Series X foi lançando no último dia 10 como o console mais poderoso já produzido. Equipado com uma CPU AMD Zen 2 de 8 núcleos e 16 threads rodando a 3,6GHz (3,8GHz sem SMT), GPU AMD RDNA 2 com 52 CUs e poder computacional de 12 TFLOPs e 16GB de RAM GDDR6 com elevada taxa de transferência, o console abre uma gigantesca vantagem em relação a seu irmão menor, o Xbox Series S com 4 TFLOPs, e é mais avançado que o rival PlayStation 5, que contém GPU de 10,28 TFLOPs.
No entanto, testes recentes com jogos já otimizados para os consoles de nova geração têm mostrado um cenário curioso. Enquanto, no geral, o Xbox vence por uma margem satisfatória o PS5 em cenários mais intensivos para a GPU, como no uso de Ray Tracing, o dispositivo da Microsoft tem perdido do rival da Sony em alguns cenários como os modos de 120Hz.
A descoberta foi feita pelo canal Digital Foundry, que analisa em detalhes o desempenho dos consoles em inúmeros games. A equipe percebeu o comportamento anormal em títulos como Call of Duty: Black Ops Cold War, Assassin's Creed Valhalla e Devil May Cry 5 Special Edition, e infelizmente não foi capaz de definir um motivo para a vantagem do PS5.
A Microsoft está ciente disso, e respondeu à situação em um comunicado enviado ao site The Verge. Nele, a gigante de Redmond aponta "pequenos bugs" como culpados pela perda de performance, além de reforçar que pode demorar um tempo até que os desenvolvedores se acostumem com o novo console e possam extrair mais de seu potencial.
Segundo fontes do site Windows Central, que tiveram contato com duas desenvolvedoras, a Microsoft está trabalhando para enviar uma atualização corretiva para os kits de desenvolvimento até o fim do ano, para eliminar exatamente os bugs que tem afetado o desempenho do Series X.
O Windows Central traz ainda uma outra teoria para a diferença de performance entre as máquinas. Como dito por Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, em entrevista ao The Verge, a Microsoft teria atrasado o início da produção para adicionar mais tecnologia da arquitetura RDNA 2 da AMD ao console, enquanto a Sony já teria começado a fabricação do PS5. Isso pode ter permitido que desenvolvedores tivessem mais tempo para se acostumar com o PlayStation.
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