Jogos 24 Fev
Yakuza: Like a Dragon foi lançado em novembro de 2020 na sua versão internacional, com a intenção de trazer um novo protagonista à franquia, mas sem trazer grandes alterações na estrutura.
O jogo é desenvolvido pelo Ryu Ga Gotoku Studio e publicado pela Sega. Desde esta semana, passou a contar com legendas traduzidas em português brasileiro (PT-BR). O TudoCelular teve acesso ao game e conta tudo o que você pode esperar dele a seguir:
Like a Dragon chega para renovar a franquia com um novo protagonista, Ichiban Kasuga, e uma nova cidade. Ele inicia a jornada no Réveillon de 2001, como um membro da Família Arakawa. Ela integra o Tojo Clan de Tóquio, a mesma a qual integrava Kazuma Kiryu – personagem principal até Yakuza 6.
Ichiban fica preso durante 18 anos, depois de levar a culpa voluntariamente por um crime que não cometeu. Após isso, ele retorna à sociedade e vê um mundo completamente distinto.
O protagonista possui um bom humor que torna a história toda bem divertida, o que gera um contraste positivo ao contexto mostrado na história de máfia e assassinatos.
Um ponto negativo aqui fica para o começo da campanha. A história é um pouco arrastada e conta com mais cutscenes que momentos de exploração do mapa ou missões. Apenas após um tempo de jogo que o ritmo mudará. Portanto, é importante ter paciência com as horas iniciais do game.
Como já foi falado mais acima, esta semana marcou a estreia das legendas em português brasileiro no game. Os testes realizados pelo TudoCelular já foram após o patch com o novo recurso.
A tradução teve linguagem bem adaptada à classificação indicativa de 18 anos. Ou seja, você verá linguagens mais pesadas, sem restrições e bem ajustadas com o nosso idioma.
A jogabilidade consiste na maior mudança da franquia. Agora, os combates não são mais à base de pancadaria pura e direta. A luta franca deu espaço a uma mecânica por turnos, como os RPGs que estamos acostumados a acompanhar.
Você pode escolher entre atacar, defender-se ou utilizar alguma habilidade especial – seja para tirar mais dano do seu adversário ou para recuperar a vida. O mapa é muito bem explorável. Além das missões principais, dá para realizar tarefas secundárias.
Ao explorar a cidade, você também encontrará várias lojas, nas quais poderá criar armas e equipamentos mais fortes, por meio de itens encontrados ao redor do ambiente ou quando derrubar adversários. O jogador ainda consegue pegar objetos do chão para atirar contra os seus oponentes.
Mas há uma diferença em relação aos RPGs mais clássicos. As lutas começam como brigas de rua comuns. O que deixa ainda mais diferente algo nesse estilo se transformar em turnos. Mesmo assim, as animações e o formato mais fluidos acabam por tornar tudo mais divertido, a ponto de você se questionar se está realmente jogando um role-play.
Se por um lado, o novo sistema busca ampliar o público da franquia; por outro, não altera a diversão e a experiência aos antigos fãs de Yakuza. Outro ponto importante é que o personagem evolui de nível ao longo do progresso. Ou seja, você poderá ficar mais forte conforme conclui as missões.
Os traços de Yakuza: Like a Dragon se encaixam no que se costuma ver na cultura asiática, fato o qual cria uma identificação com o contexto oriental apresentado pela história e na ambientação do game.
Os gráficos exibidos podem não avançar tanto como Yakuza 6, mas consegue retratar bem os detalhes do cenário, dos objetos e dos personagens. No geral, traz uma experiência satisfatória, tanto nas imagens como na trilha sonora.
Yakuza: Like a Dragon traz inovações para a franquia ao levar o RPG com uma fluidez impecável, além de introduzir um protagonista focado em bom humor e leveza, mesmo com todo o contexto sério que o jogo trata.
E certamente, a história é o que vai pesar mais na sua escolha pelo título. Mas também se trata do ponto em que seja necessário ter mais paciência. As cenas estarão mais presentes do que os momentos de controle do jogador. E isso pode tornar a experiência do jogador mais cansativa.
O segredo é se aventurar nos diálogos, agora com as legendas no nosso idioma, e aproveitar o enredo bem elaborado do título. Os gráficos também mantêm a qualidade elevada no geral.
Vale a pena?
O jogo está disponível para as plataformas PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X | S e PC. Ele tem o preço sugerido de R$ 249,90, o que pode ser um pouco caro por ser um game lançado há alguns meses.
Em uma promoção que baixe o preço para abaixo de R$ 199, o preço passa a compensar a compra. Talvez seja vantajosa a aquisição por mídia física, se tiver um PS4. Você pode conferir algumas opções desse formato nos cards abaixo do texto.
E aí, você já jogou Yakuza: Like a Dragon? Gostou do jogo e da novidade com legendas em português brasileiro? Compartilhe conosco a sua opinião!
*Agradecemos à assessoria da Sega por ceder uma cópia de “Yakuza: Like a Dragon” pela Microsoft Store ao TudoCelular para este review.
Comentários