Apple 22 Dez
Uma das maiores vantagens da família Xbox sobre outros consoles é sua avançada capacidade de retrocompatibilidade. Com um Xbox Series X ou Series S, ou mesmo um Xbox One, os usuários podem facilmente reproduzir games lançados para gerações anteriores, incluindo o saudoso Xbox original.
Para quem não possui um dos consoles mais recentes e quer aprimorar a qualidade dos games de Xbox que possui, ou mesmo ter maior controle das configurações, a solução mora em emuladores. Um deles, o Xemu, baseado no Xbox original, acaba de ganhar uma nova versão que promete corrigir diversas falhas enquanto aprimora a usabilidade como um todo.
Segundo as notas de atualização, o Xemu 0.5 acaba de ser lançado trazendo maior compatibilidade com as BIOS dos consoles, bem como melhorando a experiência de uso trazendo, por exemplo, suporte preliminar a áudio e aprimoramentos gráficos em muitos títulos. Confira a seguir o vídeo que demonstra algumas das novidades:
O Xemu é um emulador open-source para Windows, macOS e Linux que conta com suporte para até 4 controles, snapshots (save states) e até mesmo System Link, permitindo a conexão online com outras instâncias do Xemu ou mesmo modelos reais do Xbox.
Como é possível notar pelo número de versão, o emulador ainda encontra-se em estágios iniciais de desenvolvimento, e a compatibilidade com jogos ainda é um tanto limitada. Ainda assim, caso queira experimentar, é possível baixar o Xemu por meio deste link. Aos desenvolvedores de plantão que queiram colaborar com o desenvolvimento do programa ou mesmo explorar seus códigos, sua página no GitHub pode ser acessada neste link.
Comentários