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Death Stranding Director's Cut torna a jornada de Sam menos cansativa | Análise / Review

27 de setembro de 2021 0

Certa vez houve uma explosão. Uma explosão que originou o tempo e o espaço. Certa vez houve uma explosão. Uma explosão que fez o planeta girar naquele espaço. Certa vez houve uma explosão. Uma explosão que fez surgir a vida como conhecemos. E então veio outra explosão.

É assim que se inicia a nova obra de Hideo Kojima, sua primeira produção desde que abandonou a Konami. O jogo Death Stranding foi lançado originalmente em 2019 e causou reações mistas.

Agora no final de 2021 foi lançada a versão Director's Cut para PS5. O que mudou? Os problemas vistos no jogo original foram corrigidos? Vamos conferir.

Índice da análise

A moda da Director's Cut

Ghost of Tsushima foi o primeiro jogo a ganhar uma versão Director's Cut. Se você não sabe do que se trata, temos uma espécie de versão remasterizada que traz gráficos melhores e conteúdo extra.

Este é o mesmo caso de Death Stranding. O jogo agora está mais belo e completo, mas não ganhou uma expansão como o jogo de samurais. Kojima até incluiu algumas missões extras, mas nada muito além do que já vimos anteriormente no PS4 ou PC.

História continua sendo o forte do jogo

Se você não jogou Death Stranding quando foi lançado em 2019 e está por fora do que se trata o jogo, vamos fazer um pequeno resumo.

A história do jogo aborda um futuro não muito distante onde um evento apocalíptico acabou com a maior parte da população mundial e destruiu os EUA em pequenas e isoladas cidades.

Os sobreviventes vivem em locais subterrâneos isolados de qualquer comunicação entre as comunidades. E neste cenário entra a necessidade de ter entregadores para levar remédios, equipamentos e alimentos.

Poucos se arriscam a se aventurar pelo mundo destruído devido às mudanças climáticas. A chuva, chamada de temporal, faz envelhecer tudo que toca, sejam pessoas ou objetos. Além disso, há entidades fantasmagóricas chamadas de EP's. Elas atacam os vivos e tentam levá-los para o mundo dos mortos.


É aqui que entra Sam Bridges (interpretado pelo ator Norman Reedus). Sam tem um dom especial de sentir a presença das EP's e isso o torna a pessoa ideal para aceitar a missão de reconectar e tornar a América unida novamente.

Para ajudar o protagonista na missão há o seu aliado chamado apenas de BB (ou Lou para os íntimos) - um estranho bebê preso em uma cápsula capaz de enxergar as entidades.

À medida que você vai fazendo as entregas e conhecendo os personagens, o jogo vai dando mais informações do que aconteceu com o mundo e dando pistas do futuro de Sam.

A história do game é o grande destaque e consegue manter o jogador preso mesmo que a jogabilidade não seja um atrativo para o público convencional. Nesta parte a Director's Cut não traz nada de novo e temos todo o enredo apresentado anteriormente, incluindo atores aclamados que compõem o elenco como: Mads Mikkelsen, Guillermo Del Toro e Troy Baker.

E a ação?

Kojima quis inaugurar uma nova categoria de jogos com o Death Stranding. O foco está na exploração do mundo ao sair conectando os personagens ao mesmo tempo. O jogo recebeu muitas críticas em seu lançamento por ser um "simulador de caminhada".

Isso mudou nesta versão atualizada? Um pouco. Kojima adicionou novas armas para tornar os combates contra as EPs e inimigos humanos (MULAs) mais animadas, porém ainda são esporádicas. A maior parte do tempo, você passará andando de um lado para o outro do mapa.

Novos equipamentos para facilitar as entregas foram adicionados, como as catapultas. Há também um novo robô que ajuda o Sam a levar as cargas mais pesadas. Tudo isso torna a jornada menos maçante e cansativa.


E para aqueles que acharam o jogo muito fácil mesmo na dificuldade máxima, agora há um novo nível de dificuldade. O Sam também aprendeu novas manobras de combate, mas a essência é a mesma de antes.

Kojima também se preocupou em aprimorar a experiência multiplayer. Você pode desafiar outros jogadores em eventos de corrida (o que parece algo aleatório e sem sentido) e estandes de tiros (estes mais úteis para aprender a usar cada arma).

Os conflitos em Hades e também as batalhas contra os chefões ganharam novidades e você pode até rejogar uma luta épica para explorar novas estratégias.

É possível levar o seu progresso do PS4 para o PS5 ao fazer upload do save no jogo antigo para os servidores do game e acessá-lo na versão mais recente.

Um jogo ainda mais bonito e fluido

Quando o jogo estreou no PS4 em 2019, ele impressionou pelo bom uso da engine Decima. Mundo rico em detalhes, gráficos bonitos e personagens bem caracterizados.

No PS5 é possível jogar em 4K a 60 fps ou 1800p a 60 fps mais estáveis. Independente de qual opção escolher, terá uma experiência mais fluída do que era possível no PS4.

Algumas melhorias visuais também foram implementadas na vegetação e água. Até as modelagens dos personagens parecem mais reais do que antes.

O jogo também oferece uma opção ultrawide, o que não é comum no console da Sony. Quem é jogador de PC já deve estar acostumado com este formato mais amplo. Aqui há duas opções: 3840 x 1620p 60 fps (Ultrawide Quality Mode) e 3200 x 1350p 60 fps mais estáveis (Ultrawide Performance Mode).

Ainda mais intenso no PS5

Ao jogar no PS5 não ganhamos apenas um gráfico mais bonito a 60 fps, mas também os benefícios do SSD e DualSense.

O jogo carrega muito mais rápido do que antes, caindo de 50 segundos para apenas 5 segundos. A viagem rápida agora é realmente rápida, sendo mais ágil que a própria animação.

O DualSense torna a jornada mais incrível e angustiante. Com a resposta háptica sentimos a diferença entre andar na terra, na grama ou na neve.

É possível sentir o peso ao ser agarrado pelas entidades ou sentir a carga na traseira do carro. O DualSense não apenas faz o jogador sentir o peso da responsabilidade do Sam, mas faz a jornada ser mais castigante.

O áudio 3D torna as batalhas mais angustiantes. Não apenas por dar maior imersão, mas também por nos fazer sentir as EPs nos cercando. Novas músicas foram adicionadas para tornar a trilha sonora ainda mais impactante.

Death Stranding Director's Cut vale a pena?

Em nossa análise do Ghost of Tsushima Director's Cut falamos que não valia a pena investir na versão atualizada pela grande diferença de preço. No Death Stranding fica ainda mais complicado justificar a existência desta versão.

É o tipo de atualização que poderia ser liberada gratuitamente para quem já tem o jogo antigo, mas é preciso pagar R$ 50. O novo jogo sai por R$ 250 para a versão mais simples e R$ 300 na edição deluxe.

Quem curtiu Death Stranding antes vai adorar a edição Director's Cut. Agora se você achou o jogo chato, talvez não se interesse pelo novo, já que pouco mudou.

Gráfico belo a 4KSólido desempenho a 60 fpsJogo carrega em poucos segundosTrilha sonora está ainda melhor
Momentos de ação ainda são rarosFazer as entregas ainda pode ser cansativoEdição Director's Cut traz poucos extrasPreço cobrado não compensa
Gráficos

O jogo já era bonito no PS4 e ficou ainda mais no PS5 com resolução 4K e melhorias em texturas e sombras

Jogabilidade

Por mais que novas mecânicas tenham sido adicionadas, Death Stranding ainda será um jogo monótono para a maioria dos jogadores

História

A história é o grande forte de Death Stranding, e apesar da edição Director's Cut não trazer conteúdo extra, ainda segue como destaque do jogo

Trilha Sonora

A trilha sonora foi grande destaque no lançamento do jogo e está ainda melhor na Director's Cut com adição de novas músicas que tocam nos momentos certos

Imersão

O DualSense e o Áudio 3D tornam a imersão espetacular nesta versão, aprimorando a experiência de caos iminente a um novo patamar

Nota Total

Death Stranding ainda é um jogo para poucos, mas a edição Director's Cut torna a jornada menos sofrível e vai acabar conquistando mais jogadores


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